24/07/2019 10:35
Circuito de artes e show de Jota Quest abrem Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central
O evento acontece nas cidades de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Ibaretama de 25 a 28 de julho.

25 de julho será um dia histórico para as cidades de Quixadá, Quixeramobim e todos os municípios do Sertão Central do Ceará. Nesta data, o Sesc inicia um grande projeto de incentivo às artes, com o objetivo de atrair atenção para os artistas da região e promover, todos os anos, o encontro com criadores de todo o País, em espetáculos de Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais.

“Uma programação artística e cultural muda completamente a dinâmica de uma cidade, de um território, e estamos com expectativa muito forte para que a população possa abraçar realmente esta Mostra que foi construída com muita atenção, muito carinho e escuta”, afirma Chagas Sales,  gerente de Cultura do Sesc, sobre a iniciativa que tem 65 ações gratuitas em quatro municípios.

Na abertura da primeira edição da Mostra Sesc do Sertão Central,  a festa começa pela manhã, às 8h, com o cortejo pelas ruas de Quixadá, em que desfilam cinco grupos de tradição e duas bandas de música, anunciando o início dos quatro dias de programação.

Na Casa de Saberes Cego Aderaldo, às 8h, a exposição de artes visuais Novos Olhares para Monalisa é aberta ao público, expondo quadros com releituras da célebre pintura de Leonardo da Vinci. Ao mesmo tempo, no Memorial Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, é aberta a exposição Casa Gino, sobre a famosa loja de fotografia de Juazeiro do Norte e recebe a exibição do filme “O Valor do Tesouro Perdido”, em que diretor cearense, Jaildo Oliveira, cria a história de uma família no sertão cearense na década de 1920. O Senac de Quixadá expõe as criações do estilista Jum Nakao reunidas na curadoria “A Hora do Brasil”.

Atores e músicos, locais e convidados, se encontram no Papo Criativo no centro educacional Sesc Ler em Quixeramobim, a partir das 14h. No final da tarde, o Circuito Mestre Piauí de Teatro de Rua toma a Praça do Memorial Raquel de Queiroz, em Quixadá, e na Praça da Matriz de Quixeramobim, às 18h, com espetáculos para a população.  No Teatro Memorial Antônio Conselheiro, o Grupo Giradança (RN) encena a premiada peça Proibido Elefantes, às 19h.


Jota Quest

À noite, às 20h, a atração do palco principal em Quixadá é a banda mineira Jota Quest. Os músicos Rogério Flausino (voz), Marco Túlio Lara (Guitarra), PJ (baixo), Paulinho Fonseca (bateria) e Márcio Buzelin (teclados) apresentam o show “Acústico Jota Quest – Músicas Para Cantar Junto”, que lembram os sucessos da banda ao longo de 22 anos de carreira.

O Ceará entra novamente no roteiro da turnê “Acústico Tour Verão 2019”, que já passou por 90 cidades em 20 estados e está em fase de despedida. Na Praça José de Barros, mais conhecida como Praça do Leão, a banda Jota Quest toca para um público estimado de quinze mil pessoas.

“Fazemos uma viagem no tempo, desde “As Dores do Mundo” e muitas outras músicas que fizeram trilha sonora de muitas pessoas, inclusive as nossas, quando estes sucessos marcaram o momento que a banda vivia”,explica o tecladista da Jota Quest, Márcio Buzelin.

O show é baseado no CD/DVD “Acústico Jota Quest” (Sony Music), lançado em 2017, que recebeu o “Disco de Ouro”. No repertório, clássicos como “Dias Melhores”, “Amor Maior”, “Só Hoje”, “Do Seu Lado”, “O Que Eu Também Não Entendo”, “O Vento”, “Fácil”, “Vem Andar Comigo”, “Dentro De Um Abraço”, “Blecaute”, “Mandou Bem”, “As Dores Do Mundo”, “Encontrar Alguém”, “Sempre Assim”, entre outros, totalmente repaginados para o formato “acústico”, além de novidades como “Morrer de Amor” (parceria com Alexandre Carlo -Natiruts), “Você Precisa de Alguém” (com Marcelo Falcão) e “Pra Quando Você Se Lembrar de Mim” (Wilson Sideral).

Em versão acústica, estas canções se renovam e a banda interpreta a essência delas, explica o músico. “A desconstrução das musicas elétricas para o formato acústico foi mais desafiante do que pensávamos. A impressão que tenho é que a música nasce com uma alma própria e o acústico é tentar deixar a canção com a essência dela mais aparente. Uma sinergia de arranjos que precisam ser tratados com muita delicadeza para a música crescer. Foi um grande aprendizado é isso é perceptível no show ao vivo como vocês poderão perceber“, diz.

O show de Jota Quest marca o início de um projeto do Sesc para apoiar os artistas nesta região do Ceará. Sobre a experiência de participar deste momento, Buzelin destaca a importância do incentivo à cultura. “Ficamos muito lisonjeados em poder participar, pois nós artistas, que sofremos tantos desafios para conseguirmos um lugar ao sol, precisamos dar as mãos e nos auto apoiar. A cultura marca a identidade de um povo, vamos juntos, pois as diferenças culturais só enriquecem”, incentiva.

Serviço
Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central
Data: 25 a 28 de julho
Local: Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Senador Pompeu
Show de abertura com Jota Quest
Data: 25 de julho
Horário: 20h
Local: Praça do Leão em Quixadá
Gratuito

Comentários


AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO