HOME > ENTREVISTAS > ARQUITETA
Mirian Bastos e a excelência arquitetônica
Publicado em 10/04/2017 às 21:54

A jovem arquiteta Mirian Bastos impressiona pelo talento e pela credibilidade alcançados ao longo de sua notável carreira. Ela recebeu a nossa equipe para uma entrevista descontraída e reveladora. “Minha maior influência vem da minha alma. A vontade de trabalhar e me dedicar ao que faço! Mas, em meus projetos, sempre pesquiso projetos de vários outros profissionais que admiro, como Santos e Santos, Dado Castelo Branco, Sig Bergamim, entre outros”, afirmou. Acompanhe a seguir:

Você está há um ano no mercado e se consolidou como uma profissional no ramo. A quê atribui esse sucesso?!

Atribuo o sucesso a muita dedicação e amor pelo que faço! Respeito muito a opinião do cliente e tento estar sempre disponível quando sou solicitada! Procuro não dizer “não” para o cliente.

Seu trabalho é bastante alinhado às especificidades de cada cliente. Como faz para alinhar os desejos de cada um ao resultado final?!

Em primeiro lugar, eu escuto tudo o que o cliente quer. Deixo ele falar à vontade. Daí, vou anotando tudo. Tudo mesmo! Depois, vou fazendo perguntas para que ele diga coisas que não lembrou de falar e gosto muito de saber o que ele sonhou em ter naquele espaço. Então, quando vou criar o projeto pego minhas anotações e coloco tudo que ele pediu de uma forma harmoniosa, funcional e esteticamente bela. Eu junto tudo que o cliente quer ao meu conhecimento técnico e à minha sensibilidade, que considero essencial para o sucesso do resultado final!

Vivemos em uma terra ensolarada, cheia de luz e calor o ano inteiro. Por isso mesmo, a concepção de um ambiente pode passar por alterações. Como você analisa o mercado de decoração desenvolvido aqui no Ceará de maneira geral? Há alguma disparidade se compararmos com o Brasil?

Acho que temos excelentes profissionais no Ceará. Somos criativos e sabemos aproveitar tudo que temos. Mas também acredito que sempre podemos melhorar. Então, tudo é uma questão de dedicação e boa vontade! Todo mercado tem suas especificidades. Prefiro não fazer comparativos!

Impossível não mencionar as influências em sua vida profissional. Quais foram e são as mais nítidas no seu cotidiano?

Minha maior influência vem da minha alma. A vontade de trabalhar e me dedicar ao que faço! Mas, em meus projetos, sempre pesquiso projetos de vários outros profissionais que admiro, como Santos e Santos, Dado Castelo Branco, Sig Bergamim, entre outros. Também pesquiso muito em minhas viagens.

A rotina atribulada requer muito jogo de cintura para driblar o tempo entre a família e a profissão. De que maneira você contorna isso tudo?!

Realmente, exige muita disciplina, praticidade e organização para driblar tudo isso. Sou super prática e faço minha agenda da semana no domingo. Então, é toda uma logística. Inclusive fiz um curso de gestão do tempo com meu coach e aprendi a me organizar e priorizar o que for prioridade e não deixar nada para depois! Organizo uma rota antes de sair de casa para não perder tempo no trânsito e resolvo muita coisa. Acredito muito na qualidade do tempo e não na quantidade. Quando estou fazendo algo, minha concentração é exclusiva para o que estou fazendo, especialmente quando se trata de estar com pessoas queridas!

Seus olhos traduzem bem a alegria e satisfação com o trabalho desempenhado. Essa paixão pela profissão surgiu onde e como?!

Quando fui fazer intercâmbio em New York, minha mãe americana tinha uma imobiliária, e eu ficava encantada em ver aquelas casas. Sempre gostei de livros de arquitetura, observar as plantas das casas e edificações diferenciadas e de decoração. Aos 15 anos, eu decidi que iria ser arquiteta e sou apaixonada pelo que faço a cada dia mais. Acho incrível se deparar com um espaço e ver a infinidade de possibilidades que posso usar para  transformá-lo. Isto é fascinante!

Um profissional de sucesso também passa por momentos de superação. Quais as dificuldades que mais enfrenta no cotidiano? E quais os desafios que superou no início da carreira?

No início da carreira, é difícil o cliente confiar 100% em você. Tive um pouco de insegurança em relação a isso, mas, com o tempo, você mesmo vai adquirindo autoconfiança, vendo do que é capaz e vai sutilmente se impondo e mostrando para o cliente que sabe o que está fazendo. Minha maior dificuldade hoje é com a falta de compromisso dos serviços terceirizados, pois dependemos deles diretamente para o sucesso da execução do nosso projeto e também o entendimento do cliente em relação a isso. Muitas vezes, o cliente não entende que fomos contratados para fazer o projeto, criar e colocar no papel tudo que ele sonhou, e, claro, dar uma orientação durante a execução. Não vejo esse comprometimento de muitos terceirizados, e o pós venda não existe. O cliente comprou pronto. O vendedor desaparece. Acho isso um atraso e uma falta de respeito com o consumidor.

Imagine-se daqui a uma década. Como você deseja estar profissional e pessoalmente falando?!

Desejo estar em um escritório bem maior, com um espaço onde estudantes de Arquitetura possam utilizar para pesquisar, fazer trabalhos e um negócio próprio voltado para a área ou crianças.

Quando não está trabalhando, o que mais gosta de fazer?

Eu adoro ir à praia tomar água de coco, ver o por do sol, almoçar com minhas amigas, ver filme e estar com minha filha de dois anos. Adoro brincar com ela e sair para passear com ela. É diversão certa!

Como cuida do corpo? Tem muita vaidade?

Atualmente, mudei muito meu estilo de vida! Faço academia com personal, dança, hipismo e acupuntura! Procuro me alimentar bem, mas sou louca por doce (risos). Preciso perder uns quilinhos, mas sou vaidosa, sim. Não saio de casa sem um rímel, blush e batom!  

Viajar é expandir os horizontes, reenergizar a alma e ampliar o encontro pessoal com o mundo que nos cerca. Para onde gosta mais de viajar?

Amo viajar para qualquer lugar! Adoro Espanha, Barcelona, Paris, Borduex, mas, ultimamente, tenho ido muito aos Estados Unidos, Omaha, Kansas City, Clearwater. Sempre fico antenada nas inovações tecnológicas e de design. Recentemente, vi um foodcort que fiquei encantada com a proposta, parecia que eu estava em uma praça estilizada e não uma simples praça de alimentação com comidas de cadeia. Achei fantástico! E sempre estou antenada na arquitetura e design de interiores. O olhar não para 1 minuto quando estou viajando! Também amo Buenos Aires, cidade onde morei três anos, e suguei tudo que pude em relação à arte, do Moderno ao Clássico, pois é uma cidade que respira arte e cultura! No Brasil, São Paulo e Minas Gerais me encantam!

Por trabalhar com dados, números e medidas, você pode estar acostumada a se alinhar a projetos de médio e curto prazo. Mas, depois dos 60 anos, como você espera que esteja sua vida?

Eu espero ser uma grande executiva e arquiteta! Quero que  o dinheiro trabalhe para mim! Quero estar em uma bela casa de praia tomando água de coco e curtindo minha família!

E música... Qual estilo musical preferido?

Sou bem eclética no gosto musical. Adoro adoro música clássica, loung music, jazz and blues, adoro músicas latinas e até um forrozinho (risos).

Curte assistir televisão? Qual programa que mais gosta? 

Para ser sincera, eu não curto muito TV. Não tenho esse hábito, mas gosto de The Voice e de programas de decoração.

O mercado de decoração é muito concorrido em Fortaleza?

Mercado é concorrido, sim, mas tem espaço para todos. Quando você se dedica ao que faz e faz com amor, sempre vão ter clientes na sua porta! Hoje em dia, o mercado exige personalização e atenção. É o que as pessoas querem. Todo profissional tem seu perfil. A concorrência não me incomoda. Ao contrário!

Por fim, queremos saber: quais as metas para 2017?!

Focar ainda mais na minha profissão e abrir mercado fora de Fortaleza. Participar do Projeto Casa de Criança. Dedicar-me ainda mais ao meu projeto do Sopão, um projeto social que faço com um grupo de amigos para distribuir sopas para mais de 150 moradores de rua quinzenalmente na Praça do Ferreira. Iniciar um curso para ser coach. E amar! Amar a vida!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ÚLTIMAS COBERTURAS
Moda e decoração dão o tom de evento na La Vinci
Prêmio Escola Nota Dez premia destaques da educação
NOTAS
CONTATO COMERCIAL

(85) 3198.8888
comercial@cnews.com.br
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO