13/11/2019 10:47
Câncer de próstata: cinco coisas que você precisa saber
Foco da campanha Novembro Azul, esse é um dos mais tipos de câncer mais frequentes entre os brasileiros

Dos meses “coloridos” com campanhas de conscientização sobre saúde, um dos mais populares é o Novembro Azul. Inspirado num movimento que começou na Austrália, no Brasil, a campanha teve início em 2011 e busca levar informação sobre a saúde do homem, especialmente o câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. De acordo com estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2019. No entanto, a taxa de sobrevida da doença é alta, aproximando-se dos 100%, e aumenta quando o diagnóstico é feito ainda no início. Por isso é tão importante conhecer sobre o assunto.

Para ajudar a trazer mais informações, conversamos com Marília Bessa, Enfermeira do programa de Saúde do Sesc Ceará sobre alguns dos principais assuntos relacionados ao tema:

1- Prevenção

Como a probabilidade de sucesso no tratamento está diretamente ligada ao estágio em que a doença é descoberta, é muito importante fazer exames preventivos mesmo que não esteja sentindo nenhum sintoma. “A partir dos 50 anos deve-se realizar exames preventivos periódicos. Os dois principais são: o de sangue (PSA) e o clínico (toque retal). Homens com risco elevado devem começar os exames aos 45 anos”, explica Marília.

2- Estilo de vida

Vários estudos apontam relação entre a maior parte dos cânceres e os hábitos das pessoas, com fatores como alimentação, sedentarismo e consumo de determinadas substâncias aumentando consideravelmente as chances de a doença se desenvolver. Por isso, a enfermeira também indica um estilo de vida saudável como meio de se prevenir: “a alimentação é um fator de prevenção contra o câncer, desse modo recomenda-se o consumo frequente de frutas e verduras, limitar o consumo de produtos ultra processados (refrigerantes, biscoitos recheados) e de alimentos ricos em gorduras saturadas, encontradas em frituras e carnes embutidas. Além disso, a atividade física regular também representa fator de proteção, trinta minutos diários ou uma hora três vezes por semema”.

3- Alertas

Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar nenhum sintoma, por isso é tão importante fazer o acompanhamento médico regular. No entanto, alguns sinais podem ser indicativos da doença (ou de outras alterações no órgão). A enfermeira aconselha que a pessoa “deve consultar um urologista caso tenha jato urinário fraco, dificuldade de urinar, vontade frequente, dor ou queimação, sangue na urina ou sêmen”.

4- Tratamento

Com o câncer de próstata diagnosticado, a escolha do tipo de tratamento depende de vários fatores e será definida pela equipe médica responsável, após discussão com o paciente. Marília explica que “para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizada. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal”.

5- Conscientização

Embora ainda haja bastante desinformação e até preconceito com relação ao exame clínico usado no diagnóstico do câncer de próstata, campanhas como o Novembro Azul vêm ajudando bastante. “Com a maior divulgação já podemos perceber a procura nos postos de saúde pelos exames principalmente os homens que possuem histórico familiar e estão na faixa etária de maior incidência a partir dos 50 anos”, ressalta Marília.

Compreendendo a relevância da campanha, o Sesc preparou várias atividades em diferentes locais do Ceará para fortalecer o debate sobre o tema. Confira abaixo a programação.

Programação do Novembro Azul no Sesc:

Fortaleza

Sesc Centro – 14/11, 13h

Mesa Redonda – “Saúde do Homem: Conhecer e Prevenir”

Sesc Centro – 28/11, 11h

Evento com orientações, sorteio de brindes, jogos e brincadeiras

Sesc Fortaleza – 27 e 28/11, das 6h às 21h

Atividades educativas

Juazeiro do Norte

Mercado Pirajá – 14/11, 9h

Abordagem orientada

Educar Sesc – 18/11, 16h

Exposição temática - mesa temática, orientações acerca do tema, entrega de material educativo, preservativos

Terreiro da Mestra Margarida (Sesc Juazeiro do Norte) – 18/11, 17h

Aulão de ginástica

Terreiro da Mestra Margarida (Sesc Juazeiro do Norte) – 28/11, 16h

Tenda da Saúde - higienização facial, Quick massagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais e orientações sobre a campanha novembro azul.

Penaforte

CRAS – 22/11, 9h

Palestra educativa

Crato

Sesc Crato – 14/11 das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 17h30

Exposição mediada

CRAS Seminário – 19/11, 14h

Roda de Conversa e Exposição Mediada

Sesc Crato – 20/11 – 8h30

Evento Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Crato

Mercado Municipal do Crato – 25/11, 18h

Cordel na Feira Alusivo ao Novembro Azul

 

* Programação sujeita a alteração.

Para ver mais da programação do Sesc Ceará, acesse o site vemprosescce.com.br

11/11/2019 10:01
Do sangue à arte: pai e filha se apresentam juntos na Mostra Sesc de Culturas
Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo unem talentos e afetos para compor o espetáculo Solidão no Fundo da Agulha, que será apresentado nesta segunda (11) no Crato

Recursos similares com efeitos distintos, as palavras cantadas e faladas se complementam para envolver o público num sentimento de nostalgia e intimidade que lembra almoços de família aos domingos. Esse é o clima de Solidão no Fundo da Agulha. A atmosfera familiar vem também das músicas e das memórias contadas, mas principalmente da cumplicidade que toma conta do palco quando pai e filha se dividem entre as histórias e as canções que fazem parte do roteiro.

Solidão no Fundo da Agulha é o resultado da junção de histórias marcantes da trajetória do escritor Ignácio de Loyola Brandão com a interpretação de músicas que marcaram esses momentos, feita pela filha dele, a cantora e atriz Rita Gullo. A apresentação nasceu a partir de um livro que unia textos do escritor, contando algumas de suas memórias, e um DVD com as canções na voz de Rita, mas o formato do projeto tem raízes mais profundas na vida da família. “Sempre tive música em casa. Uso para escrever. Mas também passei a vida ouvindo Rita cantar, e muitas vezes cantar com a mãe, Marcia”, conta o autor. Foi da filha a ideia de disponibilizar junto ao livro do pai um álbum com as canções que acompanhavam por tantos anos seus escritos. Daí nasceu o projeto que, posteriormente, ganhou uma versão viva nos palcos.

Autor de obras renomadas como Zero, Não Verás País Nenhum, Cadeiras Proibidas, O Beijo Não Vem da Boca e Dentes ao Sol, Ignácio de Loyola é jornalista e escritor e, recentemente, tomou posse da cadeira de número 11 na Academia Brasileira de Letras. Conhecido por escrever romances, contos, crônicas e obras infantis, o autor coleciona honrarias como o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

Com a paixão pela arte e pela música correndo pelas veias, Rita Gullo seguiu um caminho que é, ao mesmo tempo, uma herança e uma conquista: a vida marcada pelas canções entoadas pela mãe, as tias e a avó e o acompanhar da escrita do pai se seguiram de um processo de estudo e aprimoramento que a levaram a uma carreira própria. Entre seus trabalhos já realizados estão dois discos, a participação em diversas peças teatrais e três livros publicados, todos sobre música. Para ela, que sempre foi muito próxima do pai, apresentar o espetáculo ao lado dele só aumentou a admiração: “O que posso dizer é que até hoje me emociono no final e vejo uma pessoa batalhadora, generosa, que construiu sua vida com determinação, curiosidade, sonho e um pouco de loucura”, revela.

No espetáculo, enquanto o escritor narra memórias de diferentes fases de sua vida, a cantora apresenta canções como Amado Mio (Doris Fisher/ Allan Roberts), Valsinha (Chico Buarque e Vinicius de Moraes) e Que reste-t-il de nos amours? (Charles Trenet). Entre os acontecimentos que ganham espaço na narrativa estão desde histórias da infância, como o fascínio pelo filme Gilda, com a atriz Rita Hayworth, até causos da vida como jornalista e escritor.

Rodando o Brasil e o Exterior há seis anos, o espetáculo já proporcionou muitas emoções ao público e aos artistas. Dos inúmeros momentos vividos a partir do projeto, o escritor destaca experiências únicas, como a oportunidade de levar a arte para lugares que parecem até inusitados: “Nunca esqueço uma tarde em uma biblioteca municipal de um bairro de São Paulo, periferia da periferia. Havia apenas sete pessoas. Fizemos o show. Aquelas pessoas tinham ido e precisávamos respeitar. No final, elas tinham lágrimas nos olhos e nos agradeceram, dizendo ‘Nunca vem nada aqui. Foi um dia diferente em nossas vidas. Estamos cheios de novela’”, relembra. Rita lembra a emoção de apresentar o projeto na abertura de um dos principais festivais literários de Portugal: “Tivemos que repetir a dose para aqueles que não puderam comparecer ao evento e ficaram curiosos por causa dos comentários e até para aqueles que quiseram assistir mais uma vez. Esse show é curioso, algumas pessoas assistem dezenas de vezes”.

Solidão no Fundo da Agulha também está na programação da Mostra Sesc de Culturas Cariri. O espetáculo será apresentado nesta segunda-feira, às 19h, no Senac Crato.

07/11/2019 03:56
Moda autoral e lançamento de livros nas ruas do Crato
Integrando a programação da Mostra Sesc de Culturas Cariri, o Senac apresenta duas coleções de moda e lança livros neste fim de semana

A Praça da Sé do Crato se transforma em passarela da moda neste sábado (09), a partir das 19h, com a realização do evento Senac Moda Cariri apresentando as coleções A Linha A Luz de Sérvulo Esmeraldo e Cariri Visceral. Inédita, a primeira faz uma homenagem ao artista nascido no Crato, Sérvulo Esmeraldo, por ocasião dos seus 90 anos. A Cariri Visceral, por sua vez, estreou em Fortaleza na última edição no DFB Festival, maior evento de moda autoral do país. Ambas foram criadas e desenvolvidas por alunos do Senac Crato. O evento é aberto ao público e integra a programação da Mostra Sesc de Culturas Cariri.

A coleção A Linha A Luz de Sérvulo Esmeraldo leva a assinatura dos alunos do curso de Figurinista. Homenageado em 2019 pelo Governo do Estado do Ceará, que instituiu o Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, o artista construiu sua trajetória como escultor, gravador e desenhista de notório reconhecimento nacional e internacional.

“A inspiração veio da exposição A Linha A Luz O Crato, que Sérvulo Esmeraldo realizou no Crato em 2016. Cada aluno criou uma proposta para passarela baseada em uma obra”, explica o instrutor Salvide Rocha, à frente do projeto. A turma de 14 alunos elaborou 14 looks usando tecidos como veludo, Oxford, plástico, microfibra, malha, brim, e técnicas de sublimação para estamparia.

                Já a coleção cápsula Cariri Visceral foi criada e desenvolvida por alunos dos cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista. A proposta é traduzir o passado, presente e futuro que projetam a Região do Cariri como espaço múltiplo e forjador da identidade cearense e nordestina, usando a linguagem da moda. As referências vêm da diversidade, tradição, vanguarda, de toda herança cultural da terra dos Kariris, de Padre Cícero e de “Seu Espedito”, conhecida também como “Oásis do Ceará”, pela sua riqueza natural.

São 13 looks elaborados coletivamente por 16 alunos, sob orientação da instrutora do Senac Crato no segmento de Moda, Ariane Morais. Entre macramês, cordas, palhas, organzas, voal, rendas, couros, acessórios de correntes e pedrarias, se destacam as peças de couro do Mestre da Cultura Cearense Espedito Seleiro e as tramas experimentais do artista-tecelão do Cariri, Alexandre Heberte.

Lançamento de livros

                Antes dos desfiles, a Editora Senac Ceará lança os livros “Mixologia: o universo do bartender cientista”, dos autores Victor Quaranta e Henrique Ferrera, e “Cozinha: do fogo aberto ao século XXI”, da autora e arquiteta Ana Virginia Furlani. Os eventos também acontecem durante a Mostra Sesc de Culturas, na Praça da Sé, no Crato. O lançamento do livro sobre mixologia ocorre neste sábado (9), a partir das 17h. Já o lançamento do livro sobre cozinha acontece no domingo (10), também às 18h. A ação faz parte da programação do Sistema Fecomércio-CE. 

Com uma escrita leve e objetiva, em meio a expressivas e impactantes fotografias, o livro sobre mixologia traz informações dos segredos de bar que nunca foram documentados. Na obra, o leitor pode desmistificar e aprender como Victor Quaranta, um dos mais criativos bartender e mixologista do Brasil, executa suas técnicas no universo da coquetelaria.

A utilização de ingredientes artesanais, modos de elaboração e criação de coquetéis, storytelling, drinks clássicos e exclusivos do autor, mixologia molecular, dentre outros temas compõem o sumário do exemplar de 200 páginas.

A cozinha e o homem nasceram juntos. Desde o período em que o homem dominou a arte de acender o fogo, até os dias atuais, ambos sofreram profundas e indissolúveis alterações. A cozinha já foi o local dos escravos, dos serviçais, da dona de casa e até mesmo de ninguém. Atualmente, esse espaço conquista cada vez mais o protagonismo da casa, sendo o coração pulsante do lar.

É nesse contexto que Ana Virgínia, autora do livro Cozinha: do fogo aberto ao século XXI, convida o leitor para uma viagem na evolução da cozinha, desde a descoberta do fogo até as cozinhas moduladas deste século. Na narrativa, Furlani analisa o contexto político, social e econômico de cada período e sua influência na arquitetura dos lares, sobretudo, das cozinhas.

O exemplar traz como proposta viajar por muitos sabores, cores e aromas que fizeram e fazem do ato de cozinhar um dos mais belos manifestos da cultura humana. Durante o lançamento, haverá um bate papo com a autora.

Nos dois eventos, os autores de ambos os livros contemplarão o público com momento dedicado para autógrafos.

Durante o período da Mostra, a Livraria Senac Ceará estará presente, em um estande na Praça da Sé, com livros sobre arte, cultura, gastronomia, design, artesanato, onde oferecerá, também, importantes títulos das Edições Sesc.

 

Mostra Sesc de Culturas Cariri

Consolidada ao longo de duas décadas como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil, a Mostra Sesc de Culturas Cariri proporciona múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural na região. Mais do que nunca, o encontro deste ano está baseado na conexão entre tradição e contemporaneidade, unindo brincantes, mestre de tradição, artistas, pesquisadores e público em geral.

Uma oportunidade de trocar ideias e experiências, a partir do intercâmbio de conhecimento. O fazer artístico e suas variadas expressões, questões de acessibilidade, sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial e memória social são apenas alguns dos temas que vão ser discutidos e partilhados ao longo dos cinco dias da Mostra.

 

Serviço:

LANÇAMENTO DOS LIVROS DA EDITORA SENAC CEARÁ

Mixologia: o universo do bartender cientista

Data: 09/11/19

Horário: A partir das 17h

Local: Praça da Sé - Crato 

 

Cozinha: do fogo aberto ao século XXI

Data: 10/11/19

Horário: A partir das 18h

Local: Praça da Sé - Crato 

 

SENAC MODA CARIRI

Data: 09/11/19

Horário: A partir das 20h

Local: Praça da Sé - Crato 

06/11/2019 03:25
Anná: representatividade e quebra de padrões em forma de música
Com apenas 24 anos, a cantora paulista mistura diferentes ritmos com fortes mensagens

“Eu me aceitei... e foi delicioso”. É assim que Anná termina a canção “Carta à Boa Forma”, presente no EP Pesada, de 2017. Não por acaso, a cantora e compositora encontrou na arte uma forma de se conhecer melhor, de se respeitar e, principalmente, de se amar. E nesse movimento de descoberta e redescobertas, entre melodias e poesia, Anná também inspira, principalmente outras mulheres.

Prova dessa inspiração está no próprio clipe de “Carta à Boa Forma”. No vídeo, a cantora está cercada de outras tantas mulheres, de diferentes padrões de corpos, em trajes de banho, como forma de justamente questionar e quebrar os padrões impostos pela sociedade. Na gravação, como a artista conta, todas estavam um tanto quanto tímidas, mas, ao final, dançaram, se soltaram e, o melhor: se aceitaram, como a própria letra diz.

“A pressão estética é uma questão que eu mesma vivi. Tive bulimia na adolescência e isso foi muito marcante, muito pesado. Foi uma coisa que eu senti na pele, que toda mulher sente, mas que precisamos combater”, explica. A gordofobia, no entanto, é apenas um dos temas abordados em seu primeiro EP. Violência social, machismo e preconceito também estão presentes em suas músicas, que vem chamando atenção por misturar diferentes ritmos, como samba, baião, rock, reggae, pop, brega, tango e até polca. 

Todas essas referências foram sendo elaboradas por Anná ao longo de sua trajetória artística, que, de certa forma, começou ainda criança. Ela, que tem 24 anos, nasceu em Mococa, interior de São Paulo, e já na escola começou a cantar. Em casa não era diferente, pois sempre ouvia muita música junto com a família. Entretanto, Anná nunca imaginou que essa paixão viraria, de fato, profissão. Tudo mudou quando foi morar em São Paulo, para fazer faculdade de Cinema. Lá, conheceu muitas pessoas envolvidas com arte e percebeu que era possível, sim, fazer e viver de música. 

“Em São Paulo, eu me joguei! É uma paixão enorme pelo fazer, pelo cantar e estou aqui nessa descoberta eterna. Ninguém escolhe viver de música por ser um caminho mais fácil. Eu nunca imaginei na minha vida que isso fosse acontecer, não tinha me planejado para isso, mas foi como um chamado. A música me chamou, eu tentei resistir, pois sabia que o caminho seria tortuoso, mas não tive como fugir. E agradeço por não ter fugido”, afirma.

Convicta de que não poderia dar de ombros para esse chamado, Anná segue seu caminho. Após o elogiado primeiro trabalho, lançado por meio de um financiamento coletivo, a artista revela que o seu novo disco vai sair já no início de 2020. Vão ser 10 faixas, todas compostas pela própria cantora, em “doses cavalares de uma Anná existencialista, sarcástica e esquisita”.  

“Sou extremamente comunicativa e adoro quando todos cantam e dançam juntos. Eu me sinto muito livre no palco, expurgo e busco levar o público para essa catarse comigo. Vai ser muy caliente”, promete a artista, que faz show no dia 10 de novembro, às 20h30, no Palco RFSSA, Crato.

 

Mostra Sesc de Culturas Cariri

Período: 08 a 12 de novembro

Local: Região do Cariri

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS

 

04/11/2019 04:56
Senac oferta oficinas e workshops com preços promocionais
Na Black Friday Senac, cursos em áreas como Beleza, Moda, Gastronomia, Gestão, Comércio, Turismo, Conservação e Zeladoria estão a partir de R$ 30,00

Em novembro, o Senac oferta oficinas e workshops para quem deseja aprender algo novo para agregar ao currículo, desenvolver habilidades e até para gerar renda extra no final do ano. Com o mote da Black Friday, esses ganham preços promocionais e chegam a todas as unidades do Senac no Ceará. Com valores a partir de R$ 30,00, as inscrições já estão abertas no site https://bit.ly/327yaGe

Como instituição do Sistema Fecomércio que promove a educação profissional, o Senac Ceará oferta cursos para qualificar os trabalhadores do comércio em diversas áreas, de acordo com as demandas do mercado. Dessa forma, as oficinas e workshops de final de ano são voltadas para as áreas de Beleza, Moda, Gastronomia, Saúde, Gestão, Comércio, Informática, Artes, Idiomas, Turismo, Conservação e Zeladoria. Confira alguns cursos da Black Friday Senac:

Senac Reference

Para quem está focado em melhorar o desempenho nos negócios no final do ano, a dica na área do Comércio é o workshop de Design Thinking aplicado a Vendas. “O design tem se tornado ferramenta fundamental no desenvolvimento de projetos, pois permite que gestores e empreendedores solucionem desafios de forma criativa e inovadora, por meio do Design Thinking”, recomenda o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, Sidarta Cabral.

Também há inscrições abertas para a aula de Conversação Intensiva em Língua Inglesa, que valem para profissionais das mais diversas áreas de atuação. No segmento da Beleza, se destacam as aulas de Automaquiagem, Penteados para Festas e Cuidados com a Pele. Na Moda, seguindo as tendências desse setor, tem workshop de Customização de Jeans e Moulage. 

Na área de Gastronomia, as opções para quem está de olho no mercado dos doces são: Sobremesas Natalinas; Bolo de Pote e Bombons Trufados. Para quem mora só, a dica é o workshop Cozinha para Solteiros com técnicas de congelamento. Já para quem deseja passear por novos sabores da culinária italiana e japonesa, o Reference promove Festival de Pizza e Workshop de Sushi. 

A programação da Black Friday é uma oportunidade também de conhecer a mais moderna unidade do Senac no Estado, com instalações recém-inauguradas e equipamentos de última geração. Os seus prometem transformá-la em referência, sendo a primeira escola de educação profissional do Ceará que reúne recursos como biblioteca com acervo virtual, além do físico; aromateca; modateca; Livraria Senac; Sala Google; cozinhas experimentais; café; snack bar e restaurante. 

Senac Centro

No Senac Centro são mais de 70 turmas com inscrições abertas. Na área de Gastronomia, se destacam os cursos para as datas festivas de final de ano, como Doces Refinados para o Natal, Panetone Caseiro, Guloseimas a base de chocolate para o Natal. Mas há diversas opções para quem deseja aprender novas receitas para incrementar suas festas ou as vendas no seu negócio, como Doces Finos, Brigadeiro Gourmet, Pizza Artesanal, Massa para Tortas e Bolos Caseiros, Risoto, dentre outros. 

Setor de alta empregabilidade, a Saúde exige do profissional constate atualização e aperfeiçoamento. Na Black Friday Senac, há turmas voltadas para Normas de Segurança conforme Anvisa; Medidas Ópticas e Lensometria para Balcão de Vendas e Laboratórios; e Atualização em Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização e Sala de Recuperação.

De olho nas demandas do mercado da Beleza, as oportunidades vão desde Corte de Cabelos Crespos e Barba Estilizada até Alongamento de Unhas (Técnica Acrílica e com Porcelana). O segmento das Artes também traz propostas interessantes para quem se interessa por Fotografia, que vão desde Composição Fotográfica com Smartphone até Fotografia de Moda.

As tendências também ditam as oficinas e workshops ofertados na área de Comércio e Gestão, como Abordagem para o Influenciador Digital; Design Thinking aplicado a Vendas; Cross Selling e Up Selling: Experiência para o Cliente; Marketing Pessoal; Etiqueta Corporativa; e Vendas de Alta Performance.

Senac Quixadá

Automaquiagem, Spa Corporal e Básico em Escova são apenas algumas opções das aulas que acontecem em Quixadá, no segmento de Beleza. Na Gastronomia, a programação aposta nas novidades que vêm movimentando o setor, como Cozinha Fitness; Hamburgueria; e Cozinha Light e Diet; e nas demandas das festas de final de ano, ofertando os cursos de Ceia Natalina e Sobremesas Natalinas. Também há inscrições abertas nas áreas de Gestão, Comércio, Idiomas, Saúde e Moda.

Senac Sobral

Piping – Técnicas com Bicos de Confeitar é um dos workshops que acontecem em Sobral, para quem deseja se aperfeiçoar no ramo da Gastronomia. Na programação também constam Finger Foods; Biscoitos Variados; Bolos Caseirinhos: Faça e Venda; Pizzas Doces e Salgadas.

Também estão abertas inscrições para cursos de Beleza abordando técnicas de Corte de Cabelos Feminino e Masculino; Penteados para Festas; Técnicas de Maquiagem; e Tratamento Capilar. Há opções ainda nas áreas de Informática e Conservação e Zeladoria.

Senac Itapipoca

A Black Friday Senac em Itapipoca traz oportunidades de conhecimentos nas áreas da Beleza – Banho de Beleza; Depilação Facial; Tratamento Reconstrutor da Fibra Capilar; e Automaquiagem – e das Artes – Brinquedo com Materias Recicláveis e Pintura em Tecido.

Senac Maranguape

De olho no potencial da Região, o Senac Maranguape foca no turismo e oferta os cursos de Planejamento e Comercialização de Roteiros Turísticos; Tendências e Oportunidades para Empreender no Turismo do Ceará; Qualidade no Atendimento ao Turista; e Turismo e Inclusão.

Senac Cariri

O final do ano é a melhor data para o comércio e, para ofertar produtos e serviços de qualidade é preciso se qualificar. Para quem está pensando em conquistar clientes e alavancar suas vendas no período, os cursos de Ceia Natalina e Sobremesas Natalinas são excelentes investimentos na Gastronomia, assim como o Intensivo em Vendas; no segmento de Comércio. As unidades do Senac em Crato e Juazeiro do Norte também estão com inscrições abertas nas áreas de Informática, Beleza e Idiomas. 
Mais informações e inscrições: https://bit.ly/327yaGe.

01/11/2019 03:08
Adélia Borges discute Design e Brasilidade no Senac Reference
Workshop acontece na próxima terça (05) e é voltado para designers, fotógrafos, artesãos, arquitetos, artistas plásticos e profissionais da Economia Criativa.

No Dia Nacional do Design (05/11), o Senac Reference promove o workshop Design e Brasilidade, com a jornalista, gestora cultural e curadora Adélia Borges (SP). Abordando a importância da expressão da identidade cultural local, o workshop acontece em momento oportuno, após o design de Fortaleza colocar o município na Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN). Voltado para designers, fotógrafos, artesãos, arquitetos, artistas plásticas, profissionais da Economia Criativa, esse acontece de 9h às 17h. As inscrições estão abertas no site http://cursos.ce.senac.br.

Depois de um tempo com o olhar voltado apenas para o exterior, nas duas últimas décadas há uma “descoberta” da brasilidade como fator de diferenciação do design contemporâneo brasileiro não apenas no mercado local, como também no internacional. O workshop tem o objetivo de historiar os diferentes caminhos que vem sendo trilhados por diversos profissionais ao longo do tempo no que concerne à expressão de uma identidade cultural local em seus projetos. Pretende também provocar uma reflexão sobre os riscos de uma visão estereotipada sobre o tema.

“Os participantes vão conhecer a mais moderna unidade do Senac no Estado. Com instalações recém-inauguradas e equipamentos de última geração, o Reference traz em sua programação aulas nos segmentos de Moda, Beleza, Gastronomia, Artes, Gestão, Comércio, Design e Idiomas”, destaca a diretora de Educação Profissional, Geórgia Philomeno Gomes. Os diferenciais da unidade prometem transformá-la em referência, sendo a primeira escola de educação profissional do Ceará que reúne recursos como biblioteca com acervo virtual, além do físico; aromateca; modateca; Livraria Senac; Sala Google; cozinhas experimentais; café; snack bar e restaurante.

Adélia Borges

Jornalista com passagem por diversos dos principais veículos de imprensa do Brasil, Adélia Borges passou a se especializar em Design quando foi diretora da Revista Design e Interiores (de 1987 a 1994). Interessada em divulgar o tema para um público da área de negócios, foi editora de design e colunista do jornal Gazeta Mercantil. Como jornalista freelance, já contribuiu para jornais como Folha de São Paulo e Valor; e revistas como Bamboo, Bravo, Casa Vogue, Kaza, Wish, Exame, Exame Vip, Projeto Design, Arc Design, Ícaro e Serafina (Brasil) e Interni (Itália), Axis (Japão), Architécti (Portugal), Form (Alemanha), Object (Austrália), Indaba (África do Sul) e Diseña (Chile), entre outras publicações. É autora de mais de 400 matérias, notas e artigos publicados em jornais e revistas do Brasil e do exterior. 

Desde o início dos anos 90 Adélia vem realizando exposições e projetos culturais, em vários locais do Brasil e do exterior. Já foi responsável pela organização e curadoria de mais de 70 mostras nacionais e internacionais. Interessada na implantação de políticas públicas relacionadas à cultura e ao design em nosso país, de 2003 a 2007 dirigiu o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, pertencente ao governo do Estado. Em 2008, coordenou a equipe encarregada da elaboração do projeto conceitual do Pavilhão das Culturas Brasileiras, museu público em São Paulo sediado em edifício projetado no início dos anos 1950 por Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera. Integrou e ainda hoje participa de conselhos de instituições culturais, comitês diversos e júris de premiação de design, no Brasil e no exterior.

Serviço:

Workshop Design e Brasilidade – Adélia Borges

Data:  05.11

Horário: 9h às 17h

Local: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, nº 1301 – Aldeota)

Vagas: 40

Investimento: 10X R$ 25,00 ou R$ 250,00 (CC)

Mais informações e inscrições: https://cursos.ce.senac.br/

01/11/2019 02:44
Começa troca de ingressos para a Mostra Sesc de Culturas Cariri
Evento estimula a solidariedade a partir da doação de alimentos. Trocas podem ser feitas a partir desta segunda-feira (04)

Com mais de 20 anos de história, a Mostra Sesc de Culturas Cariri une, mais uma vez, arte, cultura e solidariedade, convidando o público a doar alimentos não perecíveis durante toda a programação. De 08 a 12 de novembro, acontecem mais de 300 atividades gratuitas em 23 cidades do Cariri com diferentes linguagens, como artes cênicas, artes visuais, música, literatura e audiovisual.

Para os shows de abertura e encerramento, além dos espetáculos e apresentações em lugares fechados, é necessária a doação antecipada de 2 kg de alimentos não perecíveis. Os interessados podem adquiri-los de forma antecipada, a partir do dia 04/11, assim como no dia das apresentações, de acordo com a disponibilidade e limitação de público. Os pontos de troca são as unidades do Sesc em Juazeiro do Norte e no Crato, de 8h às 19h.

Além dos grandes shows, o público também pode exercer a solidariedade durante todas as apresentações, fazendo a doação dos alimentos no local de cada ação. Todos os alimentos arrecadados são destinados às instituições sociais beneficiadas pelo Programa Mesa Brasil Sesc.

De acordo com Chagas Sales, Consultor do Programa Cultura do Sesc Ceará, a expectativa é superar a arrecadação da edição passada. “Em 2018, foram mais de 37 toneladas de alimentos arrecadados durante os shows de abertura e encerramento da Mostra Sesc. É importante lembrar que as pessoas podem doar em todas as apresentações. Por meio da colaboração do público, o programa Mesa Brasil Sesc beneficiou 125 instituições sociais cadastradas na região do Cariri”, relata.

Sobre o Mesa Brasil

Programa do Sesc que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Presente no Ceará desde 2001, o programa atende no Estado mais de 400 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento a cerca de 250 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas. Desde sua implementação, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 45 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras.

Como uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para o combate à fome e ao desperdício de alimentos no estado, o programa atua em 40 municípios do Ceará a partir dos bancos de alimentos das cidades Fortaleza, Sobral, Iguatu e Cariri (com sede em Juazeiro do Norte).

Mostra Sesc de Culturas Cariri

Consolidada como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil, a Mostra Sesc de Culturas Cariri proporciona múltiplas experiências estéticas e de imersão cultural na região. Mais do que nunca, o encontro deste ano está baseado na conexão entre tradição e contemporaneidade, unindo brincantes, mestre de tradição, artistas, pesquisadores e público em geral.

Uma oportunidade de trocar ideias e experiências, a partir do intercâmbio de conhecimento. O fazer artístico e suas variadas expressões, questões de acessibilidade, sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial e memória social são apenas alguns dos temas que vão ser discutidos e partilhados ao longo dos cinco dias da Mostra.

SERVIÇO

Troca de ingressos Mostra Sesc de Culturas Cariri

Período: a partir do dia 04/11

Horário: 8h às 19h

Locais:

Juazeiro do Norte: Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227 – Centro)

Crato: Unidade Sesc do Crato (Rua André Cartaxo, nº 443 – São Miguel)

 

Show de Abertura - Gal Costa "A Pele do Futuro" 

Dia: 08/11

Horário: 20h

Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato

Show de Encerramento - Nando Reis "Esse Amor sem Preconceito"

Dia: 12/11

Horário: 20h

Local: Largo da Matriz, em Juazeiro do Norte

 

Mostra Sesc de Culturas Cariri

Período: 08 a 12 de novembro

Local: Região do Cariri 

Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS

 

30/10/2019 11:51
Está chegando o Enem! Sesc promove aulões preparatórios para o exame nacional
Com vagas limitadas, as aulas são gratuitas e contemplam todas as áreas abordadas na prova

À medida que outubro passa, 5,1 milhões de estudantes de todo o Brasil começam uma contagem regressiva cheia de ansiedade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ajudar na preparação para a prova, o Sesc oferece aulões preparatórios para o exame, nos dias 19 e 26 de outubro e 01 e 09 de novembro.


As aulas ocorrerão na unidade do Centro e tratarão de todas as áreas das provas. Para participar, é necessário preencher um formulário de inscrição aqui. Em seguida, ele deve ser encaminhado para o e-mail culturasesccentro@sesc-ce.com.br. As vagas são limitadas.


Informações sobre o Enem
As notas do Enem podem ser usadas para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o País, e para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes também podem obter benefícios pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

SERVIÇO

Aulões do SESC preparatórios para o Enem

Calendário:

Dia 01/11: Redação; Ciências Humanas; Linguagens e Códigos: 8h às 13h

18h às 21h30

Dia 09/11: Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias: 8h às 13h

Rua 24 de Maio, 692 – Centro

Telefone: (85) 3455-2118

Inscrições: forms.gle/YZRtMwitQz1BYJrS6

28/10/2019 03:36
No mundo da leitura: evento em Fortaleza celebra a Semana do Livro e da Biblioteca
De 29 a 31 de outubro, Sesc Fortaleza promove rodas de conversa, saraus, encontros com escritores, oficinas e trocas de livro, dentre outras atividades gratuitas e abertas ao público

Incentivar a leitura e a construção do conhecimento por meio da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Essa é a proposta da Semana do Livro e da Biblioteca, que acontece de 29 a 31 de outubro no Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro). Voltado para crianças e adultos, o evento também tem o objetivo de destacar a importância do bibliotecário, que é a pessoa responsável por tratar a informação e torná-la acessível ao público.

A programação é gratuita e vai contar com diversas atividades lúdicas e educativas, como rodas de conversa sobre leitura, saraus, encontros com escritores e oficinas criativas. Os visitantes também vão ser convidados a doar livros para o projeto Bookcrossing, iniciativa mundial que estimula o compartilhamento e, consequentemente, contribui com a universalização da leitura e da cultura. Além de doar, é possível também levar um livro para casa.

Programação

Dia: 29/11 (terça-feira)

9h - Bate-papo Literário: Retalhos de Clarice com David Gomes

14h – Bate-papo Literário: Biblioterapia, com Nara Barreto

Troca- troca de livros (Livros Livres)

Bookcrossing

19h - Bazar das Letras com as escritoras Virginia e Micélia Oliveira

Livro: Sibilas, uma Alquimia Literária

Mediação: Rosa Morena

 

Dia: 30/11 (quarta-feira)

9h e 15h - Bate-papo Literário: A Importância do Ato de Ler, com Talles Azigon            

Troca- troca de livros (Livros Livres)

Bookcrossing

 

Dia: 31/11 (quinta-feira)

9h e 15h - Bate-papo Literário: Literatura Escrita por Mulheres, com Anna K. Lima e Isabel Costa .

Troca- troca de livros (Livros Livres)

Bookcrossing

 

Vem pro Sesc

Agora ficou mais fácil conferir a programação completa das unidades do Sesc Ceará. A plataforma Vem pro Sesc (hiperlink www.vemprosesc.com.br) reúne todas as atividades nas áreas de Lazer, Assistência, Cultura, Educação e Saúde, voltadas para crianças e adultos de todas as idades.

A ideia da ferramenta é justamente o de facilitar o acesso às ações promovidas pelo Sesc, de modo que os interessados possam não só saber o que vai acontecer em cada mês, mas, principalmente, consigam também se programar com antecedência. Para conferir as atividades, basta preencher os filtros disponíveis na plataforma, “O que fazer”, “Quando” e “Onde”, e depois aplicar. Em seguida, aparecerá a programação de acordo com as informações assinaladas, com descrição do evento, horário, classificação e se há necessidade de inscrição e descrição, por exemplo.

Além disso, o Vem Pro Sesc também disponibiliza o cadastro para os interessados em receber a newsletter mensal do Sesc, incluindo shows, eventos esportivos, atividades lúdicas e educativas, dentre outros.

 

 

       de   8    

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO