NOTICIAS | FORTALEZA

Domicílios receberão nove mil testes rápidos para Covid-19

A ação faz parte de uma pesquisa que será realizada pelas Secretarias de Saúde Municipal e Estadual
Postado em 01/06/2020 | 09:39
Foto: José Wagner/GE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), realizará, nos próximos dias, um estudo sobre o impacto do Coronavírus na capital cearense. Os materiais de análise serão 9.900 testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19, que serão colhidos em domicílio.

Com a pesquisa, os profissionais vão estimar o percentual de fortalezenses com anticorpos, estimar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, obter cálculos mais precisos da letalidade da doença e analisar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo. Esta será a maior pesquisa já feita no país para avaliação do quadro da Covid-19 em uma cidade brasileira com o objetivo de orientar as políticas públicas de prevenção e combate à doença.

“Isso vai fazer com que a gente possa ser orientando para as próximas medidas. Como é que a gente vai fazer a nossa retomada, como é que a gente vai se comportar enquanto sociedade e sistema de saúde daqui por diante”, comentou Joana Maciel, secretária municipal de Saúde. 

O projeto terá a coordenação operacional do Instituto Opnus de Pesquisa e Opinião, e a aplicação dos testes rápidos será dividida em três fases. Em cada uma, serão feitos 3.300 testes nos próprios domicílios, distribuídos em 39 bairros da cidade. Os domicílios serão selecionados de forma sistemática e o morador será sorteado aleatoriamente entre os residentes. No caso dos menores de idade e incapazes, os testes serão feitos mediante autorização dos pais ou responsável.

Como reconhecer o pesquisador
Os pesquisadores portarão crachá de identificação, panfleto informativo da pesquisa, termos de consentimento para participação e panfleto informativo da pesquisa, bem como estarão paramentados com todos os equipamentos de segurança: touca, avental, óculos, máscara e luvas.

Sobre o teste
Será realizado o teste rápido, que se trata de uma simples picada na ponta do dedo, coletando uma gota de sangue, e em 15 minutos o resultado já estará disponível. Durante esse tempo, será aplicado o questionário com informações de sexo, idade, escolaridade, bem como sobre condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha sentido recentemente.

Cronograma
Treinamento: 01 de junho
1ª fase de coleta - 02 a 12 de junho de 2020 – 3.300 testes
2ª fase - Coleta: 25 a 05 de junho de 2020 – 3.300 testes
3ª rodada – Coleta: 16 a 26 de julho de 2020 – 3.300 testes

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO