09/07/2020 08:47
Como não levar gato por lebre na hora de trocar o veículo
Diferente de comprar um carro 0 km, a compra de um seminovo ou usado precisa de atenção a mais do condutor ao iniciar a pesquisa.

 

Diferente de comprar um carro 0 km, a compra de um seminovo ou usado precisa de uma atenção a mais do condutor ao iniciar uma pesquisa. Valores, modelo, acessórios são alguns dos principais pontos observados por quem busca um veículo. Já outros detalhes que podem evitar muita dor de cabeça passam batido, como documentação, situação do estepe e irregularidades na pintura.

 

 

E pra não levar gato por lebre, fique atento a um check list que o Sobre Rodas preparou:

Onde comprar

Inicie a pesquisa por uma concessionária ou loja. Por meio desses locais você acessa veículos filtrados, que foram revisados e tiveram possíveis questões analisadas, como a ocorrência de recuperação de um sinistro e até se há bloqueios administrativos. Locadoras também oferecem bons veículos, já que a maioria adquire os carros de um único dono.

Observe os detalhes

Faça uma análise detalhada de todos os itens de segurança a iniciar pela validade do extintor, passando pela existência de chave de rodas, triângulo e até a condição do estepe. E não esqueça de checar o nível de óleo e solicitar o histórico de manutenção do veículo.

Possíveis batidas

Nem sempre é fácil ver de cara se o carro foi batido ou se já encarou uma enchente. O indicado é verificar o alinhamento de portas, capôs e porta-malas, se há irregularidade nos tons da pintura e olhar minuciosamente os parafusos, em especial das portas e tampas. Parafusos de fábrica, geralmente são pintados na cor da carroceria. Quando eles são de outros tons, é porque já houve algum conserto.  

Mecânica

Vamos à prática! Algo básico e não menos importante é ligar o carro, dar uma volta no quarteirão e observar os níveis de ruído na cabine, de vibração do volante e da alavanca de câmbio. Cheque também se há folga no pedal de freio e como o veículo se comporta quando passa em um buraco. E sabe aquele profissional em mecânica que cuida dos carros de toda família há anos? Não deixe ele de fora dessa revisão tão fundamental.

Após a compra

Após adquirir o veículo, a parte burocrática de documentação deve ser iniciada. Muitos Departamentos Estaduais de Trânsito disponibilizam um passo a passo para a consulta do condutor em suas páginas na internet. Se a nova aquisição tiver débitos de licenciamento, por exemplo, é preciso quitar os débitos para que a transferência seja feita.

Autenticidade do chassi e motor

O Detran orienta que é possível entrar em acordo entre comprador e vendedor para a realização de uma vistoria. Ela pode atestar a autenticidade da legalidade do motor e do chassi do veículo, além dos equipamentos obrigatórios, como extintor e espelhos retrovisores.

Se você nunca ficou atendo a esses pontos na hora da compra de um veículo seminovo ou usado, então tome isso como regra para as próximas trocas.

 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO