NOTICIAS | CEARÁ

Nuvem de poeira: Impactos serão baixos, garante Funceme

De acordo com a Fundação de Meteorologia, a nuvem Godzilla é um fenômeno comum
Postado em 24/06/2020 | 18:07
Foto: Reprodução

Fortaleza está na "periferia" da nuvem de poeira saariana, fenômeno composto por uma massa de ar muito seco, que carrega poeira do deserto africano para as Américas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a posição da cidade garante que as consequências da nuvem não devem ser intensas na cidade. 

"Resultados de modelos de previsão da Sede da Região Leste do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS Eastern Region, em inglês) indicam que os possíveis impactos da nuvem de poeira saariana em Fortaleza sejam apenas na mudança da coloração do céu durante o amanhecer/pôr do sol", diz nota divulgada pela Funceme. 

O fenômeno é comum, mas especialistas indicam que parecer ter se intensificado neste ano. A massa de ar seco ocasionou a recomendação em vários países para que não sejam feitas atividades ao ar livre e uso de máscara. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), a nuvem continuará se movendo nos próximos dias. 

Segundo a Funceme, "a camada da “nuvem de poeira Godzilla” geralmente tem entre três e cinco quilômetros de espessura e encontra a uma altura de um a dois quilômetros na atmosfera". 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por PORTAL DE NOTÍCIA DA CIDADE (@portalcnews) em

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO