26/02/2020 10:00
O potencial de crescimento de Maranguape
Praça Capistrano de Abreu, em Maranguape. 

A desconcentração econômica de Fortaleza para o interior do estado e para outros municípios da Região Metropolitana é cada vez maior, segundo o Instituto de Pesquisa e estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Reflexo disso é a cidade de Maranguape que compõe atualmente a lista dos municípios que mais participam no PIB do Ceará.

Maranguape tem recebido nos últimos anos grandes investimentos de empresas e centros comerciais. Em funcionamento há seis meses, o Mercado Balaio, em Maranguape, já se tornou um dos principais centros de compras da cidade. Ele dá um espaço bem localizado a empreendedores que não podem arcar com custos de lojas soltas, devendo gerar cerca de 300 empregos após capacidade total de operação. Em 2010, Maranguape recebeu também o Maranguape Shopping Mall, primeiro shopping center da cidade, outro grande marco no varejo e no mercado de trabalho do município.

Maranguape se tornou promissora para empreender pelo grande potencial turístico e econômico da cidade, além da localização, já que o município recebe muitos moradores dos arredores, como Pacoti, Redenção, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza. Um público que chega à cidade tanto como cliente, como buscando empreender.

A cidade serrana mostra potencial para receber investimentos e empreendedores dos mais diversos segmentos. O Balaio, por exemplo, revitalizou a história da moda que a cidade sempre carregou montando um centro comercial que abriga empreendimentos de vestuário, gastronomia, acessórios, decoração, pesca e diversos outros segmentos. O centro da cidade é outro exemplo de comércio versátil, abraçado pelo Mercado Central de Maranguape, que abriga grandes feiras de frutas, legumes, peixes, carnes e aves.

Mas é preciso lembrar que Maranguape é uma cidade que respira cultura e história, seja na arquitetura, seja nas artes, seja nos costumes. Aliás, é berço de grandes nomes como Capistrano de Abreu e Chico Anysio. Além disso, é uma cidade que valoriza a natureza, conhecida pelas trilhas, cachoeiras e muito verde. Tudo isso precisa ser levado em conta no desenvolvimento econômico de Maranguape, trazendo para hoje de uma forma moderna, em empreendimentos que valorizam o passado, mas pensam no futuro.

Raul Lira, empresário e natural de Maranguape.

 

 

 

 

 

 

Os textos publicados nesta coluna não refletem o posicionamento do Grupo Cidade de Comunicação.

 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO