TV CIDADE  |  INSTITUCIONAL

Grupo Cidade de Comunicação   |   Acompanhe a história de nosso crescimento!

HISTÓRICO DA TV CIDADE FORTALEZA

Quando se fala em TV Cidade Fortaleza, pensa-se, imediatamente, em uma empresa que é a referência de um grande conglomerado empresarial do Ceará. Empresa esta que transmite, diariamente, informação precisa e entretenimento a milhões de pessoas. A trajetória da TV Cidade foi construída em várias fases e hoje é vista no crescimento contínuo não só da própria emissora, mas do Grupo Cidade como um todo. Uma história de sucesso que se confunde com a própria história da cidade de Fortaleza.

No dia 30 de agosto de 1978, entrou no ar a TV Uirapuru, que transmitia seu sinal através do canal 8. Em março de 1979, nasceu o Grupo Cidade de Comunicação.

Em junho de 1981, nascia a TV Cidade de Fortaleza. A emissora era afiliada à Rede Bandeirantes e, durante todo o dia, transmitia a programação da televisão paulista, que tinha como destaque os programas esportivos, o telejornalismo e o “Programa do Bolinha”, um dos líderes de audiência na época.

Um ano depois, em 1982, veio a inovação: a TV Cidade Fortaleza passava a transmitir também a programação do SBT. De segunda a sábado, o fortalezense continuava acompanhando a programação da TV Bandeirantes, mas, aos domingos, o canal 8 cedia espaço ao “Programa Sílvio Santos”, que liderava a audiência em todo o País.

 

Irapuan e Irapuetes

Se Chacrinha fazia sucesso em todo o Brasil, no Ceará as tardes de sábado eram imperdíveis no Canal 8. Aqui, a maior audiência era de Irapuan Lima, que começava o seu programa de auditório ao meio-dia e seguia até às quatro horas da tarde proporcionando muita alegria a milhares de pessoas. Ele, e claro, as Irapuetes, que, à época, esbanjavam sensualidade. Ao invés do abacaxi que se tornou marca registrada do concorrente nacional, Irapuan Lima oferecia um frango aos candidatos reprovados pelos jurados no palco. A sátira era engraçada e agradava em cheio ao público.

Em 1982, no mesmo período do Programa Irapuan Lima, a TV Cidade Fortaleza lançou um outro programa de entretenimento, mas com características diferentes. O Programa Armando Vasconcelos, apresentado pelo próprio jornalista, unia alegria e diversão, com a famosa “Garota da Capa”, a entrevistas sérias e contundentes, trazendo ao estúdio da emissora as maiores personalidades políticas e sociais do Estado. Foi um momento importante na história da emissora. A TV Cidade Fortaleza mostrava que era capaz de formar opinião com ética no jornalismo.
 

Miguel Dias e Armando Vasconcelos

No dia 7 de janeiro de 1987, foi assinado o contrato definitivo entre a TV Cidade Fortaleza e o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. Do departamento de Master da empresa em Fortaleza, Miguel Dias de Souza acompanhou pessoalmente, ao lado do jornalista Armando Vasconcelos, a troca de sinal. Saía a TV Bandeirantes e entrava o SBT.

Durante dez anos consecutivos, a TV Cidade Fortaleza implementou grandes conquistas com a bandeira do SBT. A emissora cresceu. Expandiu sua área de planejamento em marketing, conquistando novos espaços na mídia local. A empresa reequipou seu parque tecnológico e pôs em prática um plano audacioso de jornalismo, apostando em uma programação diversificada para atingir públicos de diferentes segmentos. O resultado foi satisfatório. Em todos os horários, locais e nacionais, a audiência da emissora deu um salto. A TV Cidade Fortaleza consolidou o segundo lugar absoluto na preferência dos telespectadores cearenses.
Em outubro de 1997, a emissora trocou o SBT pela Rede Record. No início, poucos acreditavam que a mudança de sinal seria positiva para a TV Cidade Fortaleza. Dez anos depois, a emissora comemorara os consecutivos resultados das pesquisas de opinião, entre os telespectadores das diferentes classes sociais, que a colocam em primeiro lugar no índice de audiência em diversos horários.


No dia 4 de outubro de 2006, a TV Cidade Fortaleza lançou o mais moderno estúdio de televisão de toda a Região Nordeste. Dotado de equipamentos de ponta, a tecnologia é uma forte aliada no trabalho realizado pelos profissionais do departamento de jornalismo da emissora. Os investimentos foram direcionados na criação de um espaço prático e, ao mesmo tempo, sofisticado. Em bancadas distribuídas na redação, os jornalistas fazem parte do cenário onde é apresentado o Jornal da Cidade.

No início do ano, a convite da Record, a TV Cidade começou a desenvolver o projeto de mais um telejornal. Novos investimentos foram feitos. Profissionais contratados, equipamentos adquiridos e, em 3 de julho, estreou o Fala Ceará. No mês de setembro, mais um equipamento foi colocado à disposição das equipes de jornalismo: o helicóptero da TV Cidade, que permite ainda maior agilidade na cobertura dos fatos.

O ano de 2008 é um ano de muita importância para a TV Cidade. Além da data que marca os 30 anos de história, a emissora comemora a estreia do sexto programa de jornalismo, o Riquezas do Ceará. Cobrindo mais de 92% do Estado com a interiorização e com os expressivos índices de audiência, a TV Cidade Fortaleza comemora 30 anos de história e de realizações.

Em outubro de 2011, a TV Cidade mais uma vez investe em estrutura para levar uma qualidade ainda maior da notícia para nossos telespectadores. Todos os nossos estúdios foram reformados sempre visando o bem estar de quem nos assiste.

Mais tecnologia, mais qualidade

Desde então, os investimentos não pararam. Ciente da importância da internet no mundo contemporâneo, a emissora lançou seu portal de notícias, o Cnews, com uma ampla equipe de jornalistas publicando informação objetiva e rápida 24 horas por dia. No setor de jornalismo, uma abordagem mais humana, contextualizada e investigativa. Na área de entretenimento, uma multiplicidade temática para o público: gastronomia, cultura, moda, música, eventos e viagens. Com “Chef Por Um Dia”, “Arrasou”, “It Girls And The Boy”, “Frisson TV” e “Bora Viajar?!”, o telespectador cearense passou a ver, através da tela da TV Cidade Fortaleza, um mix de assuntos atuais e interessantes. Isso tudo foi possível com o amplo investimento feito no C.E.C, o Complexo de Estúdios da Cidade. Milhares de metros quadrados de cenários móveis e estúdios fixos dos programas das linhas de jornalismo e entretenimento.

Atualmente, a TV Cidade Fortaleza é uma das principais emissoras Record no País e se destaca tanto pela qualidade dos produtos como pelos bons índices de audiência. A TV Cidade Fortaleza e a Rede Record diariamente levam notícia e entretenimento aos lares de todas as famílias. A emissora investe em profissionais e equipamentos de última geração. Essa trajetória foi construída em várias fases e hoje é refletida no crescimento contínuo do Grupo Cidade de Comunicação, que é composto, além da emissora de TV, por sete rádios e um portal de notícias, o CNews. Uma história de sucesso que se confunde com a vida de um homem que não descansou um só momento enquanto empreendedor, Patriolino Ribeiro de Souza, e levada adiante com brilhantismo por Miguel Dias de Souza.

Essa é a TV CIDADE , uma emissora que não para de crescer.

 

Patriolino Ribeiro: uma história de sucesso

Patriolino Ribeiro de Souza nasceu na localidade Patos, em Itapipoca, estado do Ceará, em 06 de junho de 1911, onde trabalhou no comércio de tecidos no município cearense de Massapê. Posteriormente, passou a atuar no ramo da construção, através da Incorpa - Incorporadora Patriolino Ribeiro. A empresa foi responsável pelo desenvolvimento de Fortaleza através da constituição de um novo bairro, que viria a se chamar Estância Castelo, até receber a denominação atual de Dionísio Torres, um dos mais altos da Cidade e local das principais emissoras de rádio e televisão.

Em 30 de agosto de 1978, nasceu a TV Uirapuru canal 8, afiliada à Rede Bandeirantes, momento em que Patriolino Ribeiro começou a atuar no ramo das comunicações. Depois, passou a chamar-se TV Cidade, sob a sua administração e de seu filho Miguel Dias de Souza, tendo em 1982, tornado-se afiliada do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Em 1998, tornou-se afiliada à Rede Record.

A sua visão expansiva de cidade começou com a influência definitiva no desenvolvimento do  Bairro Dionísio Torres, incorporando este novo espaço geográfico como um dos mais desenvolvidos da Cidade. Articulou-se  com dirigentes de estabelecimentos de ensino, de hospitais e de instituições religiosas, convencendo-os da conveniência deste espaço topográfico da cidade. Hoje, o Dionísio Torres é um dos bairros mais prósperos de Fortaleza, estando nele situado o pólo de comunicação da cidade.

Entretanto,  a grande visão de Patriolino Ribeiro de Souza acontece quando, nos idos de 1970, procura o então Prefeito de Fortaleza, Evandro Ayres de Moura, expondo-o seu projeto-sonho de abrir uma artéria, às suas expensas, de significativas proporções, capaz, assim, de permitir a expansão de Fortaleza a uma área ainda quase deserta das confluências do rio Cocó. E o resultado todos sabem: a partir do Rio Cocó, aquela área da cidade é hoje um espaço bastante desenvolvido que vai desde shoppings, universidades e comércio das mais variadas matizes.

Desde março de 2010, um dos bairros mais importantes e tradicionais de Fortaleza teve seu nome alterado pela Câmara dos Vereadores de Fortaleza. Através do Decreto Legislativo nº 436 de 27/05/2010, de autoria do vereador Vitor Valim, foi aprovada a mudança do nome do bairro, que, a partir de março de 2010, passou a se chamar BAIRRO PATRIOLINO RIBEIRO, uma forma de homenagear uma das personalidades mais importantes para a consolidação da imprensa democrática no estado do Ceará.

O bairro é composto pelas avenidas Rogaciano LeiteWashington SoaresAv. Alm. Maximiano Fonseca e Dr. Thompson Bulcão. (Vide imagem anexo).

Dessa forma, as grandes empresas, residências e instituições que estão localizadas neste quadrilátero podem  contribuir com a atualização do bairro que antes era conhecido como Cocó, Guararapes ou Água Fria.  Agora, a mudança: Bairro Patriolino Ribeiro.

 Por tudo isso, é imprescindível que as empresas presentes no bairro insiram em seus endereços a informação com nome correto e atualizado do Bairro Patriolino Ribeiro.


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO