HOME Notícias
Cid Gomes, Ricardo Cavalcante e outras personalidades serão agraciadas com Medalha da Abolição

Entre o senador Cid Gomes, a secretária Socorro França, o humorista Tom Cavalcante e o artista Espedito Seleiro, serão nove agraciados

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta terça-feira, 8, quem serão os nove agraciados para a Medalha da Abolição 2020/2022, maior homenagem feita pelo Governo do Estado. A medalha não é entregue desde 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, de forma que serão três agraciados para cada ano do prêmio (2020, 2021 e 2022). 

Entre o senador Cid Gomes, a secretária Socorro França, o humorista Tom Cavalcante e o artista Espedito Seleiro, os nove agraciados são de diversas áreas e são reconhecidos por terem feito algum trabalho relevante para o Ceará ou ainda para o País. A escolha foi feita por uma comissão determinada a partir de decreto e a medalha será entregue pessoalmente pelo governador para cada agraciado.

Conheça os agraciados: 
2020

Maria do Perpétuo Socorro França Pinto: graduada em Direito, Administração Pública e Economia, e mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Socorro França é titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS). Ainda, foi fundadora e presidente do Conselho de Direitos Humanos do Ceará e tem longo histórico de luta pelos direitos da população do Ceará.

Espedito Veloso de Carvalho: Mestre do artesanato - principalmente no que diz respeito às selas dos vaqueiros - e patrimônio vivo do Ceará, o mestre da cultura nasceu na cidade de Arneiroz, em 1939. Filho do Cariri e seleiro de ofício, aprendeu a confeccionar selas com oitos anos de idade. É hoje um dos grandes artistas do Brasil e mestre da cultura do Ceará, reconhecido internacionalmente. 

Antônio José Rodrigues Cavalcante (Tom Cavalcante): Humorista, ator, apresentador, radialista e dublador, Tom Cavalcante começou sua carreira com esquetes e shows de comédia em bares cearenses. Crescendo na comédia, participou da Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio. Atualmente, faz imitações, paródias e outras produções em seu Youtube, e irá apresentar seu show “O Tom Tá On” nos teatros de São Paulo. 

2021
Equipe do Capacete Elmo: A equipe de cientistas cearenses responsável pela criação do Capacete de Respiração Assistida, o Capacete Elmo, será homenageada por terem salvo vidas na pandemia, por evitar a intubação de pacientes. Entre os nomes responsáveis pelo equipamento, estão o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcântara; a fisioterapeuta intensivista do HGF Betina Santos; o engenheiro civil e professor Jorge Soares; e a fisioteraputa, doutora em Ciências Médicas, Juliana Arcanjo.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira: formada em Direito e especialista em Direito Processual Civil, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro faz parte do Tribunal de Justiça do Ceará desde 2009 e foi eleita no biênio de 2021 a 2023 como presidente do TJ-CE. Já foi professora e é autora do livro “O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro''.

Francisco José Pereira de Lima (Preto Zezé): presidente da Central Única das Favelas (Cufa) e com histórico de trabalho social, Preto Zezé tem um papel importante, principalmente na luta contra o racismo e na defesa dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ainda, é CEO e fundador do Laboratório de Inovação Social (LIS), rapper, empresário, consultor e autor dos livros "Selva da Pedra: a Fortaleza Noiada" (2014) e "Das Quadras Para o Mundo" (2019).

2022

Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo (Amandinha): jogadora de futsal e tricampeã mundial com a Seleção Brasileira de Futebol, Amandinha já foi eleita oito vezes como a melhor do mundo. Atualmente, joga pelo time Torreblanca, da Espanha. Começou sua trajetória jogando futebol em um projeto social do Conjunto Ceará e será a mais jovem cearense a receber a honraria.

Cid Ferreira Gomes: senador da República pelo Ceará, Cid Gomes foi governador do Ceará por oito anos (2007-2015) e Ministro da Educação durante o governo de Dilma Rousseff. Em 2018, foi eleito senador com 41,62% dos votos, um dos melhores resultados para o cargo no Ceará. 

José Ricardo Montenegro Cavalcante: Ricardo Cavalcante é presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e um dos responsáveis pelo projeto do hidrogênio verde no Ceará. Em 2021, já foi agraciado com a Medalha Boticário Ferreira, concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza, por suas contribuições pela ciência e solidariedade durante a pandemia.  

PUBLICIDADE