22/01/2020 05:05
Janeiro Branco alerta para cuidados com a saúde mental
Identificar os sintomas é o primeiro passo para buscar ajuda e procurar por um profissional qualificado

Assim como o corpo, a mente também precisa de atenção e de cuidados diariamente. Problemas de saúde mental como depressão e ansiedade têm se tornado cada vez mais comuns de acordo com a Organização Mundial de Saúde. E o Brasil está no topo da lista com o maior número de pessoas ansiosas, sendo 9,3% da população (19 milhões de pessoas) com algum transtorno de ansiedade e 5,8% (12 milhões de pessoas) com depressão, maior taxa da América Latina.

Como forma de alertar a sociedade e propor a reflexão sobre o tema, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental por meio da campanha “Janeiro Branco”. Segundo a psicóloga da Clínica Sesc Saúde, Telma Fernandes, existem fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento desses transtornos. “Esse alto índice estaria relacionado a motivos como violência urbana, manutenção financeira e traumas de infância, por exemplo”, aponta.

Identificar os sintomas é o primeiro passo para buscar ajuda e procurar por um profissional qualificado para ter o acompanhamento necessário. Além disso, é necessário manter o equilíbrio entre o corpo e a mente por meio de atividade física, hábitos saudáveis, espiritualidade e procurando fazer algo que gosta e dar prazer. A psicóloga afirma que ansiedade é um sentimento normal quando você se depara com algo novo ou desconhecido. No entanto, o sinal de alerta deve acender quando esse medo ocorre com muita frequência, de forma exagerada, comprometendo a qualidade de vida do indivíduo.

“Na ansiedade existe uma necessidade de antecipação do futuro para conhecimento e controle, desta forma o indivíduo sofre já que esse desejo é impossível de ser realizado”, explica. Entre os sintomas estão sofrimento por antecipação, inquietação, angústia, nervosismo, medos irracionais, sintomas físicos como taquicardia e boca seca.

Já a depressão, segundo Telma Fernandes, ocorre por uma alteração química no cérebro que pode ser de origem genética ou relacionada a acontecimentos marcantes. Entre os principais sintomas estão: tristeza que se prolonga por mais de duas semanas, angústia, desesperança, desânimo, cansaço, diminuição ou incapacidade de sentir alegria ou prazer, insegurança e pensamento negativo. “A Depressão está mais relacionada a acontecimentos envolvendo traumas e perdas, em que o indivíduo apresenta dificuldades em processar e aceitar uma nova realidade”.

Tema recorrente em setores da sociedade, a saúde mental esteve cercada de tabus e preconceitos ao longo de décadas, mas nos últimos anos ganhou visibilidade e se tornou pauta obrigatória em debates sobre qualidade de vida e bem-estar. Durante o mês de janeiro, o Sesc Fortaleza desenvolve atividades com o público da unidade e em empresas, promovendo rodas de conversas, dinâmicas de grupos e oficinas sensoriais.

Serviço

Clínica Sesc Saúde

Endereço: Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

Mais informações: (85) 3464.9303

20/01/2020 03:17
Jovens do Cariri apostam em moda autoral e lançam marca própria
Ex-aluna de modelismo do Senac e integrante do Projeto Cariri Visceral lança marca de acessórios


Em maio de 2019, um dos maiores eventos de moda do País, o DFB Festival, exibiu em desfile as peças criadas por dezesseis alunos dos cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista do Senac Ceará. Moradores do Cariri, os jovens investigaram a história e as tradições da sua região para criar a coleção cápsula Cariri Visceral, projeto que segue vivo na criação de moda autoral e, seis meses depois, rendeu o convite para criar, em parceria com a marca Amapô, a coleção SerTão Cariri, recebida na São Paulo Fashion Week.

Essas experiências motivaram alguns alunos do curso de Modelista do Senac a iniciar suas próprias marcas de roupas e acessórios. A Borboleta Studio, criação da ex-aluna do Senac Nayara Galdino, saiu da gaveta e virou realidade. Com foco em acessórios, a marca vendida via Instagram começou a ser criada durante o curso do Modelagem, quando ela participava do coletivo Cariri Visceral. O contato com um dos artesão mais conhecidos da região, Mestre Espedito Seleiro, cujas peças em couro também tiveram projeção internacional, encorajou Nayara apostar no próprio talento.

 “Saí do emprego para ter meu negócio, mas ainda estava perdida, pois sabia fazer algumas coisas, e não definia o que fazer. Daí quando fui para o bate papo com o seu Espedito, defini que deveria arriscar no que eu mais gostava e viver de paixão mesmo. No caso, os acessórios”, afirmou.

Nayara também analisa como positiva a experiência em concluir o curso de Modelista agregando sua participação na criação da marca Cariri Visceral. “Vejo toda a experiência como base para a profissional que eu sou hoje. Foi uma oportunidade mostrar nosso talento. Hoje eu arrisco com segurança na minha própria marca, a Borboleta Studio”, disse.

A instrutora de moda do Senac no Cariri, Ariane Morais, foi uma das mentoras do Cariri Visceral e afirma há planos para o futuro do grupo.  “Estamos tentando firmar o projeto Cariri Visceral ainda para este semestre, com uma nova coleção para o Dragão Fashion, além da Mostra Sesc de Culturas que acontecem em maio deste ano.

Aprenda modelagem no Senac

O curso de Modelista é complemento do curso de costureiro e faz parte itinerário informativo do Senac, tendo 210 horas/aula. “A modelagem é muito importante dentro desse processo. Não adianta só costurar, é preciso ter o domínio da modelagem que é onde o aluno vai criar a partir do zero os moldes masculinos e femininos de tecidos planos. É bom também para quem quer abrir seu próprio negócio e deseja se aprimorar com mais técnicas”, explica Ariane. Os requisitos mínimos são: ter a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo. O curso, que acontece no Senac Crato, está com inscrições abertas para nova turma que inicia no dia 22 de janeiro.

Cristiane Romão concluiu os cursos de Costura e Desenhista de Moda e faz parte do coletivo Cariri Visceral. Dar continuidade a sua formação, aprendendo a confeccionar moldes de roupas femininas e masculinas no curso de Modelista já está nos planos dela.  “As expectativas para começar o curso são as melhores. Pretendo aprimorar a costura, o olhar mais clínico para a modelagem”, analisa Cristiane.

Serviço

Curso de Modelista
Local: Senac Crato – Praça da Sé, 596, Centro
Inscrições: https://cursos.ce.senac.br/
Previsão de início: 22/01/2020
Mais informações: 88 3586.8750

 

17/01/2020 10:56
Tem Edital aberto! Começou credenciamento para artistas no Sesc Ceará
Estão previstas mais de seis mil ações culturais ao longo do ano, distribuídas em todo o Estado

A partir desta quinta-feira, 09/01, artistas de diferentes linguagens podem participar do Credenciamento de Artistas Sesc Ceará 2020. Uma das principais novidades é que, neste ano, será uma inscrição única para quem deseja se apresentar nas três edições da Mostra Sesc de Culturas e/ou na programação anual da instituição, dentro do calendário de eventos gerais e ações artístico-culturais promovidos ao longo de 2020. Assim, os grupos e os artistas poderão optar por se inscrever nas duas modalidades ou apenas em uma, de acordo com interesse de cada proponente.

Aqueles que quiserem participar da Mostra Sesc de Culturas devem efetuar a inscrição apenas como Pessoa Jurídica (incluindo MEI), sejam artistas, representantes, produtores ou associações culturais. Podem fazer o credenciamento grupos e artistas de todo o País nas áreas das artes cênicas (teatro, circo, dança), audiovisual, artes visuais, literatura e música. Os encontros, que se configuram como espaços de estímulo à produção em diversas linguagens e expressões culturais, acontecerão no Cariri de 08 a 12 de maio, no Sertão Central de 23 a 26 de julho e, pela primeira vez, na Ibiapaba de 24 a 27 de novembro.

Já para o credenciamento da programação anual do Sesc Ceará, as inscrições podem ser feitas como Pessoa Física ou Jurídica (incluindo MEI). Estão previstas mais de seis mil ações culturais ao longo do ano, distribuídas em todo o Estado. Com este chamamento público, artistas individuais ou grupos podem apresentar as propostas de seus trabalhos para o calendário de eventos e, caso sejam habilitados, poderão ser convidados pela instituição. Serão aceitos trabalhos artísticos nas linguagens de artes cênicas (teatro, circo, dança), audiovisual, artes visuais, literatura, música e expressões da tradição, bem como propostas de ações formativas, que incluem palestras oficinas, cursos, mediações, dentre outras atividades com foco no desenvolvimento artístico-cultural.

Tanto na inscrição para as Mostras quanto para a programação anual, é necessária atenção a todos os requisitos dos editais para participar da seleção. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma equipe de curadoria composta por técnicos de cultura da instituição, artistas e/ou profissionais convidados.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro. Durante esse período, o Sesc pretende realizar encontros em diferentes cidades para orientações e esclarecimentos das principais dúvidas sobre todo o processo de credenciamento. As unidades operacionais do Sesc também estarão à disposição dos proponentes via contato telefônico.

Inscrições e mais informações estão disponíveis do site do Sesc Ceará e da Mostra Sesc de Culturas.

 

Serviço:

Chamamento público para Credenciamento de Artistas Sesc Ceará 2020

Data: 09/01 a 31/01

Informações completas nos editais:

EDITAL MOSTRA SESC DE CULTURAS 2020 

EDITAL CREDENCIAMENTO ANUAL DE ARTISTAS 2020

LINK DE INSCRIÇÃO

Contato

Fortaleza: (85) 3452.9090

Sobral: (88) 3611-0954

Iguatu: (88) 3581-1130 ramal 207

Juazeiro do Norte: (88) 3587-1065

Crato: (88) 3586-9163

E-mails

inscricao@mostrasescdeculturas.com.br – Mostra Sesc de Cultuas

credenciamento@sesc-ce.com.br – Credenciamento anual

 

15/01/2020 01:34
Livros que inspiraram spin-offs atraem jovens leitores nas periferias
Romances juvenis são os mais procurados nas BiblioSesc

Com tantas opções de entretenimento virtual, é de se imaginar que os millennials não se interessem por literatura, mas isso não é verdade. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostra que 75% dos jovens de 14 a 17 anos no Brasil são leitores, o que significa que leram pelo menos uma obra nos últimos três meses.

O gênero favorito destes jovens é o romance, e as motivações mais respondidas são: por gosto, distração e atualização cultural. Há um nicho do mercado editorial que mais os interessa: os livros que inspiraram spin-offs no cinema ou nas plataformas de streaming

Na tradução literal do inglês, o termo significa subproduto, na linguagem da internet significa que a história é uma continuidade, começa nas páginas do livro e se desdobra em episódios ou filmes.

No acervo de mais de nove mil livros disponíveis nas bibliotecas móveis do Sesc, as duas BiblioSesc, os títulos mais procurados pelos jovens leitores nas periferias de Fortaleza em 2019 são justamente as histórias originais que se tornaram sucessos nas telas. As duas unidades móveis percorreram nove bairros de Fortaleza, sete cidades da Região Metropolitana ao longo do ano e realizaram mais de 48 mil empréstimos.

Deste total, cinco obras foram as queridinhas do público jovem, com maior procura: "Para Todos os Garotos Que Já Amei", "Extraordinário" e "Como Eu Era Antes De Você", que foram adaptados para as telas, e dois que se transformaram em uma sequência de livros com várias temporadas: "Minha Vida Fora de Série" e "A Seleção".

“O que falta aos jovens é a oportunidade de acesso a livros. Em sua maioria, só têm acesso a bibliotecas das escolas, que infelizmente não oferece livros que despertem ou agucem o gosto de ler. Quando o BiblioSesc chega com acervo diversificado e títulos recém lançados, eles ficam ‘loucos´ pra ler tudo”, afirma a Coordenadora Regional de Bibliotecas do Sesc, Ana Paula Lima Barros.

A cada quinze dias, o carregamento de livros chega nos espaços públicos dos bairros e fica disponível para os moradores. Com uma média de 150 visitantes por dia, os frequentadores mais assíduos são os jovens de 14 a 25 anos.

Uma delas é Susana Paulo de Almeida Moreira, de 18 anos, e moradora do bairro Quintino Cunha. A jovem conta que não tinha o hábito de ler, mas as obras que encontrou no acervo na BiblioSesc despertaram seu interesse. “Prefiro romances de época, romance juvenil e de aventura. Não tinha hábito de ler, hoje levo cinco, seis livros para casa”, diz ela. O livro favorito foi “Os Bridgerston”, que recebe a primeira temporada de uma série neste ano.

Em 2020, as unidades móveis continuam circulando pela capital e Interior levando, além do acervo, ações de incentivo à leitura. Confira a rota das duas bibliotecas móveis

“A empatia e o entusiasmo com que os leitores nos acolhem a cada visita do BiblioSesc é contagiante. Às vezes me surpreendo e fico até emocionada ao ver um jovem lendo para os seus colegas dando dica de livro. Esse é um projeto crucial para que haja essa ponte com os jovens, para que seja possível que um livro e um leitor se encontrem e para apreender quais obras dialogam com os anseios de cada leitor. É adorável ver como a juventude faz do BiblioSesc um espaço pulsante, ou seja, um espaço que, além de ser um ambiente para ler, une pessoas e ideias, possibilita encontros e discussões”,  explica Ivana Chaves, assistente de biblioteca do BiblioSesc.

Os livros mais procurados nas BiblioSesc foram:

"Para Todos os Garotos Que Já Amei", de Jennt Han
 "Extraordinário", de R. J. Palacio
 "Como Eu Era Antes De Você”, de Jojo Moyes
 "Minha Vida Fora de Série", de Paula Pimenta
"A Seleção", de Kiera Cass

 

Confira o calendário de visitas de janeiro fevereiro de 2020

13/01/2020 01:42
Sem sacrifícios! Confira seis dicas para fazer uma dieta de sucesso
A decisão de ter hábitos saudáveis envolve planejamento e determinação

Todo início do ano a dieta está lá nos planos de muita gente. Seja para caber naquela roupa favorita, ou porque o carnaval ou uma ocasião especial está chegando, ou mesmo para melhorar a qualidade de vida. Porém, o difícil não é apenas iniciar uma dieta, mas sim mantê-la.

Isso porque a decisão de perder uns quilinhos envolve mudança de hábitos, planejamento, foco e determinação. Para ajudar a garantir sucesso na sua dieta a nutricionista clínica do Núcleo Sesc e Saúde, Thayse Guilherme, dá seis dicas valiosas. Confira!

Dicas:

1º - Acompanhamento com Nutricionista: Esse é o primeiro passo, pois o profissional de Nutrição além de fazer uma avaliação completa, também vai ajustar a alimentação às suas necessidades e à sua realidade. Muitas vezes, as pessoas optam por dietas e planos alimentares da moda que exigem sacrifícios difíceis de serem atendidos e a dieta acaba se tornando insustentável.

2º - Planejamento e Organização: São fundamentais para conseguir colocar sua rotina alimentar em dia. Para isso, você precisa planejar o que vai comprar, a quantidade certa a comprar e como vai armazenar. Com planejamento e organização, você sempre terá um lanche saudável à sua disposição.

3º - Cozinhe mais: Não é que você vá ter que cozinhar todas suas refeições, mas sempre que puder, priorize a comidinha feita em casa ao invés de comprá-la pronta! Cozinhando mais você favorece o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, tubérculos, dentre outros alimentos naturais que favorecem uma boa nutrição do corpo e da mente!

4º - Fuja dos processados e ultra processados: Esses alimentos geralmente vêm em embalagens como potes, garrafas e saquinhos. Eles passam por um processo industrial que podem acabar trazendo um desequilíbrio de maneira sistêmica para a sua qualidade de vida, impactando diretamente no ganho de peso e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, já que são ricos em sal, açúcar e gorduras.

5º - Fuja das dietas milagrosas: Aquelas dietas que prometem perder vários quilos em poucos dias podem trazer consequências graves para o seu organismo, como alteração da conformação hormonal. O que acontece bastante, é que ao terminar esses programas alimentares a pessoa recupera todo o peso que perdeu. Além disso, cada dieta deve ser feita baseada nas necessidades de cada organismo.

6º - Se exercite: Faça uma atividade física que você goste! É importante ter prazer ao se exercitar, pois assim, você libera hormônios como endorfina e serotonina que ajudam no processo de emagrecimento, potencializando a queima de calorias. Além disso, fazendo uma atividade física que você goste, conseguirá manter esse hábito com mais facilidade.

 

Nutrição

O acompanhamento nutricional do Núcleo Sesc e Saúde tem por objetivo investigar e avaliar o consumo alimentar, com o objetivo de identificar aspectos que possam melhorar a saúde de forma global, proporcionando qualidade de vida e prevenção de patologias, bem como tratamento de doenças já existentes. O profissional avalia sua composição corporal (através de peso, altura, circunferências e percentual de gordura), hábitos alimentares, rotina diária e nível de atividade física para elaborar um plano alimentar personalizado com orientações e receitas adequado à rotina do paciente.

 

Onde encontrar:

Núcleo Sesc Saúde | Unidade Fortaleza

Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1740

Horário de atendimento: 7h às 21h

Informações: (85) 3464.9303

 

Núcleo Sesc Saúde | Unidade Juazeiro do Norte

Endereço: Rua da Matriz, 277

Horário de atendimento: 8h às 20h

Informações: (88) 3512.3355

 

 

 

10/01/2020 01:30
Saiba a importância de consumir alimentos naturais
Ter uma alimentação balanceada desde a infância pode ser determinante na sua saúde

Ricos em nutrientes e cheios de saúde e sabor! Esses são só algumas das vantagens do consumo de alimentos naturais no nosso dia a dia. Entre frutas, legumes, verduras e tubérculos, essas delícias ajudam a equilibrar a pressão arterial, controlam o colesterol e os níveis de gordura, auxiliam no emagrecimento, são fontes de fibras, vitaminas e sais naturais e são capazes de influenciar até o nosso humor, dentre outros benefícios. Mas, afinal de contas, o que são, de fato, esses alimentos naturais?

Segundo Thayse Guilherme, Nutricionista Clínica do Núcleo Sesc e Saúde, alimentos naturais, de acordo com a classificação feita pelo “Guia Alimentar Para a População Brasileira”, elaborado pelo Ministério da Saúde, são aqueles obtidos diretamente de plantas, da natureza ou de animais, sem ter sofrido nenhum tipo de alteração. “Mas se esses alimentos passarem por algum tipo de alteração mínima, como secagem, algum tipo de limpeza, estocagem e congelamento, eles se tornam o que chamamos de minimamente processados”, esclarece.

Isso significa que os alimentos minimamente processados e, principalmente, os naturais vão proporcionar os mais diversos benefícios para a nossa saúde, devendo, assim, ser à base da alimentação diária. No entanto, a nutricionista vai além, ao apontar outros aspectos positivos em relação à escolha pelos naturais. “Eles também são adequados socialmente e culturalmente, pois promovem uma alimentação sustentável, tanto do ponto de vista nutricional quando do ponto de vista ambiental. Por isso que, sempre que possível, procure dar preferência aos orgânicos”, explica Thayse Guilherme.

Já os alimentos processados são os que passaram, como o próprio nome já diz, por um processo simples, porém industrial, de fabricação, com adição de sal, de açúcar ou de alguma outra substância de uso culinário em um alimento in natura. É o caso, por exemplo, das conservas, dos queijos, de alguns tipos de pães, feitos de uma maneira mais simples. E, como a nutricionista também faz questão de pontuar, existem os alimentos ultraprocessados, que são fabricados totalmente pela indústria. “São aqueles que levam muitos ingredientes de uso industrial, como conservantes, corantes, aditivos químicos e, principalmente, insumos com nomes pouco familiares, que a gente lê no rótulo e não sabe nem do que se trata”, pontua.

E é justamente por causar desequilíbrio nutricional, como aumento de peso, câncer, depressão, diabetes e hipertensão, que a nutricionista do Sesc recomenda o não consumo de biscoitos recheados, salgadinhos de pacotes, refrigerantes, macarrão instantâneo, salsicha, mortadela e, inclusive, o “presunto de peito de peru, que muitos colocam na dieta sem saber que se trata de um alimento ultraprocessado”, diz a especialista.

 

Naturalmente saudável

Thayse Guilherme dá algumas dicas de como se alimentar de forma saudável, mas sem deixar de lado o sabor. “Que tal consumir a espiga, ao invés do milho em conserva, que é um produto repleto de vinagre, sal e açúcar? Sem falar nos salgadinhos de pacote, que são pobres em nutrientes”, aponta. Outra sugestão da nutricionista é variar entre a tapioca e a macaxeira, por exemplo, pois, como se trata de um alimento natural, possui mais fibras do que a versão em goma.

“No caso de consumir a tapioca, vale acrescentar aveia, linhaça, chia e algum tipo de proteína, como carne, ovo, queijo e frango. Mas, quando possível, prefira a macaxeira. Também aposte na batata doce, no inhame, abóbora, os vegetais e as raízes, só para citar alguns exemplos”, diz.

Uma alimentação balanceada, equilibrada e adequada nutricionalmente pode influenciar a nossa saúde como um todo e deve, inclusive, ser estimulada desde a infância. “Na verdade, desde o ventre, a mãe já deve ter uma alimentação adequada, pois muitos nutrientes são fornecidos para os filhos desde o útero de suas mães”, reforça a nutricionista. Alimentar-se bem significa viver melhor e com mais saúde, independentemente da idade. É como já diz aquele velho ditado: você é o que você come!

Nutrição

O acompanhamento nutricional do Núcleo Sesc de Saúde tem por objetivo investigar e avaliar o consumo alimentar para identificar aspectos que possam melhorar a saúde de forma global, proporcionando qualidade de vida e prevenção de patologias, bem como tratamento de doenças já existentes. O profissional avalia sua composição corporal (através de peso, altura, circunferências e percentual de gordura), hábitos alimentares, rotina diária e nível de atividade física para elaborar um plano alimentar personalizado com orientações e receitas adequado a rotina do paciente.

 

Onde encontrar:

Núcleo Sesc Saúde | Unidade Fortaleza

Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1740

Horário de atendimento: 7h às 21h

Informações: (85) 3464.9303

 

Núcleo Sesc Saúde | Unidade Juazeiro do Norte

Endereço: Rua da Matriz, 277

Horário de atendimento: 8h às 20h

Informações: (88) 3512.3355

08/01/2020 03:07
Ciclo de Palestras da Fecomércio Ceará aborda Criminalização da Inadimplência do ICMS
O primeiro encontro do ano acontece nesta quinta-feira, 09 de janeiro, no Auditório da Fecomércio

Seguindo na sua missão de informar e esclarecer os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Ceará sobre temas que vão de economia à política, passando ainda por assuntos que envolvem gestão e administração, dentre outros, a Fecomércio Ceará dá continuidade ao já consolidado Ciclo de Palestras. Os encontros, que acontecem no auditório do Sistema Fecomércio, já têm início em janeiro. Nessa quarta-feira, dia 09/01, às 9h30, Hamilton Gonçalves Sobreira, Membro do Conselho Regional de Economia Ceará, Vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB, sócio do escritório Furtado Pragmácio Advogados e Consultor Jurídico da Fecomércio, vai falar sobre a “Criminalização da Inadimplência do ICMS”. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site https://bit.ly/2FvrLMe 

O assunto entrou em pauta quando o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria favorável à decisão de tratar como crime dívida de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) declarado e não pago, enquadrando o caso como apropriação indevida de dinheiro de tributos. Na prática, isso significa que os responsáveis por empresas que declararem o pagamento do imposto estadual, mas, por algum motivo, não fizerem o recolhimento estarão sujeitos a responder por crime punível com até dois anos de prisão. No entanto, a decisão para o enquadramento dos casos como crime ou não será feita individualmente.

A decisão, que pode servir de guia para outros casos semelhantes, dividiu opiniões entre os ministros e foi questionada por diversos juristas. Enquanto alguns ministros defenderam que não pagar o imposto é se apropriar do dinheiro que o consumidor pagou referente ao tributo, embutido no preço, outros ressaltaram que só cabe processo criminal se houver indício de fraude. E é justamente essas questões que serão discutidas durante a palestra.

Já no dia 27/01, às 10h, o Ciclo de Palestra será em parceria com a Empresa Costa Brasil, especialista em operações multimodal. A ideia é discutir sobre os benefícios da Cabotagem, que é a navegação entre portos marítimos, mas sem perder a costa de vista, para o Ceará. Dentre as vantagens, destaque para a redução de custos com frete e seguros, maior capacidade de carga, melhor acompanhamento da rota, baixo impacto ambiental, dentre outros. Informações e inscrição serão divulgadas em breve.

Serviço

Ciclo de Debate - Criminalização da Inadimplência do ICMS

Data: 09 de janeiro

Hora: 9h30

Local: Auditório da Fecomércio – Rua Pereira Filgueiras, 1070 – Aldeota

Inscrições: https://bit.ly/2FvrLMe

03/01/2020 10:00
Aproveite as férias para aperfeiçoar o currículo
Com foco na empregabilidade, Senac Ceará tem cursos em diversas áreas como Moda, Beleza, Gastronomia, Idiomas, Gestão e Informática

Para quem deseja aproveitar o período de férias e desenvolver novas habilidades para ingressar ou voltar para o mercado de trabalho, bem como gerar renda extra ou começar seu próprio negócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) oferece, durante o mês de janeiro, cursos rápidos e workshops nas unidades, de Fortaleza (Centro), Maranguape, Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Aquiraz e Litoral Oeste. Com valores a partir de R$ 99,00, os cursos de férias já estão com inscrições abertas no site www.cursos.ce.senac.br.

Como braço da educação profissional do Sistema Fecomércio, o Senac Ceará oferta cursos em diversas áreas de atuação no setor do comércio de bens, serviços e turismo: Moda, Beleza, Gestão e Negócios, Gastronomia, Idiomas, Informática, Estética, dentre outros.

Confira alguns cursos de férias:

Senac Centro

Inglês Básico para Viagens

Espanhol para viagem

Auto maquiagem

Gestão Financeira Pessoal: Limites e Possibilidades

Empreendedorismo e Inovação

Gestão de Carreira e Marketing Pessoal

Ferramentas de Marketing Digital

Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)

Administração Financeira para Eventos

Massagem Relaxante

Cozinha Fitness

Preparo de Pães Caseiros

Ilustração Vetorial com Adobe Illustrator

 

Senac Reference

Auto maquiagem

Brigadeiro Gourmet

Harmonização Gastronômica com Cervejas Especiais

Design de Sobrancelhas

Marketing Empresarial

Cozinha Vegana

Preparação de drinques e coquetéis

Gerência de loja

Sketchup 3D

 

Senac Maranguape

Marketing Pessoal para Vendedores: Você é o Seu Melhor Produto

Empreendedorismo e Inovação

Customização de Jeans

Design de Sobrancelhas

 

Senac Sobral

Pratos Saudáveis para o Dia-Dia

 

Senac Iguatu

Fotografia de Look Book com Smartphone

Design de Barba Estilizado

 

Senac Crato

Abordagem para o Influenciador Digital

Bordado em pedrarias

Design de Sobrancelhas

Técnica de Estamparia Manual

Corte de Cabelos Feminino e Escova

Manuseio de Prontuário Clinico: Convencional e Eletrônico

 

Senac Juazeiro do Norte

Assistência de Enfermagem na Parada Cardiorrespiratória em Adultos

Hamburgueria

Sushi e Sashimi

Culinária para Iniciantes

 

Senac Aquiraz

Como Montar seu Próprio Negócio

Artesanato em Fuxico

 

Senac Litoral Oeste

Múltiplas Inteligências na Prática Pedagógica

Artesanato em Tecido: Kit para Cozinha

Básico de Manicure e Pedicure

 

Mais informações: (85) 3270.5400/ www.cursos.ce.senac.br

 

O Senac, instituição integrante do Sistema Fecomércio, é a maior escola de educação profissional do Brasil. Prepara para o mercado de trabalho nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo. Conta com mais de 800 cursos em seu portfólio.

 

 

30/12/2019 10:00
Como transformar as metas de final de ano em realidade?
De acordo com estudos, apenas 8% das pessoas que fazem uma resolução de Ano Novo conseguem atingir sua meta

Fim de ano é o momento em que a gente aproveita para repensar o ano que passou e elaborar novos planos e metas para o próximo ciclo. Ter uma alimentação melhor, economizar dinheiro, conhecer um lugar novo, ter mais tempo para a família, trabalhar menos ou conseguir um emprego melhor. Quaisquer que sejam as resoluções de Ano Novo, tem uma coisa que não pode ser esquecida: motivação.

Planejar novas metas talvez não necessite de muito esforço, o grande desafio está, na verdade, em cumprir e alcançar aquilo que foi prometido. Apenas 8% das pessoas que fazem uma resolução de Ano Novo conseguem atingir sua meta, é o que aponta um estudo da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos.

Mas por que mudar é uma tarefa tão difícil? Para a psicóloga e professora da Universidade de Fortaleza, Patrícia Passos, “alguns encontram diversificadas formas de auto sabotagem, outros resistem com medo do novo”. Como forma de mudar esse quadro, tirando as metas do papel, tenha uma rede de apoio. “Uma boa dica é que possamos compartilhar tais metas com pessoas importantes de nossa convivência para nos estimular e ajudar a colocá-las em prática”. Outro ponto fundamental, segundo a psicóloga, é ter planos compatíveis com o nível de possibilidade de realização de cada um, evitando frustrações e desistências pelo caminho. 

Estudos apontam que a média de tempo para adaptação neuromuscular é de três meses até que corpo e mente se acostumem com a nova rotina. Então, dar o primeiro passo e ter regularidade irão ajudar a alcançar esse prazo e, no final do ano que vem, riscar da lista a meta como concluída.

Entre as metas campeãs, uma das mais frequentes nas listas é a busca por uma vida mais saudável. A supervisora de desenvolvimento físico esportivo do Sesc Fortaleza, Michele Teixeira, aponta que o primeiro passo é ter um objetivo e definir quais são suas prioridades. “É importante estar ciente do que quer alcançar, seja por questões de saúde ou estética. Depois realizar um plano de ação simples: qual atividade irei escolher, qual horário, local, por quanto tempo, se terá acompanhamento nutricional”. Além disso, ela alerta que é preciso entender que as respostas da atividade física regular vêm de médio a longo prazo.

Dicas da psicóloga, Patrícia Passos, para listar as metas para 2020:

- Conhecer a si mesmo para entender quais pontos precisa melhorar ou investir mais. Conversar com pessoas importantes da sua convivência para receber feedbacks pode ajudar nesse momento;

- Avaliar o momento em que você está vivendo. Se está prestes a se aposentar, provavelmente não seja aconselhável investir tanto em qualificação, mas sim em outras atividades para além do profissional;

- Levantar quais são suas prioridades. “O que é importante pra mim?” Encontrar algo que nos traga felicidade para poder estabelecer as nossas metas;

- Separar as metas por segmento: vida pessoal, profissional, social, em família. Não é interessante fazer 60 metas, quanto mais metas você colocar mais difícil é de você atingi-las. E então vem o sentimento de frustração.

- Colocar todos os planos e metas no papel ajuda no processo de interiorizar o que almeja;

2020 chegou. Se seu objetivo está definido, por que não começar agora? A meta pode ser estabelecida e executada hoje, e o primeiro passo pode ser dado com simples atitudes. Estamos na torcida por você!

 

 

 

       de   11    

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO