31/01/2020 05:01
Saiba como manter a saúde em dia durante o carnaval
Para além desse período, é importante ter hábitos saudáveis durante todo o ano

“Em fevereiro tem carnaval”. O clima é de alegria com a chegada dos bloquinhos e festas do período carnavalesco, mas, antes de escolher a fantasia para aproveitar a folia, é importante também ficar atento aos cuidados com a saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a base para minimizar possíveis danos está na prevenção das doenças.

Quais as dicas para se divertir sem perder o ânimo? Manter uma alimentação equilibrada, lembrar de beber água para se hidratar e passar protetor solar para evitar superexposição aos raios ultravioleta são atitudes simples e que ajudam a ter fôlego para todos os dias do carnaval. Além disso, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é um dos principais alertas para a população se divertir com segurança. Conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), divulgados em novembro de 2019, o número de pessoas infectadas no Estado (1.417) aumentou 46% em comparação ao mesmo período de 2018, no qual 972 pessoas convivendo com o HIV foram registradas.

Para alertar a população sobre esses riscos e a necessidade de proteção, durante o mês de fevereiro, o Sesc Ceará promove a campanha educativa “Caia na Folia com sua Saúde em Dia”, orientando a população sobre os cuidados necessários nas unidades do Sesc Fortaleza, Iparana, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, além de levar diversas atividades para os centros comerciais, escolas e espaços públicos.

Para a coordenadora Regional de Saúde do Sesc, Lara Mendes, essa campanha reforça a temática nesse período, mas deve ser lembrada durante todo o ano. “Vale destacar que a campanha visa alertar a população sobre a importância de se cuidar durante o Carnaval, mas que é fundamental se proteger e ficar de olho na saúde o ano todo. Vamos promover diversas atividades, entre blitz educativas, bate-papo, visita às escolas e lojas, distribuição de kits com preservativos e outros produtos de cuidado pessoal, para mostrar que é possível, sim, brincar o carnaval com segurança”, explica.

Na capital, por exemplo, o Sesc Centro realizará ações educativas, com foco em saúde e bem-estar, para o público geral e também para os trabalhadores do comércio. A primeira atividade acontecerá no dia 10 de fevereiro, a partir das 11h. A equipe do Sesc Fortaleza, por sua vez, promoverá blitz nos dias 01, 08 e 15 de fevereiro, a partir das 14h, no Aterrinho da Praia de Iracema, e 02, 09 e 16 de fevereiro, às 8h, na Praça da Gentilândia. A ideia é que, nessas ações, a população receba orientações relacionadas à prevenção de ISTs, além de destacar a importância da hidratação durante a folia e dos cuidados com a proteção solar, uma vez que a programação de Carnaval acontece no período da manhã. 

Já no dia 20 de fevereiro, às 16h30, o Terreiro Mestra Margarida, no Sesc Juazeiro do Norte, receberá uma tenda com exposição mediada e orientações sobre prevenção à IST’s , hidratação, cuidados com a pele e os malefícios do abuso de bebidas alcóolicas. Na ocasião, o público terá acesso a serviços gratuitos de higienização facial, quick massagem, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia.

Ainda do Cariri, o Sesc Crato irá promover, no dia 17 de fevereiro, das 8h às 11h30, uma edição do Cordel na Feira no Mercado Municipal Walter Peixoto. O público poderá participar de exposição mediada sobre as IST/HIV/AIDS, hepatites virais e os cuidados com a saúde no período carnavalesco, incluindo distribuição de material educativo e insumos de prevenção. Ações como palestras, panfletagem e orientações também acontecerão em Iguatu, de 17 a 21 de fevereiro. E, de 22 a 26 de fevereiro, os hóspedes e demais visitantes do Sesc Iparana poderão participar de atividades educativas sobre os cuidados com a saúde.

 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO