19/02/2020 11:00
A importância e o impacto de uma Controladoria Jurídica

A competitividade empresarial tem envolvido, atualmente, vários segmentos antes alheios aos movimentos de mercado. A concepção de uma sociedade de advogados como empresa já é ideia que acompanha o ramo há alguns anos, especialmente da advocacia corporativa, incrementada, contudo, com os avanços da tecnologia da informação. Nessa linha, os escritórios de advocacia estão a cada dia mais adeptos a ter internamente um setor específico chamado de Controladoria Jurídica. 

O Departamento, garante a rapidez, a qualidade e a organização necessárias para a prestação dos serviços jurídicos de forma eficiente.  Para acompanhar as evoluções e mudanças da era digital, ter a Controladoria Jurídica implementada garantirá à banca de advogados o efeito positivo na metodologia funcional do escritório de advocacia. 

É certo que o nível de exigência dos clientes só aumenta, forçando os profissionais e grandes bancas a se pautarem às normas e riscos que submergem os negócios jurídicos, que no mundo globalizado são tratados igualmente como empreendedores.

Apresentar uma Controladoria Jurídica é uma alternativa inteligente em meio à concorrência, contudo, para que todos os procedimentos sejam devidamente seguidos e o escritório consiga alcançar o sucesso na operação, é indispensável a figura do Controller. Ter perfil de liderança e saber gerenciar pessoas é indispensável, já que o Controller Jurídico terá a árdua tarefa de organizar integralmente os fluxos, fazendo-os funcionar com fluidez, ao mesmo tempo que gerencia todas dados do escritório e dos clientes. 

É o Controller, juntamente com sua equipe a depender do tamanho do escritório, o responsável por dar o tratamento adequado à todas as informações. Ele atuará com excelência nos processos operacionais, implementando de forma multidisciplinar na estrutura empresarial um conjunto de estratégias, políticas e regras que serão o norte e terão cunho preventivo para possíveis precipitações no negócio.

Assim, conclui-se que a Controladoria Jurídica é a área responsável por absorver todos detalhes burocráticos das tarefas técnicas administrativas, ao mesmo tempo que desempenha também um papel estratégico, pois é ela que trata e gera dados essenciais para tomadas de decisões dos Sócios Diretores.  Com deliberações mais assertivas, fluxos bem alinhados, adotando-se uma linguagem mais acessível, garante-se ao escritório de advocacia um bom posicionamento no mercado, eleva-se o nível da atuação de todos os pilares que o compõem e avaliza os melhores arranjos, sempre alinhados aos objetivos esperados pela alta gestão.

Tatiana Hortêncio Lima, formada em Direito pela Universidade de Fortaleza, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera - Uniderp, além da expertise na área trabalhista, tem experiência na implantação, reestruturação e coordenação de Controladorias Jurídicas de escritórios de advocacia.

 

 

Os textos publicados nesta coluna não refletem o posicionamento do Grupo Cidade de Comunicação.

 

 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO