NOTICIAS | FORTALEZA

Média de casos novos e mortes continua em declínio

O declínio de casos e óbitos ainda poderá ocorrer por fatores externos, como aqueles relacionados às variações das Taxas de Isolamento Social
Postado em 04/07/2020 | 10:30

A média diária semanal de casos novos e mortes continua em declínio, segundo o último Boletim Epidemiológico referente ao cenário epidemiológico da Covid-19 na Capital, divulgado nesta sexta-feira (3), pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

A redução vinha perdendo velocidade nas últimas semanas. No entanto, a tendência de “lentificação” da queda da média diária semanal de ambos os eventos pode estar sendo modificada nos últimos dias, quando o número de casos e mortes voltaram a diminuir com maior velocidade. Estes são dados preliminares e ainda muito sensíveis a mudanças por inserção no sistema de notificações mais recentes. 

A hipótese de que o período correspondente ao pico de casos tenha ocorrido entre as Semanas Epidemiológicas 17 e 19, no período de 19 de abril a 9 de maio, e de óbitos entre as Semanas Epidemiológicas 19 e 22, ou seja, de 3 a 30 de maio se confirmou, ao se avaliar esse ciclo epidêmico. 

Teoricamente, interrupção ou reversão da tendência de declínio de casos e óbitos ainda poderá ocorrer por fatores externos, como aqueles relacionados às variações das Taxas de Isolamento Social. 

Esta análise já poderia capturar parcialmente eventuais efeitos da Fase de Transição, de 1 a 7 de junho, da Fase 1, de 8 a 21 de junho, e da primeira semana da Fase 2, de 22 a 28 de junho, do Protocolo de Flexibilização das Atividades proposto pelo Governo do Estado. Até o momento, no entanto, não tem evidências de mudanças importantes nas tendências epidemiológicas que pudessem ser associadas às referidas etapas, com exceção da recente atenuação do ritmo de queda de casos e óbitos que ainda está sendo monitorada, apesar dos melhores resultados da semana vigente.

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO