NOTICIAS | ECONOMIA

Serasa confirma que Natal foi fraco em vendas

Foi o pior resultados dos últimos cinco anos, segundo levantamento da Serasa Experian
Postado em 26/12/2013 | 14:31

A Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) considerou as vendas do Natal o pior resultado dos últimos cinco anos. O crescimento das vendas foi de 5%, de acordo com a Alshop. Dados da Serasa Experian também apontam desempenho fraco do comércio na semana natalina (18 a 24 de dezembro), na comparação com igual período do ano anterior. As consultas ao serviço de proteção ao crédito para o Natal cresceram 2,7% em todo o país, pior resultado desde 2003, quando o levantamento começou a ser realizado. 

Segundo os economistas da empresa, o encarecimento do crédito, com as sucessivas altas nas taxas de juros, foi o motivo para o desempenho, além do elevado nível de endividamento e a diminuição da confiança dos consumidores. 

Já de acordo com a Alshop, se não fosse a abertura de 16 mil lojas em 38 shoppings inaugurados pelo país, o crescimento das vendas na data seria zero. O mesmo aconteceu com o resultado anual, que cresceu 2,5%, já descontada a inflação, por conta dos novos pontos de venda. 

No início de 2013, a previsão da associação de lojistas era de uma alta de 10% a 11% nas vendas deste Natal. 

- Foi o pior resultado dos último cinco anos. Se não tivéssemos esse crescimento vegetativo teríamos um resultado igual ao do ano passado e, em alguns setores, até negativo - disse Nabil Sahyoun, presidente da associação. 

Os setores que menos venderam, segundo a Alshop, foram os de vestuário, cujas vendas caíram 1% no período e 2% no ano, além de calçados. Perfumaria e cosméticos foi o segmento com maior crescimento de vendas no Natal , com alta de 12 em relação a 2012. 

No total, a indústria de shoppings - com 197,1 mil lojas em 828 centros de compras instalados em todo o país - vendeu R$ 132,8 bilhões em 2013 contra R$ 123,1 bilhões no ano passado. O crescimento nominal foi de 8%, enquanto o crescimento real chegou a 2,5%. 

Para 2014, a estimativa da Alshop é de que as vendas do setor cresçam 3%, puxadas, a exemplo deste ano, pela abertura de 20 a 25 shoppings no decorrer do ano. O câmbio vai continuar sendo a maior preocupação dos lojistas no próximo ano por causa de seu efeito nas taxas de inflação. 

Ao longo de 2013, segundo ele, a alta do dólar acabou gerando reajuste nos preços do varejo, especialmente nos vestuários que representam uma boa parcela das vendas em shoppings.

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO