20/11/2019 01:58
Oficinas, apresentações musicais, vivências e atividades lúdicas celebram a cultura negra
Sexta edição da Semana Sesc de Promoção da Igualdade Racial acontece até dia 21 de novembro

Shows, oficinas, exibição de filmes e vivências são algumas das atividades que integram a programação da Semana Sesc de Promoção da Igualdade Racial, que em 2019 acontece de 04 a 21 de novembro. Em sua 6ª edição, o evento está, mais do que nunca, pautado na visibilidade e valorização da articulação, mobilização e disseminação das tradições, sociabilidades e culturas da população negra na nossa cidade e no Estado, buscando fortalecer as expressões e impressões de matrizes africanas. A iniciativa faz parte das ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que é marcado pela luta dos negros no Brasil diante da escravidão e do racismo.

De acordo com Kassia Oliveira, estudante de pedagogia e Técnica de Assistência, a Semana Sesc de Promoção da Igualdade Racial também visa destacar a ancestralidade do povo negro, que resiste e luta a cada dia por mais espaço na sociedade. “A ideia do evento é justamente o de propor ideias e temáticas relevantes para a sociedade, que são postas a partir de ações que primam pelo diálogo e pela ludicidade”, afirma.

Um dos destaques da VI Semana Sesc de Promoção da Igualdade Racial é a apresentação das cantoras Luedji Luna e Selma Uamasse, dentro da edição especial do projeto Sesc Sonoridades. As duas artistas, que exploram os ritmos africanos em suas canções fazem show nessa quarta-feira, 20/11, a partir das 19h, no Sesc Fortaleza. A entrada custa apenas 2kg de alimentos não perecíveis, a serem entregues na portaria da unidade no momento do show, que serão destinados às entidade sociais parceiras do Programa Mesa Brasil Sesc.

Nascida na Bahia, Luedji Luna aborda temas que se relacionam a questão da identidade, a partir do olhar da artista sobre si mesma e do contato dela com imigrantes, refletindo sobre a identidade afro-brasileira. Já Selma Uamusse nasceu em Moçambique, mas, ainda criança, foi viver em Portugal. Suas músicas transitam entre o jazz, o soul e o rock e, ao mesmo tempo, apresentam uma forte presença da rítmica do seu país.

 

Feira Preta

Assim como ocorreu em 2018, o evento também vai promover a Feira Preta Sesc, que envolve grupos comunitários e a unidade Sesc Fortaleza, cuja programação acontece a partir das 16h. Na terça-feira, por exemplo, o público pode participar das oficinas de Expressão e Improvisação Corporal e de Abayomi, que são bonecas de origem iorubá feitas com retalhos e que simbolizam resistência, tradição e o poder feminino.

Na quarta-feira, o Sesc Fortaleza recebe as oficinas de bijuteria com tecido africano e materiais recicláveis, de literatura e de turbante, dentre outras. Já as oficinas da quinta-feira, último dia da Feira, são focadas na produção de móbiles e mandalas africanas e na dança com foco nos ritmos africanos, como samba, maracatu, ciranda e axé. Durante todo o período da Feira, os visitantes vão ter a chance de participar de uma vivência de degustação de acarajé, além de conferir as apresentações musicais e a exposição com peças artesanais.

“A Semana Sesc de Promoção da Igualdade Racial não deixa de ser um momento de reflexão, solidariedade, de união e respeito. É também uma forma de compartilhar ideias, saberes, empoderamento e pertencimento, como forma de não apenas mostrar, mas, principalmente, valorizar a força e a resistência da população negra ao longo da história”, finaliza Kassia

Programação disponível aqui: http://bit.ly/343XRZZ

 

Serviço

II Feira Preta | VI Semana Sesc de Promoção da Igualdade Racial

Data: 19 a 21 de novembro

Hora: a partir das 16h

Local: Unidade Sesc Fortaleza - Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro

Inscrições: gratuitas, realizadas no local, com vagas limitadas

 

Sesc Sonoridades – Luedji Luna e Selma Uamusse

Data: 20/11 (quarta-feira)

Local: Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)

Horário: 19h

Entrada: 2kg de alimentos

 

Vem pro Sesc

Agora ficou mais fácil conferir a programação completa das unidades do Sesc Ceará. A plataforma Vem pro Sesc (hiperlink www.vemprosesc.com.br) reúne todas as atividades nas áreas de Lazer, Assistência, Cultura, Educação e Saúde, voltadas para crianças e adultos de todas as idades.

A ideia da ferramenta é justamente o de facilitar o acesso às ações promovidas pelo Sesc, de modo que os interessados possam não só saber o que vai acontecer em cada mês, mas, principalmente, consigam também se programar com antecedência. Para conferir as atividades, basta preencher os filtros disponíveis na plataforma, “O que fa-zer”, “Quando” e “Onde”, e depois aplicar. Em seguida, aparecerá a programação de acordo com as informações assinaladas, com descrição do evento, horário, classifica-ção e se há necessidade de inscrição e descrição, por exemplo.

Além disso, o Vem Pro Sesc também disponibiliza o cadastro para os interessados em receber a newsletter mensal do Sesc, incluindo shows, eventos esportivos, atividades lúdicas e educativas, dentre outros.

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO