19/02/2020 01:12
Leitura: diferencial do empreendedor de sucesso!
A leitura nos oferece uma viagem a um mundo de possibilidades, conhecimentos, encontros, desencontros, entendimentos e tudo isso representa algo muito poderoso que é o aprendizado!

É inteligente aprender com nossos erros, porém é sábio aprender com os erros dos outros. Essa é uma frase que sempre digo e é exatamente isso que a leitura nos proporciona: ter acesso às experiências vivenciadas por outras pessoas que acertaram ou erraram e aprendermos com isso sem precisar que passemos pelas mesmas situações.

A leitura nos oferece uma viagem a um mundo de possibilidades, conhecimentos, encontros, desencontros, entendimentos e tudo isso representa algo muito poderoso que é o aprendizado!

Bem sabemos que a leitura é um grande motor no processo de desenvolvimento intelectual. Através dela conseguimos um enriquecimento pessoal e intelectual, visto que o crescimento profissional de um empreendedor depende, em grande parte, do nível de conhecimento adquirido ao longo da vida.

Ler é ampliar a percepção, é ser motivado à observação de fatos que antes passavam despercebidos. Ler é capacitar-se para perceber e aprender a ler a vida.

O conhecimento através da leitura é essencial, indispensável e uma importante ferramenta na vida do empreendedor.

Pensar fora da caixa através da leitura

Antigamente a leitura era considerada simplesmente um meio de receber uma mensagem importante. Com o passar dos anos, o ato de ler surge como um processo mental em vários níveis e contribui para o desenvolvimento da inteligência. Por essa razão, a leitura é uma forma exemplar de aprendizagem e também é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento da linguagem e da personalidade.

É através da leitura que podemos ter uma melhor compreensão do mundo, permitindo ter uma visão crítica da realidade. Aquele que não critica, apenas assimila e não forma sua opinião própria, repete o que recebe.

Por isso, não é por acaso que as sociedades menos desenvolvidas e mais dominadas são as que não têm acesso à leitura, são também aquelas que não admitem a ignorância pelo simples fato de achar que já sabem o suficiente para não precisar ler.

Por esses e outros motivos é que a leitura e os livros devem estar constantemente presentes na vida das pessoas que empreendem ou desejam empreender, não bastando apenas completar a sua educação escolar, mas ter acesso a ricas e diversas experiências que só se consegue através dos livros.

Mudança de vida por meio da leitura

Muitos empreendedores tiveram suas vidas impactadas por meio da leitura, seja ela uma biografia, autoajuda, cases de negócios ou mesmo uma obra de ficção.

Minha vida foi muito impactada através de um livro que encontrei aleatoriamente num supermercado, o livro de T. Harv Eker, “O segredo da mente milionária”. Posso dizer que após a leitura desse livro minha vida passou por um processo de transformação muito grande, e acabei encontrando respostas para muitas das coisas que na minha mente eram utopias, que eu imaginava que fossem impossíveis de acontecerem, mas sob uma perspectiva muito remota e através da vivência de T Harv Eker trouxe para minha vida muitas convicções e uma grande mudança de mentalidade.

A leitura faz o hábito

Podemos citar o incrível hábito de leitura de um dos homens mais ricos do mundo: Bill Gates, que apesar de ter sua agenda lotada, se recolhe, religiosamente, uma vez por mês, para uma cabana num lugar em meio à natureza, para fortalecer seus conhecimentos através da leitura, e segundo pessoas do seu convívio, ele leva toda sua seleção de livros que lê durante a semana no percurso da casa para o trabalho.

É incrível sua capacidade de focar na leitura. Bill Gates lê uma média de 150 páginas por hora, e para cada assunto que se dispõe a estudar lê no mínimo cinco livros. Quando alguém se dispõe a discutir com ele sobre algum tema, geralmente ele sabe mais do que a outra pessoa. Bill Gates apesar de ser um verdadeiro gênio visionário, aprimorou suas inspirações e sua visão de futuro através do conhecimento por meio da leitura.

Os livros são verdadeiras fontes de conhecimento para qualquer aspecto da nossa vida pessoal e profissional. Absolutamente tudo está nos livros!

Segundo o especialista em leitura, Edmo Magalhães, “quem não lê, tem que comprar cursos caros de quem leu, se quiser alcançar o conhecimento, porque está tudo nos livros! E o livro é um acesso democrático, por ser barato, por estar disponível a qualquer momento, à mão.

O problema é que as pessoas têm o mau hábito de quando compram um livro, não terminam de o ler, e às vezes quando terminam, não lembram do conteúdo, ou não têm o hábito suficiente da leitura para criar o entendimento sobre aquilo. E isso é mais prejuízo!

As pessoas chegam pra mim e dizem que têm muita dificuldade de ler, mas que adoram ir às livrarias, porque são bonitas, coloridas, gostam do cheiro do livro e do processo da compra, mas não conseguem ler um livro inteiro. Aí eu as questiono se quando vão a um curso caro ficam até o final ou saem na metade? E me falam que são os últimos a sair. E por que então com o livro não é a mesma coisa?

O problema disso tudo é que o cérebro criou o vício da procrastinação e o hábito da fuga. Segundo os ensinamentos de T. Harv Eker, do jeito que você faz qualquer coisa é exatamente como você faz tudo. Ou seja, o problema de você alimentar o hábito de começar e não terminar é que você reforça a trilha neural da procrastinação, da autossabotagem. Então, de acordo com essa linha de raciocínio, quem tem dificuldade de começar um livro e não terminar, muito provavelmente também tem o mau hábito de começar um projeto e não terminar.

Entendendo isso, se a pessoa fizer uma reeducação da força de vontade de concluir um livro, o cérebro criará uma outra rota e passará a tratar os outros projetos, as outras coisas da vida com mais força, mais visão. Porque ler um livro também exige força de vontade e determinação”.

Certa vez um sábio disse aos seus servos que não devemos confiar em um homem que muito fala e não tem uma biblioteca em casa. É bem verdade que, para muitos, ler não é uma atividade muito prazerosa. Acham a leitura tediosa, chata, principalmente para a grande parte dos empreendedores que têm perfil predominantemente mais impaciente, pois acreditam estarem perdendo tempo.

A experiência da leitura é altamente válida e enriquecedora em todos os sentidos. Para que o hábito se torne algo prazeroso, comece procurando livros que tenham a ver com a sua personalidade, gêneros que mais goste, livros de pessoas com uma história de vida que possam ter lições valiosas, enfim. Alguns livros podem não ser tão prazerosos assim, mas para nos desenvolvermos e crescermos de fato é preciso aprendermos a priorizar o que é importante e não somente o prazer! Isso vale para os livros, mas também para a vida!


 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO