HOME Notícias
Ceará passa a ter 100% de cobertura do Samu 192


Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) chegou a 100% de cobertura no Estado com as duas unidades de suporte avançado e as quatro novas bases entregues esta semana. As bases do Samu 192 Ceará de Itaitinga foram entregues na última segunda-feira (22), enquanto as de Barroquinha e Cariré tiveram as entregas realizadas nesta sexta-feira (26). Amanhã (27), será a vez de Viçosa do Ceará, totalizando o funcionamento de 114 bases do serviço e atendendo aos 184 municípios cearenses. "Regionalizar a saúde está entre as nossas prioridades, e o Samu é fundamental nesse processo. É muito importante termos todos os municípios cobertos com serviço 24 horas por dia, com equipes multiprofissionais de saúde e que prestam o socorro em qualquer lugar de forma mais rápida e segura", destacou o governador Camilo Santana.

O diretor-geral do Samu 192 Ceará, coronel João Vasconcelos, garantiu o atendimento em todo o Estado. "Temos cumprido um papel muito importante contra a Covid-19. É um atendimento difícil, que exige cuidado e proteção redobrados, mas que sempre estaremos lá, na ponta da linha, para atender. Ainda temos algumas cidades que irão receber o Samu neste ano, mas já podemos garantir que toda a população cearense, de qualquer cidade, pode acionar o atendimento rápido e seguro dos 'anjos de azul'. Nossa cobertura hoje é de 100%", afirmou.

Duas novas Unidades de Suporte Avançado (UTI móvel) foram enviadas pelo Governo do Estado para o interior, em Crato e Iguatu, para reforçar o atendimento do Samu no combate à pandemia. Os veículos contam com todos os equipamentos necessários para o suporte em casos emergenciais. "Eu encaro o Samu como uma extensão da porta do hospital. Quando o cidadão nos pede socorro, nós levamos o hospital até ele com profissionais extremamente capacitados para um atendimento rápido e de qualidade", explicou Vasconcelos.

O Samu 192 Ceará é resultado da parceria entre o Governo do Ceará e a União, que fornece as ambulâncias. O Estado é responsável por contratar profissionais de saúde e garantir a manutenção dos veículos de socorro. Os municípios, por sua vez, disponibilizam as bases e garantem a manutenção do local. A depender da gravidade da ocorrência, em locais públicos ou privados, podem entrar em ação profissionais como médicos, socorristas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

PUBLICIDADE