Specified cast is not valid.

Entenda como nasceu o feriado do dia 25 de março

A iniciativa partiu do deputado Lula Morais (PCdoB), que apresentou uma emenda constitucional, aprovada e sancionada pela Assembleia Legislativa

Postado 25/03/2014 | 08:04
O Estado do Ceará comemora neste ano, pela segunda vez, o dia 25 de março como Data Magna. A iniciativa partiu do deputado Lula Morais (PCdoB), que apresentou uma emenda constitucional, aprovada e sancionada pela Assembleia Legislativa. A celebração se deve ao fato de, em 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, a escravidão ter sido abolida em toda a província do Ceará. 

 
Nosso Estado foi palco de relevantes movimentos abolicionistas, que denunciavam, pela imprensa, os abusos cometidos pelos senhores de escravos e combatiam o comércio negreiro entre estados. Como representante do povo cearense, não hesitei em apresentar essa emenda. Ressalta o parlamentar.

 
Ainda de acordo com ele, a data é uma oportunidade para lembrar todos aqueles que lutaram pela liberdade e a democracia. Lula salientou que tem orgulho de ser cearense e de comemorar os 129 anos da libertação dos escravos, enquanto em todo o Brasil são lembrados os 125 anos.
 
O Ceará é muito mais do que a terra da luz, sendo denominado de ‘Berço da Liberdade’ pelo abolicionista José do Patrocínio. No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos quase um ano antes da província do Ceará. Assim, o município é conhecido como Rosal da Liberdade. Destaca.

 
Lula Morais explica, ainda, que essa atitude dos antepassados cearenses, há mais de 100 anos, tem repercussão hoje, pois, devido ao fato histórico, Redenção é sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 

 
Cinquenta por cento de seus estudantes são de países de língua portuguesa, principalmente da África, berço dos escravos do Brasil que, agora, vêm para estudar e não mais para ter a mão de obra explorada. Comemora.

 
Superintendência do Trabalho confirma feriado 
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará (SRTE-CE) ratificou que todo trabalhador cearense terá descanso no próximo dia 25 de março, data da abolição da escravidão no Ceará e que foi decretado como feriado da data magna do Estado.

Comentários