11/10/2019 06:43
Especial Dia das Crianças
Saiba como cuidar da pele do seu filho

Sol, mar, piscina, dias ensolarados e brincadeiras ao ar livre – esse cenário é perfeito para fazer a alegria das crianças. Mas para evitar vermelhidão, bolhas e outras dores de cabeça, nós pais precisamos ficar de olho na fotoproteção dos pequenos. Quanto mais cedo esses cuidados começarem, melhor.

Até os seis meses, o uso de protetor não é recomendado devido à sua maior absorção pela pele do bebê. Então, a saída é não deixar seu filho exposto diretamente ao sol, protegendo-o com roupas e bonés, já que, mesmo debaixo de guarda-sóis e das árvores, recebe radiação do sol.

A partir dos seis meses, a criança já pode usar filtro solar com fator de no mínimo 30. Leve em consideração o tom da pele: quanto mais clara, maior deve ser o índice de proteção. Lembre-se de passar o produto 20 minutos antes da exposição ao sol, sempre deixando a criança sem roupa e aplicando de maneira uniforme, em sentido único e não circular. Não se esqueça de passar nas dobrinhas, orelhas e peito do pé. Lugares em que o sol incide mais perpendicularmente, como o nariz e os ombros, devem receber uma atenção especial.  Reaplique a cada duas horas e após banho no mar ou piscina. Mas os cuidados não param por aí: é preciso evitar o sol entre 10 e 16 horas e lançar mão de roupas com proteção solar UV e chapéus e/ou bonés, que também podem proteger seu filho.

Não custa repetir que, embora sejam raros os casos de câncer de pele em crianças, os efeitos da radiação ultravioleta são cumulativos e irreversíveis. O importante é saber que, ao introduzir e estimular a fotoproteção durante a infância, cria-se um hábito que vale para a vida toda!

 Tem mais: a areia da praia oferece riscos. Ela pode ser transmissora de doenças cutâneas, como micoses, bicho de pé, bicho geográfico e toxoplasmose. Por isso, seque bem a criança após o banho de mar, especialmente em regiões de dobras, como axilas, virilhas e entre os dedos dos pés e mãos. Também não deixe que ela ande sem calçados em pisos que estão sempre úmidos, como lava-pés e vestiários.

Vale ressaltar que, devido ao calor, os pais devem ter um cuidado especial com a hidratação dos pequenos – principalmente durante os passeios –, pois os dias quentes exigem um aumento no consumo de água mineral, água de coco e suco de frutas naturais. Lembrando que a ingestão do suco não provoca manchas na pele. Mas o contato direto com frutas cítricas – como limão e laranja – pode manchar, sim! Então, lave bem as mãos e o rosto da criança logo após o consumo.

E o dia chega ao fim... Alguns pais se descuidam e a criança ficou ardida. O que fazer? Evite banhos quentes para não piorar a lesão e faça compressas frias locais com auxílio de um pano úmido. Você pode utilizar hidratantes à base de água, específicos para crianças, de uma a duas vezes por dia, para aliviar a dor e a coceira, especialmente se a pele estiver descascando. Roupas leves e arejadas também ajudam o seu filho a se sentir melhor. E exposição ao sol, nem pensar!

Por fim, quero agradecer a todos vocês pela leitura, comentários e repercussão dos meus textos publicados aqui na coluna. Lembrando que dúvidas e sugestões de temas são sempre bem-vindos! E não deixa de me seguir no Instagram para ficar pode dentro de tudo do mundo da beleza e estética! Até semana que vem!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

27/09/2019 11:09
Conquistando o abdômen dos sonhos
Emsculpt cria, tonifica e define músculos

Férias, festas de fim de ano e até mesmo o carnaval se aproximam. Para quem desejar ostentar uma barriga tanquinho para exibir logo mais, a hora é agora! Acaba de chegar, com exclusividade na Clínica Haim Erel, o Emsculpt. O aparelho é um sucesso em diversos países e garante criar, tonificar e definir músculos, em apenas quatro sessões, de 30 minutos!    

Em um primeiro momento, a descrição do procedimento pode fazer lembrar daqueles aparelhos vendidos na TV décadas atrás. No entanto, trata-se de tecnologias totalmente diferentes. A mais antiga trabalhava com estímulos elétricos. Já o Emsculpt age em camadas profundas da musculatura por meio de campos eletromagnéticos.

Para você entender: as cintas e as "mãos" do Emsculpt são presas ao abdômen e, por 30 minutos, 20 mil contrações extremamente potentes acontecem na sua barriga, gerando um campo eletromagnético de alta intensidade. Por isso, ele promove hipertrofia e hiperplasia muscular. É o primeiro tratamento não invasivo que atua no músculo e na gordura ao mesmo tempo! A tecnologia de energia eletromagnética de alta intensidade atinge uma musculatura profunda, que não é possível alcançar na academia. A sensação é realmente de estar fazendo vários abdominais, embora parado!

E não se preocupe, a intensidade geral do Emsculpt é controlável de acordo com a resistência do paciente, de 0 a 100% (quem já fez academia alguma vez na vida encara a máxima sem problemas) e são sempre três velocidades de contrações que se alternam: uma de força mediana, outra mais forte e uma de descanso.

As maravilhas em relação ao Emsculpt não ficam por aí! A melhora do tônus muscular pode ser notada após a primeira sessão, já o remodelamento e redução da gordura localizada podem ser vista de duas a quatro semanas após a última sessão do tratamento. Os números de ganho de massa magra são expressivos: o Emsculpt provoca aumento de até 18% da massa muscular da área tratada em oito semanas!

Vale ponderar que o tratamento não substitui a atividade física, pelo contrário, fortalece o corpo para os treinos. Além do mais, o Emsculpt é super indicado para aquela pessoa que já frequenta a academia, já faz dieta, mas tem dificuldade para definir o contorno do bumbum ou da cintura. Ressaltando que o procedimento deve ser feito duas vezes por semana!

Suas contraindicações envolvem pessoas com marcapasso e implantes metálicos (como o DIU), com câncer, doenças neurológicas, gravidez e doenças sistêmicas sem controle.

Agora você já sabe: aquela barriguinha saliente, gordurinha e flacidez estão com os dias contados!

Por fim, quero agradecer a todos vocês pela leitura, comentários e repercussão dos meus textos publicados aqui na coluna. Lembrando que dúvidas e sugestões de temas são sempre bem-vindos! E não deixa de me seguir no Instagram para ficar pode dentro de tudo do mundo da beleza e estética! Até semana que vem!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

13/09/2019 02:39
Aparência das unhas
Elas podem indicar como anda a sua saúde

As unhas exercem função mais do que estética no nosso corpo: elas protegem as pontas dos dedos e ainda podem indicar como anda a nossa saúde.

Formada por três camadas queratinosas de consistências diferentes, o formato, coloração e textura das unhas são capazes de dar dicas de como anda a sua saúde, pois diversos problemas são capazes de alterar o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas. Para se ter ideia, 20% da população, principalmente do sexo feminino, apresenta a Síndrome das Unhas Frágeis, isto é, unhas que descamam nas pontas ou tem a espessura alterada. Lembrando que as unhas saudáveis têm coloração rosada, são transparentes e com a lúnula (porção mais branca) visível na porção proximal.

Quando a unha tem formato de colher (coiloniquea), por exemplo, bem arredondada e funda, é um sinal de que a pessoa pode estar sofrendo de problemas cardiovasculares ou pulmonares, como asma e bronquite, que afetam a circulação.

Quando quebradiças, rugosas e com manchas brancas, podem representar alergias a produtos como esmaltes, detergentes e sabonetes, como podem ser indicadores de carência de ferro, ácido fólico e vitamina B12.

Quando falta algum tipo de vitamina no corpo, como a D por exemplo, a produção de alguns hormônios pode ser afetada, assim como a fabricação de queratina, deixando as unhas com um aspecto diferente do saudável. No caso da diabetes, por exemplo, as unhas crescem avermelhadas e cheias de ondulações.

As linhas escuras sob a unha são comuns em pessoas com pele escura, porém, quando surgem repentinamente ou se desenvolvem ao longo do tempo podem indicar o crescimento de um sinal debaixo da unha, podendo ser um dos primeiros sintomas de câncer de pele.       

As unhas dos pés também podem apresentar sinais de que algo não vai bem. Micoses e traumas por causa de sapatos apertados são os problemas mais comuns.

Agora, seguem dicas de grande importância: quando você for à manicure, leve o próprio equipamento ou use apenas os que forem esterilizados por autoclave. Exija o uso de lixas descartáveis e solicite que a profissional não retire muito a cutícula, nem passe a espátula por baixo da unha. O hábito de lixar a parte de cima da unha pode ser prejudicial, pois retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas.

Além do mais, no mercado de cosméticos, há inúmeros produtos destinados às unhas, como esmaltes, brilhos, bases, hidratantes, fortificantes e removedores. Alguns, no entanto, podem provocar alergia. Em caso de surgimento de coceira na pele, lesões avermelhadas ou outras complicações, interromper o uso e procurar um dermatologista.

Atenção: é preciso deixar as unhas sem esmalte uma semana por mês, no mínimo. O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas, por isso a necessidade dessa pausa. Na impossibilidade dessa pausa sem esmalte, deixe pelo menos dois a três dias de intervalo entre as esmaltações. Durante o intervalo, deve haver a aplicação de hidratantes próprios para evitar o ressecamento. E se a pessoa tiver o hábito de mexer muito com água e/ou produtos de limpeza, o uso de luvas é fundamental!

Visando fortalecer as unhas, suplementos orais, como a biotina, podem ser utilizados, mas com dosagem sempre recomendada pelo médico. Ressaltando que somente o dermatologista consegue distinguir e determinar, precisamente, quais problemas podem afetar sua aparência. Vale ficar de olho!

Obrigada pela leitura. Aguardo você também no meu Instagram! Diariamente, você pode conferir por lá as tendências do mundo dos cosméticos, os mais incríveis e modernos tratamentos para a sua pele, dicas de skincare, segredos de beleza das famosas e muito mais!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

04/09/2019 10:07
Alimentos amigos da pele
Mantendo o rosto saudável com a ajuda dos alimentos

Além de saudáveis e nutritivos, alguns alimentos têm propriedades que ajudam na circulação sanguínea, combatem inflamações e espinhas e são fontes de vitaminas que auxiliam na renovação da pele. Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, livre de manchas e até mesmo das temidas ruguinhas. Ficou interessada? Veja o que deve estar no seu cardápio para ter uma pele invejável:

- Uva: rica em resveratrol, um antibiótico natural, ela combate os radicais livres, responsáveis por danificar células sadias do corpo, devolvendo o aspecto jovial e sadio à pele.

- Abacate: rico em óleos que restauram a hidratação natural da pele, mas sem deixá-la oleosa.

- Manga: rica em vitamina A, cuja função antioxidante combate os radicais livres, a fruta é capaz de regenerar a cútis, evitar rugas e linhas de expressão.

- Frutas vermelhas (morango, amora, framboesa): combatem os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Como não amar?

- Goji berry: essa frutinha tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Ela oferece hidratação, restauração da barreira cutânea, reposição de minerais e vitaminas.

- Tomate: o licopeno, que dá ao tomate a cor vermelha, é fundamental para combater os sinais do envelhecimento, como linhas finas e rugas.

- Cenoura: ajuda a clarear manchas ao evitar o excesso de produção de células na camada exterior da pele.

- Batata doce: fonte das vitaminas C, E e compostos bioativos que previnem o envelhecimento precoce.

- Pimentão vermelho: rico em carotenoide, que ajuda a aumentar a circulação sanguínea na pele, um grande aliado no combate aos cravos e espinhas.

- Castanhas: previnem o envelhecimento ou enrijecimento dos tecidos, contribuindo para a elasticidade natural do rosto.

 - Chia, girassol, abóbora e linhaça: o consumo regular dessas sementes deixa a pele mais hidratada. Vale salientar que a linhaça pode ainda melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema.

- Salmão: o peixe é um excelente alimento no combate ao estresse, ansiedade e depressão. E há problemas piores que esses para a pele? Ressaltando que esse tema já foi abordado aqui na coluna e que deve ser lido e relido sempre!

- Óleo de coco: um poderoso agente antibacteriano e antiviral, que protege contra vírus, infecções, inflamação e acne.

- Chá verde: fonte de antioxidantes e do aminoácido L-teanina, que ajuda a relaxar o corpo e afastar o estresse.

- Chocolate meio amargo: rico em antioxidantes, ácidos graxos e flavonoides que deixam a pele radiante. Mas atenção: escolha um chocolate que tenha no mínimo 80% de cacau na composição, mais saudável que o tipo normal, com adição de leite e açúcar!

- Iogurte: rico em probióticos (bactérias que regulam o intestino) –outro tema já abordado por mim aqui no Saúde & Estética –, o iogurte garante a beleza da pele auxiliando no equilíbrio do organismo. Ele também é capaz de atenuar as olheiras!

- Água: a gente já sabe, mas não custa relembrar! A água evita a desidratação e, por isso, quanto mais hidratado seu corpo estiver, mais essa hidratação refletirá na sua pele!

Obrigada pela leitura, comentários e sugestões. Para ficar por dentro do mundo da beleza e estética, basta me seguir no Instagram! Até a próxima!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

29/08/2019 12:07
MD Dyna Codes Expression ™
As suas expressões faciais rejuvenescidas

Quando o assunto é rejuvenescimento facial, o segmento de medicina não para de evoluir. Uma das grandes novidades no mundo da beleza se chama MD Codes™, abreviação para Medical Codes (Códigos Médicos). Para você entender: esse método de preenchimento mapeia com exatidão pontos específicos do rosto que serão preenchidos com ácido hialurônico, resultando num efeito de lifting de forma minimamente invasiva, instantânea, segura e efetiva. Esses códigos de marcação auxiliam na potencialização dos resultados. Por exemplo, a origem de uma insatisfação reportada pelo paciente pode estar localizada em uma área diferente daquela que o desagrada. Se a intenção é suavizar o “bigode chinês”, o procedimento pode ser feito na região zigomática (lateral da face), por conta do código de marcação, e uma vez estruturada essa área, a ruga do “bigode chinês” será, consequentemente, suavizada.

Os benefícios do MD Codes™ são diversos, como reestruturação e sustentação do rosto, prevenção e combate ao envelhecimento e embelezamento e harmonização da face, sem perder a naturalidade. As regiões do rosto indicadas para o procedimento vão desde a testa até a região mandibular, abrangendo os seguintes pontos: sobrancelhas, olheiras, linhas de marionete, bigode chinês, queixo, lábios, bochechas, pés de galinha e testa. Pode-se inclusive realizar, por meio da MD Codes™, correção de bolsas palpebrais, implante de queixo e nariz.

Mas o MD Codes™ não para de evoluir! Recentemente estive em São Paulo para participar do MD Codes Tour 2019. O evento trouxe uma grande inovação: o MD Dyna Codes Expression™, que aborda a naturalidade da pessoa em movimento, com expressões, sorriso e surpresa!

Nossas expressões faciais traduzem sentimentos para as pessoas que nos observam e essas emoções são frequentemente reveladas através dos gestos do rosto por uma série de micro expressões. Devido a essa complexidade de movimento, a face deve ser vista como uma unidade móvel tridimensional, não como uma fotografia isolada e estática.

Assim, os MD DYNA Codes ™ aperfeiçoa a expressão modulando a função muscular e proporcionando aprimoramento facial quando movimentamos nossa musculatura facial. O procedimento ensina que preencher é modificar os movimentos musculares ou prevenir o mesmo, pois envelhecemos de acordo com a maneira que nos expressamos. O MD DYNA Codes ™ consegue então modular a contração da mímica facial, reestruturando, facilitando ou dificultando a ação de determinados músculos com a finalidade de deixar a face esteticamente agradável, jovem, simétrica e mais natural, podendo até mesmo tratar determinadas paralisias faciais.

Dessa forma, a técnica, entrega resultados ainda mais naturais, sem comprometer as expressões e o que transmitimos pelas nossas mimicas da face. Afinal, um tratamento bem feito pode ficar natural também com a movimentação do rosto.

 Ressaltando que o MD DYNA Codes ™ é feito com ácido hialurônico de várias densidades visando um melhor resultado do rejuvenescimento facial. A duração do efeito do procedimento pode durar entre um e dois anos. Porém, mesmo após esse período, será possível continuar observando uma melhora sustentada das regiões, já que o MD DYNA Codes ™ estimula a produção de colágeno. É importante ainda ressaltar que apenas médicos estão habilitados a realizar o MD DYNA Codes ™!

 Obrigada pela leitura, comentários e repercussão da minha coluna. Estou aqui no aguardado de temas e dúvidas! E quer saber mais sobre o mundo da beleza e estética? Então basta me seguir no Instagram! Até semana que vem!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

19/08/2019 02:25
Hábitos do dia a dia
Estresse pode causar acne

O estresse dificilmente resulta em algo bom: pode causar hipertensão, crises de dor de cabeça, sintomas intestinais, alterar a menstruação e afetar até a sua pele, unhas e cabelo.

De acordo com uma estimativa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a causa dos problemas de pele em cada um de três pacientes é emocional, como o estresse. Tanto que não é difícil encontrar pessoas com mais de 25 anos de idade, principalmente mulheres, reclamando do aparecimento de espinhas mesmo sem as terem tido durante a adolescência.

Mas como uma coisa está ligada à outra? Vamos lá: o estresse aumenta a produção de cortisol, que estimula hormônios androgênios, como a testosterona, que acionam a produção das glândulas sebáceas. Sua presença intensificada no organismo faz com que a quantidade de sebo expelida também cresça, e isso se manifesta na pele como acne.

Como tudo que envolve a pele, deve-se procurar um dermatologista. É ele que vai detectar a causa de sua acne – tanto pela aparência da pele quanto pela análise de seus relatos sobre o dia a dia, os hábitos e a alimentação, por exemplo – e pedir os exames necessários para confirmar em que nível está a alteração do cortisol. A entrada de um endocrinologista nessa etapa é uma boa ideia, pois o risco de outros aspectos hormonais estarem alterados é alto!

Durante esse período, serão receitados medicamentos específicos para harmonizar as taxas alteradas. Ao mesmo tempo é feito o tratamento tópico das lesões, com rotina de limpeza e aplicação de produtos com princípios ativos contra a acne. Além do mais, no tratamento são adotados peelings e lasers. Deve-se aderir também a hábitos simples para diminuir a tensão e até mesmo procurar a ajuda de um psicólogo para eliminar o estresse da sua vida e cortar o mal da acne pela raiz. Lembrando que o diagnóstico de acne por estresse é por exclusão, ou seja, só o médico pode diagnosticar o caso após excluir as principais causas da acne.

Vale ressaltar que além da acne, a produção de colágeno também é afetada pelo estresse. Durante um momento de mau humor ou ansiedade, o corpo prioriza nutrientes para órgãos específicos, como coração, cérebro e rins. Com menos nutrientes e oxigênio chegando à pele, ela reduz a capacidade de fazer a renovação celular e, consequentemente, de produzir colágeno, tornando a pele desidratada, sem brilho e flácida.

E não é mito! O estresse pode piorar as rugas! Com o estresse vem a liberação de radicais livres (moléculas extremamente prejudiciais ao corpo), que causam o envelhecimento precoce. Entram em cena ainda doenças autoimunes como vitiligo e psoríase. Em relação ao couro cabeludo, as consequências mais recorrentes são a dermatite seborreica (caspa) e a alopecia (queda de fios).

Por fim, quero agradecer a todos vocês pela leitura. Lembrando que fico no aguardo de dúvidas e sugestões de temas. E não deixa de me seguir no Instagram para ficar pode dentro de tudo do mundo da beleza e estética! No mais, Relax, Take it Easy!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

05/08/2019 04:03
Os probióticos vão invadir a sua rotina de skincare
Beleza em dia

Quando o nosso intestino funciona adequadamente, isto é, quando a microbiota intestinal está em equilíbrio, ocorre a síntese necessária de vitaminas e o bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, para manter uma boa saúde e qualidade de vida, devemos ter com a microbiota o mesmo cuidado que temos com o restante do corpo.

Vale então ficar de olho na sua alimentação, pois é fato que uma boa dieta é a melhor forma de restabelecer a composição saudável da microbiota intestinal.

Mas, o que isso tem a ver com a pele?     

De acordo com pesquisas, os probióticos não fazem bem apenas para o nosso intestino, mas também para a nossa pele. Quando se tem uma flora bacteriana ruim no intestino, ocorre a liberação de fatores inflamatórios e prostaglandinas que terminam por ocasionar acne, dermatites, rosácea e até envelhecimento.

Isso quer dizer que temos que sair tomando probiótico? Isso ainda não é verdade absoluta, pois os trabalhos científicos sobre o tema continuam em andamento, mas com o passar do tempo as pesquisas nos darão resultados mais concretos.

Por enquanto, tente manter uma dieta rica em alimentos bons e variados e peça orientação ao seu médico ou nutricionista antes de tomar qualquer medicamento.

No quesito produtos tópicos (isto é, de passar na pele), existem no mercado probióticos em séruns antiacne, hidratante noturno, cápsulas, cremes, gel de limpeza, águas termais e máscaras (preferencialmente as de argila) que são indicadas para tratamentos de acne, rosácea e dermatite (pele sensível) - condições na qual o rosto fica bem avermelhado. Eles amenizam inflamações, infecções e o excesso de radicais livres.

Mais uma vez, friso a importância das pesquisas que validam cada vez mais o uso de probióticos orais e tópicos e de se buscar um dermatologista, pois será ele quem indicará os produtos com probióticos que a sua pele necessita! 

Obrigada pela leitura, comentários e repercussão da minha coluna. Estou aqui no aguardado de temas e dúvidas! E quer saber mais sobre o mundo da beleza e estética? Então basta me seguir no Instagram! Até semana que vem!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

24/07/2019 05:48
O que você precisa saber sobre melasma
Das causas aos melhores tratamentos

Problemas de pele, em geral, afetam a qualidade de vida das pessoas. E o melasma não foge à regra. Imagine homens e mulheres conviverem com manchas escuras (mais especificamente amarronzadas) no rosto, em regiões como testa, bochecha, queixo e nariz! Essa afecção – que pode ser ligada a alterações hormonais (anticoncepcionais, gestação e reposição hormonal) e exposição a radiação UVA/UVB – também pode aparecer em outras áreas expostas ao sol, como colo e braços.

Infelizmente, não dá para falar em resolução definitiva do quadro, embora os tratamentos existentes no manejo das manchas sejam eficazes. Mas saber que é possível controlar o melasma já é um grande alento!

Um dos tratamentos mais avançados contra o melasma são os laseres de picosegundos. Com pulsos em picosegundos, o laser provoca uma microfragmentação da melanina, ou seja, o pigmento é quebrado em pedaços muito menores quando comparado a equipamentos mais antigos. Esse laser também renova a pele melhorando a textura, rugas e cicatrizes da acne por meio da tecnologia holográfica – diferente de todas as tecnologias antigas.

Acredita-se que o melasma tenha um componente vascular e inflamatório, mesmo que não seja visto a olho nu. Por isso destaco também o Laser Vbeam. O uso desse protocolo associado aos laseres de picosegundos ajuda bastante na recidiva e controle da mancha. Além do mais, o VBeam possui a habilidade de atingir especificamente alvos de pigmento vermelho, ou seja, com componentes vasculares. O comprimento de onda é tão curto que o laser entra na pele e rompe os pigmentos coloridos com um mínimo ou nenhuma lesão celular.

O Microagulhamento, além de estimular o colágeno da pele, também combate o melasma. A técnica permite realizar o chamado "Drug Delivery", que é a aplicação, logo após o microagulhamento, de determinadas substâncias na pele do paciente. Com as microfissuras, a absorção dos ativos é ampliada, potencializando os resultados.

Um tratamento adjuvante contra o melasma que merece destaque é a Biorevitalização Filorga. Dentre os 55 nutritivos dessa substância injetável saliento a glutationa, que funciona como um potente clareador.

Não poderia deixar de ressaltar que dois importantes eventos médicos, o IMCAS World Congress (Paris) e o Annual Meeting, da Academia Americana de Dermatologia (Washington), trouxeram novidades em relação ao melasma. Os estudos destacaram dois ativos: a Cisteamina (composto presente no organismo humano que reduz a pigmentação da pele em 77%) e o Glisodin (substância que reduz o melasma causado pelo estresse oxidativo).

Vale frisar que o tratamento a ser usado contra o melasma será definido pelo seu dermatologista de acordo com o estágio da doença. 

Por fim, quero agradecer a todos vocês pela leitura, comentários e repercussão dos meus textos publicados aqui na coluna. Lembrando que dúvidas e sugestões de temas são sempre bem-vindos! E não deixa de me seguir no Instagram para ficar pode dentro de tudo do mundo da beleza e estética! Até semana que vem!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

19/07/2019 10:58
Exageros pela vaidade
Cuidado com os procedimentos estéticos em excesso


Dra. Viviane Martins / Foto: Frisson

Sabemos que a vaidade faz parte do universo feminino, mas você concorda que é importante ficar atenta para evitar exageros na beleza? Diante de tanta tecnologia e inovações no mercado dermatológico é preciso saber exatamente o ponto que podemos chegar – tantos nós médicos como os próprios pacientes!

Há riscos desde os pequenos aos grandes procedimentos estéticos. Exagero em peelings e várias sessões sem intervalos de preenchimentos e aplicações de botox podem causar danos irreversíveis à pele, como fissura nos tecidos, manchas avermelhadas e deformações na face. O botox, por exemplo, deve ser aplicado em áreas realmente necessitadas e com muita cautela para não promover deformações nas áreas das sobrancelhas e olhos, sorriso congelado, ptose pálpebras e bochechas inflamadas.

Seguro quando feito por profissionais habilitados, o preenchimento com ácido hialurônico tem potencial invasivo, e quem o faz deve conhecer anatomia da face, farmacologia e características físico-químicas do material utilizado. Isso, no entanto, nem sempre acontece. Por isso, vale se certificar sobre os profissionais antes de submeter a tratamentos estéticos. Os critérios da experiência profissional e da visão estética do profissinal são fundamentais para que os procedimentos sejam realizados com segurança e sucesso. Além do mais, é a nossa experiência que vai determinar quanto de substância deve ser colocado, por exemplo, durante um preenchimento labial visando uma aparência natural e não artificial.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia aconselha que procedimentos estéticos invasivos devem ser realizados por médicos, que são profissionais habilitados para tratar também eventuais complicações. Profissionais que não tenham a devida habilitação e autorização legal para a sua execução podem provocar risco à sua saúde.

Eu sei que as promessas são tentadoras! Vemos na mídia em geral, e também nas redes sociais, pacotes que oferecem verdadeiros milagres! Saiba que o bom profissional não "encanta" o cliente. Ele informa, indica, esclarece e deixa você a vontade para refletir e se decidir com plena certeza sobre a realização ou não de um procedimento que garanta uma beleza saudável. Fica o alerta!

Fico aguardando o seu comentário aqui na coluna! Dúvidas e sugestões de temas são sempre bem-vindos! E não deixa de me seguir no Instagram para ficar pode dentro de tudo do mundo da beleza e estética! Um forte abraço!

SERVIÇO

Viviane Martins (Dermatologista - CRM-CE: 10375 | RQE: 5374)

Clínica Haim Erel

Rua Vicente Leite, 2349, Aldeota

(85) 4008.0555 / (85) 9.9795.5848

Instagram @dravivianemartins

       de   1    

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO