HOME > ENTREVISTAS > SAÚDE

André Guanabara: foco em qualidade de vida

Publicado em 08/04/2019 às 12:25
Compartilhe Tweet

Saúde, qualidade de vida e mais tempo aqui na terra. São esses os principais desejos dos seres humanos minimamente racionais. Nesse sentido, o médico nutrólogo André Guanabara nos recebeu para uma entrevista exclusiva. “Meu pai faleceu em decorrência da falta de hábitos saudáveis. Esse acontecimento triste me fez compreender que a Medicina pode ir além e não só tratar doenças, mas orientar as pessoas a prevenir que algo ruim aconteça, e a Nutrologia me proporciona isso. Através dela, eu consigo realizar uma medicina preventiva e integrativa, que enxerga a pessoa em sua complexidade e individualidade”, afirmou. Confira a seguir:

O que o motivou a enveredar na área medicinal?

A inspiração veio de casa. Meu pai era médico pediatra e minha mãe também atua na área da saúde, com Odontologia. A escolha veio quase como uma missão.

Como se deu sua afeição à Nutrologia?

Na minha família, não tínhamos hábitos de vida saudável. Meu pai faleceu em decorrência da falta de hábitos saudáveis. Esse acontecimento triste me fez compreender que a Medicina pode ir além e não só tratar doenças, mas orientar as pessoas a prevenir que algo ruim aconteça, e a Nutrologia me proporciona isso. Através dela, eu consigo realizar uma medicina preventiva e integrativa, que enxerga a pessoa em sua complexidade e individualidade.

De que forma nasceu a veia empreendedora em sua carreira profissional?

 Também foi algo muito natural, devido minha vivência em casa, com meus pais, que sempre foram profissionais muito empreendedores. Quando iniciei minha carreira profissional, vi que não há como ter êxito sem uma visão de futuro, planejamento e uma equipe que olhe com você para os mesmos objetivos.

Qualidade de vida hoje é algo complexo. Como fazer para equilibrar bem-estar físico, mental, emocional e espiritual?

Para se ter uma qualidade de vida hoje, é necessário equilibrar os pilares da vida saudável, tendo uma alimentação saudável, um equilíbrio de vitaminas e hormônios, sono de qualidade, praticar exercícios físicos e fortalecer o emocional e espiritual.

O que faz para manter o corpo são e a mente sã?

Tenho um foco que me motiva a buscar o melhor a cada dia. 

Quais alimentos e bebidas estão fora da rotina do doutor André Guanabara?

Açúcares, farinhas refinadas, alimentos enlatados e conservados.

Quem quer viver muito precisa...???

Precisa buscar qualidade de vida. Cuidar da saúde emocional, praticar atividades físicas, buscar uma alimentação saudável e equilibrada, ser grato e aproveitar as coisas boas que a vida proporciona.

O que mais gosta de fazer nas horas livres?

Ficar junto da família, andar de bicicleta, correr e estudar.

Como divide o tempo entre trabalho, lazer e família?

 Planejamento é tudo! Procuro aproveitar minha família o máximo possível em todos os momentos e me cerco de uma equipe engajada que me auxilia na condução dos projetos profissionais.

De que forma planeja suas ações nas redes sociais?

Sempre me reúno com minha equipe de marketing para avaliarmos as melhores estratégias de alcançar as pessoas que prezam por informações com responsabilidade.

E como avalia o crescimento do veganismo atualmente?

Um recente artigo, publicado na Food Revolution, aponta um aumento de 600% de veganos nos Estados Unidos, nos últimos três anos! Atitude sobre a forma como as pessoas percebem as indústrias, a exploração e o sofrimento animal, as dietas veganas vêm ganhando cada vez mais espaço no combate à obesidade e às doenças cardíacas, dois problemas de saúde pública. A opção pelo veganismo é uma escolha resultante da preocupação com a saúde, com o meio ambiente e com a vida dos animais.

Quais os cuidados que se deve ter antes de aderir à vida vegana?

Desafio dos veganos é substituir a carne e produtos animais por uma alimentação também rica em nutrientes importantes e indispensáveis, como vitamina D. Já a vitamina B12 é uma das maiores preocupações entre os veganos, pois ela só é encontrada em alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos. O principal cuidado é sempre procurar um especialista para suplementar a carência de nutrientes.

Quais alimentos você indicaria para serem consumidos diariamente?

A eliminação da carne processada na dieta e sua substituição por frutas, legumes e nozes levam a um aumento nos níveis de vitaminas, minerais e fibras no corpo.

Quais os conselhos que daria para quem deseja iniciar as mudanças para ter uma vida saudável?

Fazer uma reflexão sobre o rumo que está dando à sua vida e adotar novos hábitos, com uma mudança gradual nas atitudes do dia a dia. Em meu livro, “Até quando você quer viver?”, eu falo sobre os pilares para alcançar uma vida longeva e saudável, que são alimentação saudável, cuidar da saúde mental e espiritual, equilíbrio hormonal, prática de atividades físicas e buscar ter um sono de qualidade.

Como a fé se faz presente em sua vida?

A fé e a busca a Deus têm-se feito presentes diariamente na minha vida através de grupos de oração, de louvor mesmo dentro do carro e reflexão nas corridas matinais. Acho que buscar a Deus fortalece cada vez mais a fé e deixa seu dia cada vez melhor e mais tranquilo!

Quais os artistas que mais gosta de ouvir?

Tenho grandes amigos que admiro como Wesley, Simone, Tirullipa, Marcia Felipe. Gosto muito do forró, mais pela proximidade com essas pessoas, que admiro demais como artistas.

Para finalizar, quais os planejamentos para os próximos anos na vida pessoal e profissional?

São tantos, sempre seguindo a minha missão de vida, que é disseminar cada vez mais qualidade de vida e longevidade para o mundo todo.


PUBLICIDADE

CONTATO COMERCIAL
(85) 3198.8888
comercial@cnews.com.br