18/03/2020 08:00
De hobby a empreendimento, design de ambientes amplia mercado artesanal
Ideal para quem tem perfil criativo, o curso de Design de Ambientes está com matrículas abertas no Senac (Imagem: Aconchego Decoração)

Uma aptidão de infância da consultora  Iandra Virginia Oliveira despertou atenção de amigos e familiares  e fez surgir a empresa Aconchego Decoração Ambientes. A ex-aluna do curso de Design de Ambientes do Senac hoje desenvolve seus próprios artefatos  junto a equipes de artesãos de crochê, marcenaria, cartonagem, barro, de bonecas de pano, estofaria, entre outras especialidades.

Das suas viagens a trabalho para ministrar treinamento e palestras, ela sempre trazia para casa peças de artesanato, como mantas e redes, que atraíam pedidos dos amigos mais próximos, assim começou a surgir sua clientela. Inicialmente, Iandra não pensava em trabalhar com vendas, mas o crescimento espontâneo de sua rede de contatos a incentivou a entrar neste mercado e fazer do seu hobby um empreendimento.

A designer conta que os pedidos passaram a vir de mais longe e hoje ela assina decorações de quartos, oratórios, jardins, espaços rústicos, redários, entre outros ambientes.

Até serem apresentadas nas redes sociais da empresa, peças como bonecos de crochê, caixas e capelas decorativas passam por meses de criação e aperfeiçoamento na eficácia e durabilidade.

“Primeiro, faço a concepção do produto, a pesquisa para imaginar como eu quero, desenhar as medidas, conversar com os fornecedores e fazer o design.  É muita pesquisa, muita conversa, eu investigo tudo. Não existe uma regra geral, tenho que respeitar o que o cliente gosta, e construo junto com eles”, explica ela.

No curso de Design de Ambiente do Senac, os alunos aprendem questões práticas, como tipos de materiais e revestimentos, noções de desenho arquitetônico e medidas de espaços.

Na parte criativa da decoração, é preciso saber harmonizar vários tipos de peça em um layout, como quadros, adornos, tapetes, papéis de parede e cortinas. Para isso, os alunos conhecem os principais estilos de decoração para utilizar como referência e visitam lojas e empresas de mobiliário.

“Procurei o curso porque gostava de decoração, mas não tinha uma formação específica na área”, lembra Iandra. O curso também apresenta as possibilidades do mercado de trabalho para designer de interiores, que para ela tem sido bem próspero, principalmente em datas comemorativas, como a Páscoa e o Dia das Mães, para as quais já tem novidades em produção.

Em março e abril, o Senac inicia novas turmas de Design de Ambientes em Fortaleza, Sobral e Iguatu. Matrículas abertas em cursos.ce.senac.br  

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO