25/02/2020 08:26
Dicas para economizar combustível
Em tempos de alta nos combustíveis, quem consegue economizar é rei. No dia 19 de fevereiro, o consumidor se deparou com um aumento da Petrobras. Então, vamos economizar!

Em tempos de alta nos combustíveis, quem consegue economizar é rei. No dia 19 de fevereiro, o consumidor se deparou com um aumento. A Petrobras elevou o preço médio da gasolina em suas refinarias em 3%, no que foi o primeiro aumento do combustível neste ano após quatro cortes em 2020. Então, o que nos resta é encontrar diversas possibilidades para que esse líquido tão precioso dure o máximo que puder. Confira algumas dicas que o Sobre Rodas preparou!


1. Pneus calibrados

Pode até não parecer, mas os pneus influenciam e muito no rendimento do carro. Quando estão mal calibrados, o motor  trabalha mais para fazer o carro rodar e, com isso, eleva o consumo do combustível. A calibragem correta para render uma economia de 1,5% a 3% no consumo. O conselho é consultar o manual do veículo.

2. Carro leve

Dentro do carro, somente o necessário — retire malas, livros, brinquedos de crianças, entre outros objetos. Isso, na soma geral, ocasiona excesso de peso no veículo e um esforço maior do motor e claro, aumento no consumo.

3. Velocidade

Se o seu objetivo é gastar menos, não corra! Procure não andar apressado, saia sempre com antecedência. Isso pode ajudá-lo. Se a velocidade máxima de uma rodovia é 100 km/h, ande a 80 km/h. É uma pequena diferença que no final pode sim diminuir o consumo.

4. Aerodinâmica

Dirigir o carro de vidros abertos, além de perigoso (inseguro) na maioria das cidades, cria um atrito aerodinâmico que gera aumento no consumo de combustível. Com as janelas abertas, a superfície deixa de ser lisa e o contato com o ar aumenta, forçando o motor do carro a trabalhar um pouco mais e, por consequência, gastar mais gasolina ou etanol.

5. Evite andar com pouco combustível

Mantenha o tanque de seu carro sob controle. Ao mesmo passo que evitará “ficar no prego” também não o obrigará a abastecer em qualquer posto que encontrar no caminho, e que você desconheça a qualidade do combustível. Então só abasteça em locais de sua confiança. Quanto menos combustível tiver dentro do tanque, mais evaporação ocorrerá.

6. Alinhamento

Um alinhamento “OK” também colabora com a economia de combustível. Quando as rodas não estão alinhadas arrastam-se gerando mais trabalho ao motor e, com isso, mais gasto de gasolina ou etanol. Além disso, um desgaste maior dos pneus vai diminuindo a vida útil desses itens.

7. Ar condicionado

Em cidades como Fortaleza onde as temperaturas são quase sempre elevadas quem não prefere circular em um veículo com ar condicionado? Porém, o ideal é que você se mantenha no friozinho, com o carro a uma velocidade média de 60 km/h. Velocidades abaixo dessa, consumirão combustível em excesso. Isso porque o trânsito engarrafado força o carro a gastar mais.

Como você viu há muitas formas de economizar combustível e colocando em prática todas ou até mesmo algumas é sim possível ter uma diminuição nos gastos com um produto que aumenta e muito o orçamento dos proprietários de veículos. Até a próxima!


Siga-nos:   @sobrerodas_ce  /   @rerison_real   /  @debrinhasb

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO