12/06/2020 07:30
Empatia: um bem necessário

A pandemia mudou o mundo a nossa volta. A nova realidade veio em uma velocidade que tivemos que nos adaptarmos, as pressas, para nós encaixarmos nesta nova jornada. Ou ainda estamos nos adaptando.  Essa mudança causou uma série de sentimentos conflitantes que pude presenciar virtualmente na fala de diversos profissionais. O medo, a insegurança e a angústia sobre saúde e o futuro são marcantes.

A estes que passam por esse momento deixo o meu alerta: você é um ser único e não dividido em partes. Você tem papéis diferentes sim, mas está no mesmo ambiente equilibrando tudo. Todo novo contexto, traz novos hábitos. Todos tivemos que mudar nossos hábitos e com certeza exercer mais a nossa empatia. 

Dizem que empatia é se colocar no lugar do outro. Para mim é sentir, perceber o outro e tratá-lo como ele gostaria de ser tratado. Para isso é necessário dedicar tempo para conhecê-lo. Isso é fundamental para uma conexão verdadeira e única. 

Como reflexão à prática da empatia vale pensar em como tem sido viver em comunidade, na família, no trabalho sendo presencial ou virtual? Como tem se comunicado, quais crenças tem disseminado? Tem tido atitude positiva com foco nos aprendizados? Tem escutado o que lhe falam de forma atenta e prestativa? Quais atitudes têm tomado em relação a sua saúde mental, espiritual e física? Quais rotinas estão sustentando você hoje? E a sua empatia como está sendo revelada nesse momento? Que caminhos você está trilhando por ter ou não ter empatia? 

A empatia nos ensina não só a conectar com o outro, mas estar presente de fato. E é no tempo presente que a vida acontece, que podemos observar nossos passos, escolhas e pensar sobre estes. Empatia é sim um bem necessário para vivermos melhor em nossa comunidade, que nos eleva, nos traz mais equilíbrio emocional e nos possibilita ter melhores encontros sejam virtuais, presenciais e consigo mesmo.

 

Camila Moura é sócia da Unidade Gestão de Pessoas da Parceria Consultores

 

 

Os textos publicados nesta coluna não refletem o posicionamento do Grupo Cidade de Comunicação.

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO