NOTICIAS | EDUCAÇÃO

18 de Abril dia internacional do livro infantil

18 de abril, o dia do nascimento de Monteiro Lobato marca o Dia Nacional do Livro Infantil
Postado em 18/04/2013 | 09:35

O Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado no dia 2 de abril, é uma homenagem ao aniversário do escritor Hans Christian Andersen. No Brasil, 18 de abril, o dia do nascimento de Monteiro Lobato marca o Dia Nacional do Livro Infantil.


José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Monteiro Lobato é o criador de personagens célebres da literatura infanto juvenil brasileira, sobretudo os do "Sítio do Picapau Amarelo", que povoam o imaginário de crianças de diversas gerações.

O dia foi escolhido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.

Até 1948, data de sua morte, publicou em anualmente títulos dedicados às crianças e outros tantos ao público adulto, como "A Onda Verde", de 1921, e "América", de 1932. Em"Monteiro Lobato", da editora Senac, três pesquisadores tentam dar conta das múltiplas facetas de Lobato, que, além de escritor, foi fazendeiro, advogado, diplomata, tradutor e editor.

"Monteiro Lobato: Livro a Livro", vencedor do Prêmio Jabuti 2009 de melhor livro na categoria não ficção, organizado pelos pesquisadores Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini, examina o percurso literário a partir de textos de professores sobre cada uma das obras infantis.
 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO