NOTICIAS | FORTALEZA

Documentário mostra a história do Conjunto Palmeiras

O documentário já foi exibido em vários países
Postado em 08/07/2020 | 17:54

Vamos mostrar agora um exemplo de superação e de economia solidária. Um documentário levou para o cinema a história do bairro Conjunto Palmeiras, na periferia de Fortaleza. A cineasta Edlisa Peixoto mostra como a comunidade carente vem conseguindo se desenvolver após a criação de um banco comunitário: o Banco Palmas. O documentário "Palmas" conta a história do bairro através do olhar de seus próprios protagonistas: os moradores.

O filme conta como a comunidade construiu o bairro com as próprias mãos. Aqui é possível se emocionar com uma população que criou a própria moeda e o primeiro banco popular comunitário do Brasil: o Banco Palmas.

Essa história real que ganhou as telonas do cinema começou em 1973. A especulação imobiliária expulsou moradores da zona litorânea da capital, onde hoje é a Avenida Beira Mar. Na época, a Prefeitura de Fortaleza, fez a remoção de 1.500 famílias para o local: cerca de 20km do local de origem. Aí começou um verdadeiro movimento de lutas coletivas e organizado.

As gravações exibem a transformação de uma situação inicial de “moradores de favela”. Até as soluções inusitadas para resolver os problemas do terreno que só tinha palmeiras e muito lixo.

Iniciado o processo de infraestrutura da comunidade e de assistência social por meio da luta popular, apareceram os problemas socioeconômicos, o que resultou na criação de uma própria moeda: a palmas e o banco palmas que existe há 22 anos.

Foram nove anos entre produção, gravação e finalização, 80 horas de material bruto gravado, e por fim, com 56 minutos o filme foi lançado em 2014. De lá para cá, já foi exibido em vários países, está disponível na internet e integra a programação do cineteatro São Luiz nas plataformas virtuais.

Com informações de Miguel Anderson Costa/TV Cidade

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO