05/08/2019 04:03
Os probióticos vão invadir a sua rotina de skincare
Beleza em dia

Quando o nosso intestino funciona adequadamente, isto é, quando a microbiota intestinal está em equilíbrio, ocorre a síntese necessária de vitaminas e o bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, para manter uma boa saúde e qualidade de vida, devemos ter com a microbiota o mesmo cuidado que temos com o restante do corpo.

Vale então ficar de olho na sua alimentação, pois é fato que uma boa dieta é a melhor forma de restabelecer a composição saudável da microbiota intestinal.

Mas, o que isso tem a ver com a pele?     

De acordo com pesquisas, os probióticos não fazem bem apenas para o nosso intestino, mas também para a nossa pele. Quando se tem uma flora bacteriana ruim no intestino, ocorre a liberação de fatores inflamatórios e prostaglandinas que terminam por ocasionar acne, dermatites, rosácea e até envelhecimento.

Isso quer dizer que temos que sair tomando probiótico? Isso ainda não é verdade absoluta, pois os trabalhos científicos sobre o tema continuam em andamento, mas com o passar do tempo as pesquisas nos darão resultados mais concretos.

Por enquanto, tente manter uma dieta rica em alimentos bons e variados e peça orientação ao seu médico ou nutricionista antes de tomar qualquer medicamento.

No quesito produtos tópicos (isto é, de passar na pele), existem no mercado probióticos em séruns antiacne, hidratante noturno, cápsulas, cremes, gel de limpeza, águas termais e máscaras (preferencialmente as de argila) que são indicadas para tratamentos de acne, rosácea e dermatite (pele sensível) - condições na qual o rosto fica bem avermelhado. Eles amenizam inflamações, infecções e o excesso de radicais livres.

Mais uma vez, friso a importância das pesquisas que validam cada vez mais o uso de probióticos orais e tópicos e de se buscar um dermatologista, pois será ele quem indicará os produtos com probióticos que a sua pele necessita! 

Obrigada pela leitura, comentários e repercussão da minha coluna. Estou aqui no aguardado de temas e dúvidas! E quer saber mais sobre o mundo da beleza e estética? Então basta me seguir no Instagram! Até semana que vem!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

Comentários

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO