13/01/2020 01:42
Sem sacrifícios! Confira seis dicas para fazer uma dieta de sucesso
A decisão de ter hábitos saudáveis envolve planejamento e determinação

Todo início do ano a dieta está lá nos planos de muita gente. Seja para caber naquela roupa favorita, ou porque o carnaval ou uma ocasião especial está chegando, ou mesmo para melhorar a qualidade de vida. Porém, o difícil não é apenas iniciar uma dieta, mas sim mantê-la.

Isso porque a decisão de perder uns quilinhos envolve mudança de hábitos, planejamento, foco e determinação. Para ajudar a garantir sucesso na sua dieta a nutricionista clínica do Núcleo Sesc e Saúde, Thayse Guilherme, dá seis dicas valiosas. Confira!

Dicas:

1º - Acompanhamento com Nutricionista: Esse é o primeiro passo, pois o profissional de Nutrição além de fazer uma avaliação completa, também vai ajustar a alimentação às suas necessidades e à sua realidade. Muitas vezes, as pessoas optam por dietas e planos alimentares da moda que exigem sacrifícios difíceis de serem atendidos e a dieta acaba se tornando insustentável.

2º - Planejamento e Organização: São fundamentais para conseguir colocar sua rotina alimentar em dia. Para isso, você precisa planejar o que vai comprar, a quantidade certa a comprar e como vai armazenar. Com planejamento e organização, você sempre terá um lanche saudável à sua disposição.

3º - Cozinhe mais: Não é que você vá ter que cozinhar todas suas refeições, mas sempre que puder, priorize a comidinha feita em casa ao invés de comprá-la pronta! Cozinhando mais você favorece o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, tubérculos, dentre outros alimentos naturais que favorecem uma boa nutrição do corpo e da mente!

4º - Fuja dos processados e ultra processados: Esses alimentos geralmente vêm em embalagens como potes, garrafas e saquinhos. Eles passam por um processo industrial que podem acabar trazendo um desequilíbrio de maneira sistêmica para a sua qualidade de vida, impactando diretamente no ganho de peso e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, já que são ricos em sal, açúcar e gorduras.

5º - Fuja das dietas milagrosas: Aquelas dietas que prometem perder vários quilos em poucos dias podem trazer consequências graves para o seu organismo, como alteração da conformação hormonal. O que acontece bastante, é que ao terminar esses programas alimentares a pessoa recupera todo o peso que perdeu. Além disso, cada dieta deve ser feita baseada nas necessidades de cada organismo.

6º - Se exercite: Faça uma atividade física que você goste! É importante ter prazer ao se exercitar, pois assim, você libera hormônios como endorfina e serotonina que ajudam no processo de emagrecimento, potencializando a queima de calorias. Além disso, fazendo uma atividade física que você goste, conseguirá manter esse hábito com mais facilidade.

 

Nutrição

O acompanhamento nutricional do Núcleo Sesc e Saúde tem por objetivo investigar e avaliar o consumo alimentar, com o objetivo de identificar aspectos que possam melhorar a saúde de forma global, proporcionando qualidade de vida e prevenção de patologias, bem como tratamento de doenças já existentes. O profissional avalia sua composição corporal (através de peso, altura, circunferências e percentual de gordura), hábitos alimentares, rotina diária e nível de atividade física para elaborar um plano alimentar personalizado com orientações e receitas adequado à rotina do paciente.

 

Onde encontrar:

Núcleo Sesc Saúde | Unidade Fortaleza

Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1740

Horário de atendimento: 7h às 21h

Informações: (85) 3464.9303

 

Núcleo Sesc Saúde | Unidade Juazeiro do Norte

Endereço: Rua da Matriz, 277

Horário de atendimento: 8h às 20h

Informações: (88) 3512.3355

 

 

 

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