HOME > ENTREVISTAS > CARREIRA

Imaculada Gordiano e o sucesso advocatício

Publicado em 07/10/2019 às 11:33
Compartilhe Tweet

Imaculada Gordiano nos recebeu em seu escritório para uma conversa aberta, franca e direta sobre carreira, sucesso, trabalho social e OAB Ceará. “Quando eu era normalista (estudante da Escola Normal - Instituto de Educação do Ceará), todas as tardes, passava em frente à Faculdade de Direito da UFC. E assim nasceu uma ideia que se tornou realidade. Neste ano, faço 30 anos de exercício na advocacia. Meu DNA com certeza é jurídico, pois sou vocacionada e tenho paixão pelo meu precioso ofício”, afirmou. Acompanhe a seguir:

Como avalia o atual momento das instituições brasileiras?

A palavra é transição. E, como toda transição, o processo é espinhoso. Desconforto para alguns e excelentes expectativas para outros. Somos um país democrático e é assim que se exerce a cidadania. Acredito em nós, brasileiros, e vejo os empresários, geradores de postos de trabalhos, de tributos e de riquezas, a grande mola mestre para a retomada do crescimento e desenvolvimento de nossa economia.  

O País está dividido. E isto se acentuou com o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Para a senhora, tal fato constituiu um agravo à constituição? Como define o ocorrido?

Considero falar deste tema um retrocesso.

Queremos, mesmo assim, saber sua avaliação acerca do tema!

Sou da opinião de “que não se serra serragem”. Não vejo divisão do Brasil.

As redes sociais parecem uma zona de guerra, ainda que verbal...

Assisto, nas redes sociais, uma leva de opiniões, para mim, natural, afinal somos um país livre e democrático. Cada cidadão expressa seu pensamento, sem censura.

De que maneira avalia a situação econômica e política atual do Brasil?

Nossa economia atual é um espelho das gestões passadas. Os empresários, os trabalhadores e a população em geral terão que superar este momento e olhar para frente. Investimentos novos, retomada dos postos de trabalho, afinal estamos com mais de 14 milhões de desempregados desde 2013 e muitas empresas encerrando suas atividades. Quem viaja pelas grandes capitais do Brasil, incluindo nossa Fortaleza, observa o número absurdo de estabelecimentos empresariais fechados. A decoração dessas cidades está repleta de placas “Aluga-se”. Precisamos mudar esse cenário.

Como avalia o segmento advocatício cearense atualmente?

Como todos os segmentos, incluindo serviços, enfrentando dificuldades. Porém, foco, expertise e inovação são os requisitos para a perenidade desse segmento.

Qual sua avaliação sobre a gestão de Erinaldo Dantas na Presidência da OAB Ceará? 

Como foi eleito presidente da OAB-CE, nos representa. Particularmente, vejo esforço para melhorias, mas acredito que o processo político que domina hoje nossa instituição desfavorece a gestão do Erinaldo Dantas. A ruptura dos componentes da chapa, da qual ele foi candidato a presidente, tem dificultado este exercício de forma coletiva. Hoje, percebo um isolamento da Diretoria da OAB, da CAACE e da ESA. Lamentável!

Como nasceu seu interesse pela advocacia?

Quando eu era normalista (estudante da Escola Normal - Instituto de Educação do Ceará), todas as tardes, passava em frente à Faculdade de Direito da UFC. E assim nasceu uma ideia que se tornou realidade. Neste ano, faço 30 anos de exercício na advocacia. Meu DNA com certeza é jurídico, pois sou vocacionada e tenho paixão pelo meu precioso ofício.

A que atribui os 20 anos de êxito da Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados?

Expertise, foco no Direito Empresarial, investimentos em conhecimento e tecnologia e um time de profissionais aguerridos.

Qual a importância do trabalho social da IGSA com o Grupo Mulheres do Brasil e o Instituto Olga Gordiano Barbosa?

No Mulheres do Brasil, a satisfação de exercer meu feminismo com qualidade e propósito. E, no Instituto Olga Gordiano, o sentimento de doar e ajudar idosos que precisam. Sinto-me completa em fazer minha parte sem cobrar dos outros.

Para finalizar, quais os planejamentos para a vida pessoal e profissional nos próximos anos?!

Quero fazer parte de um Conselho de Administração, como membro independente, em empresas do Ceará. E, profissionalmente, expandir nossas atividades em São Paulo, local que hoje estamos colocando um novo escritório.


PUBLICIDADE

CONTATO COMERCIAL
(85) 3198.8888
comercial@cnews.com.br