06/05/2020 04:29
Fotógrafo Rafael Vilarouca aborda questões de abandono, permanência e ocupação dos espaços urbanos
Apresentação acontece em primeira mão nesta quarta-feira (06), às 19h, dentro da programação online do Sesc

A paisagem, enquanto lado de fora, pode ser também um estado de alma, invasão à circularidade das relações. Carregada de transformações incessantes, ela revela sua própria precariedade e fragilidade por meio de objetos e gestos, onde a ruína se aglomera em meio às construções. A paisagem urbana, assim, torna-se a extensão de território que o olhar alcança, organizando histórias diversas e variáveis através de enquadramento e composição.

Foi a partir dessa ideia que o fotógrafo Rafael Vilarouca (@rafaelvilarouca) criou o projeto Babel, que tem o objetivo de explorar, por meio de uma série de imagens, questões sobre abandono, permanência e ocupação dos espaços urbanos. E o público que quiser conhecer um pouco mais sobre este trabalho poderá conferir no perfil do próprio artista uma videoarte, produzida especialmente para a programação do Sesc Ceará no Tudo em Casa Fecomércio. A exibição será nesta quarta-feira (06), a partir das 19h.

Inspirado no episódio bíblico da Torre de Babel (Gênesis, XI, 1-9) e também no clássico “As cidades invisíveis”, de Ítalo Calvino, a exposição se propõe a ver e escutar, atentamente, a cidade. As imagens em fotografia digital e analógica, bem como em vídeo, de colagens de prédios em construção ou ruína, por exemplo, traduzem uma atmosfera de reflexão ou introspecção para as verticalidades urbanas, como epifanias sob o solo urbano caótico. Provocando um deslocamento do olhar para esses monumentos contemporâneos, Rafael Vilarouca busca repensar o repertório urbano através de imagens de paisagens condensadas e artificiais.

“Babel surgiu muito de um processo de observar o tecido urbano, que é caótico. Minha ideia foi pegar esses objetos em meio ao caos e isolá-los, ou seja, subtrair as coisas para torna-las mais minimalistas, como forma de fazer com que as pessoas enxerguem melhor os elementos e possam refletir melhor sobre o que nos cerca”, explica Vilarouca.

A videoarte que será apresentada dentro da programação online do Sesc foi produzida em parceria com o diretor de cinema Paulo Victor Soares. Além da exibição do vídeo, os dois artistas participarão de uma live, também no perfil @rafaelvilarouca, para conversar com os internautas sobre o processo criativo de Babel. Vale destacar ainda que o conteúdo também será disponibilizado na íntegra na plataforma Tudo em Casa Fecomércio.

SERVIÇO: #tudoemcasafecomércio – Sesc

Exibição da Exposição/Videoarte Babel, de Rafael Vilarouca e Paulo Victor Soares

Dia: 06/05/20

Horário: 19h

Local: @rafaelvilarouca

Mais informações: http://www.tudoemcasafecomercio.com.br/ 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO