31/01/2020 04:09
Que filhos estamos deixando para o mundo?

A pergunta do título pode parecer estranha mas é, na verdade, a que melhor se contrapõe a um questionamento de senso comum, principalmente nas últimas décadas: “que mundo estamos deixando para nossos filhos?”.

Esta última, se refletirmos bem, é uma forma de mascarar nossa postura megalomaníaca e temerosa perante a vida, pois sempre estamos tão preocupados com as incertezas e indeterminações do futuro. Ela nos coloca em uma posição de passividade, muitas vezes por nos sentirmos impotentes diante do tamanho do desafio que nos é imposto: Que mundo estamos deixando para nossos filhos? A perversão dessa pergunta, é que ela distorce a ordem natural das coisas.

Esse questionamento nos dá licença, muitas vezes, de restarmos passivo ante a demanda necessária de mudar o mundo. De tão vasto, sentimo-nos incapazes e sem poder para transformar a realidade existente. Sendo assim, a questão nos permite assumir, mesmo sem perceber, a postura “bem intencionada” de intelectual crítico, passando apenas a culpar a tudo e a todos pelas desventuras do mundo, e abrindo mão do poder transformador da ação.

Mas quando nos perguntamos “Que filhos estamos deixando para o mundo?” trazemos para perto, para nós, a responsabilidade tácita e real de que o poder de mudança está sim nas nossas mãos. Nos tornamos sujeitos capazes de transformar a realidade a partir das pequenas ações do dia a dia.

É através da vivência do amor e do exemplo diário, que podemos transformar o nosso mundo e não o contrário. O processo de educação dos filhos ocorre através do exercício do cuidado, virtude que cria condições para relações dialógicas e livres para amar, conhecer e compreender a si e ao outro, reconhecendo o ritmo e a individualidade de cada um. Como diz o psicanalista, filósofo e sociólogo alemão Erich Fromm: O cuidado é preliminar ao amor!

Luciano Esmeraldo Melo é especialista em desenvolvimento de pessoas, educação corporativa, otimização comercial e sócio da Parceria Consultores.

 

 

 

 

Os textos publicados nesta coluna não refletem o posicionamento do Grupo Cidade de Comunicação.

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO