19/12/2019 03:14
Inovação na Educação profissional foi uma das grandes apostas de 2019
Ao longo do ano, o Senac Ceará revelou talentos mundo afora e apostou ainda mais no aperfeiçoamento

Criar, renovar, inventar e se reinventar. Pode-se dizer que 2019 foi um ano de muitas transformações e, principalmente, de tomadas de decisões, capazes de modificar vidas, tanto no aspecto pessoal, mas, principalmente, no profissional. E para aqueles que decidiram aproveitar este momento para se qualificar profissionalmente, 2019 não deixou a desejar em nenhum aspecto.

 

Foi justamente esse o espírito do Senac Ceará neste ano que se encerra. Seguindo o tom de inovação, foi inaugurada em agosto a sua mais moderna unidade de educação profissional, com uma estrutura de encher os olhos. Assim, o Senac Reference surge com uma proposta disruptiva, adotando princípios do design universal, como acessibilidade em todos os ambientes, além de priorizar a integração entre os segmentos.

O Senac Reference possui 4.437,07m², distribuídos em quatro andares, com mais de 30 ambientes pedagógicos, incluindo laboratórios de educação profissional e duas empresas-escola – o Café Senac e o Restaurante Mayú, que são espaços de atendimento ao público e, ao mesmo tempo, de aprendizado para alunos em diversas ocupações da Gastronomia. A unidade conta ainda com biblioteca com acervo virtual, além do físico, aromateca, modateca, Livraria Senac, Sala Google, Cozinhas Experimentais, GastroLab, dentre outros espaços.

Do Senac para o mundo

Na área da moda, o Senac também voou longe. Os projetos idealizados e os próprios alunos alçaram reconhecimento nacional e internacional. David Lee, formado pela instituição, foi o único brasileiro selecionado para expor na Internacional Fashion Showcase, em Londres. Já a Embaixada Brasileira na capital britânica recebeu exposições do Mestre Espedido Seleiro e do estilista Jun Nakao, em parceria com o Senac.

E o talento dos alunos do Cariri ganhou as passarelas, a exemplo do Dragão Fashion Brasil, quando o publicou conferiu o desfile da coleção Cariri Visceral, que reflete o olhar voltado para as heranças culturais nordestinas. Outro destaque deste ano foi a apresentação da coleção SerTão Cariri, idealizada pela marca de jeanswear Amapô em parceria com o Senac Ceará,  no São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da América Latina. O trabalho foi feito em um processo de colaboração com os alunos do curso de Desenhista de Moda do Senac Crato, sob a supervisão das sócias e idealizadoras da marca, Carolina Gold e Pitty Taliani.

O Senac também participou de diferentes eventos, além de promover uma série de palestras e workshops, como forma de estimular ainda mais o público para a importância do conhecimento e da educação profissional. O renomado chef Rafael Barros, por exemplo, ministrou duas aulas gratuitas sobre alta confeitaria. No Dia Nacional do Design (05/11), o Senac Reference promoveu o workshop Design e Brasilidade, com a jornalista, gestora cultural e curadora Adélia Borges (SP). Abordando a importância da expressão da identidade cultural local, o encontro aconteceu em um momento oportuno, após o design de Fortaleza colocar o município na Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN).

Além disso, o Senac, juntamente com o Programa Mesa Brasil Sesc e a J. Macêdo, promoveu oficinas de gastronomia no Espaço Gourmet da CASACOR Ceará 2019. As oficinas apresentaram o preparo de massas, pães, quiches, além de éclair de jerimum e brownie de batata doce, com foco na sustentabilidade e no combate ao desperdício. O Senac ainda marcou presença no Festival Fartura, promovendo aulas gratuitas com instrutores da instituição, chefs e profissionais da gastronomia, baseadas nas riquezas gastronômicas das diversas regiões do país.

Como não poderia deixar de ser, 2020 promete ser mais um ano de profundas transformações, tanto para aqueles que vão colher o que plantaram em 2019 quanto aos que vão aproveitar o novo ano para dar um passo a mais na carreira. Afinal de contas, nunca é tarde para focar na qualificação profissional, especializar-se ainda mais ou simplesmente dar uma guinada e mudar de ares. É nisso que o Senac trabalha e acredita!  

 

 

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO