NOTICIAS | FORTALEZA

Fortaleza entra na primeira fase de retomada da economia

Decreto de isolamento social será renovado, mas o funcionamento do comércio será flexibilizado
Postado em 06/06/2020 | 13:57
Foto: Reprodução

Dezoito setores da economia retomam o funcionamento a partir de segunda-feira (8). O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio em transmissão nas redes sociais. Apesar da retomada, o decreto de isolamento social será renovado de maneira regionalizada.

"Todo o Ceará, com exceção de Fortaleza, permanece na [fase de] transição, com aquelas atividades autorizadas. E Fortaleza inicia a primeira fase do plano formado por quatro fases. Para que a gente ir para outras fases, dependerá muito do comportamento das pessoas", afirmou o governador. 

Nos próximos sete dias, a comissão que acompanha a situação da doença avaliará se há possibilidade de permitir o acesso à primeira fase nas demais regiões. De acordo com a plataforma Inloco, o Ceará é o quinto estado com maior índice de isolamento social, 36,6%. A taxa é bem abaixo do que recomenda a Organização Mundial da Saúde, 70%. 

Há uma melhoria significativa dos indicadores em Fortaleza, mas há uma preocupação com o Interior e principalmente com a região Norte. Vamos manter o isolamento rígido em alguns municípios dessa região, como Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, e inclusive recomendar aos municípios da microrregião desses quatro municípios a fazerem ações restritivas. Para os demais municípios do Ceará, com exceção de Fortaleza, vamos prorrogar a fase de transição, porque nós vamos observar durante esta semana o comportamento nessas regiões. E para Fortaleza nós vamos iniciar a implantação da primeira fase do plano de retomada da economia do Ceará, com o rigor dos protocolos, acompanhamento, fiscalização”, informou Camilo.

Nesta nova etapa do plano na capital cearense, todas as cadeias produtivas contarão com 40% dos seus empregados liberados para cumprirem suas funções de maneira presencial. São elas: construção civil; indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; esporte, cultura e lazer; comércio e serviço de higiene e limpeza; e comércio de outros produtos. A área da saúde (incluindo consultórios médicos e odontológicos) é que está autorizada a funcionar com sua capacidade total. Os shoppings entram nesta fase, seguindo os protocolos. “Para que a gente possa avançar para as outras fases do plano depende muito do comportamento das empresas e também das pessoas”, enfatizou o governador, que prorrogou por mais sete dias o decreto de isolamento social em todo o Estado e que obriga o uso de máscara.

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO