19/07/2019 10:58
Exageros pela vaidade
Cuidado com os procedimentos estéticos em excesso


Dra. Viviane Martins / Foto: Frisson

Sabemos que a vaidade faz parte do universo feminino, mas você concorda que é importante ficar atenta para evitar exageros na beleza? Diante de tanta tecnologia e inovações no mercado dermatológico é preciso saber exatamente o ponto que podemos chegar – tantos nós médicos como os próprios pacientes!

Há riscos desde os pequenos aos grandes procedimentos estéticos. Exagero em peelings e várias sessões sem intervalos de preenchimentos e aplicações de botox podem causar danos irreversíveis à pele, como fissura nos tecidos, manchas avermelhadas e deformações na face. O botox, por exemplo, deve ser aplicado em áreas realmente necessitadas e com muita cautela para não promover deformações nas áreas das sobrancelhas e olhos, sorriso congelado, ptose pálpebras e bochechas inflamadas.

Seguro quando feito por profissionais habilitados, o preenchimento com ácido hialurônico tem potencial invasivo, e quem o faz deve conhecer anatomia da face, farmacologia e características físico-químicas do material utilizado. Isso, no entanto, nem sempre acontece. Por isso, vale se certificar sobre os profissionais antes de submeter a tratamentos estéticos. Os critérios da experiência profissional e da visão estética do profissinal são fundamentais para que os procedimentos sejam realizados com segurança e sucesso. Além do mais, é a nossa experiência que vai determinar quanto de substância deve ser colocado, por exemplo, durante um preenchimento labial visando uma aparência natural e não artificial.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia aconselha que procedimentos estéticos invasivos devem ser realizados por médicos, que são profissionais habilitados para tratar também eventuais complicações. Profissionais que não tenham a devida habilitação e autorização legal para a sua execução podem provocar risco à sua saúde.

Eu sei que as promessas são tentadoras! Vemos na mídia em geral, e também nas redes sociais, pacotes que oferecem verdadeiros milagres! Saiba que o bom profissional não "encanta" o cliente. Ele informa, indica, esclarece e deixa você a vontade para refletir e se decidir com plena certeza sobre a realização ou não de um procedimento que garanta uma beleza saudável. Fica o alerta!

Fico aguardando o seu comentário aqui na coluna! Dúvidas e sugestões de temas são sempre bem-vindos! E não deixa de me seguir no Instagram para ficar pode dentro de tudo do mundo da beleza e estética! Um forte abraço!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO