04/09/2019 10:07
Alimentos amigos da pele
Mantendo o rosto saudável com a ajuda dos alimentos

Além de saudáveis e nutritivos, alguns alimentos têm propriedades que ajudam na circulação sanguínea, combatem inflamações e espinhas e são fontes de vitaminas que auxiliam na renovação da pele. Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, livre de manchas e até mesmo das temidas ruguinhas. Ficou interessada? Veja o que deve estar no seu cardápio para ter uma pele invejável:

- Uva: rica em resveratrol, um antibiótico natural, ela combate os radicais livres, responsáveis por danificar células sadias do corpo, devolvendo o aspecto jovial e sadio à pele.

- Abacate: rico em óleos que restauram a hidratação natural da pele, mas sem deixá-la oleosa.

- Manga: rica em vitamina A, cuja função antioxidante combate os radicais livres, a fruta é capaz de regenerar a cútis, evitar rugas e linhas de expressão.

- Frutas vermelhas (morango, amora, framboesa): combatem os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Como não amar?

- Goji berry: essa frutinha tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Ela oferece hidratação, restauração da barreira cutânea, reposição de minerais e vitaminas.

- Tomate: o licopeno, que dá ao tomate a cor vermelha, é fundamental para combater os sinais do envelhecimento, como linhas finas e rugas.

- Cenoura: ajuda a clarear manchas ao evitar o excesso de produção de células na camada exterior da pele.

- Batata doce: fonte das vitaminas C, E e compostos bioativos que previnem o envelhecimento precoce.

- Pimentão vermelho: rico em carotenoide, que ajuda a aumentar a circulação sanguínea na pele, um grande aliado no combate aos cravos e espinhas.

- Castanhas: previnem o envelhecimento ou enrijecimento dos tecidos, contribuindo para a elasticidade natural do rosto.

 - Chia, girassol, abóbora e linhaça: o consumo regular dessas sementes deixa a pele mais hidratada. Vale salientar que a linhaça pode ainda melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema.

- Salmão: o peixe é um excelente alimento no combate ao estresse, ansiedade e depressão. E há problemas piores que esses para a pele? Ressaltando que esse tema já foi abordado aqui na coluna e que deve ser lido e relido sempre!

- Óleo de coco: um poderoso agente antibacteriano e antiviral, que protege contra vírus, infecções, inflamação e acne.

- Chá verde: fonte de antioxidantes e do aminoácido L-teanina, que ajuda a relaxar o corpo e afastar o estresse.

- Chocolate meio amargo: rico em antioxidantes, ácidos graxos e flavonoides que deixam a pele radiante. Mas atenção: escolha um chocolate que tenha no mínimo 80% de cacau na composição, mais saudável que o tipo normal, com adição de leite e açúcar!

- Iogurte: rico em probióticos (bactérias que regulam o intestino) –outro tema já abordado por mim aqui no Saúde & Estética –, o iogurte garante a beleza da pele auxiliando no equilíbrio do organismo. Ele também é capaz de atenuar as olheiras!

- Água: a gente já sabe, mas não custa relembrar! A água evita a desidratação e, por isso, quanto mais hidratado seu corpo estiver, mais essa hidratação refletirá na sua pele!

Obrigada pela leitura, comentários e sugestões. Para ficar por dentro do mundo da beleza e estética, basta me seguir no Instagram! Até a próxima!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

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