NOTICIAS | CEARÁ

Profissionais do turismo pedem auxílio para conter prejuízos

Categoria sente efeitos da pandemia e quer ajuda do Estado para reduzir os danos da crise
Postado em 26/03/2020 | 15:30
Foto: Reprodução

Entre os vários setores afetados pela pandemia do Coronavírus, o do turismo é um dos que já contabiliza grandes prejuízos. Publicação da Folha de São Paulo destaca que nova versão da Medida Provisória do Governo Federal deve permitir corte de até 67% de salário e jornada para trabalhadores do setor. Parte da renda dos funcionários seria custeada pela União. Em Fortaleza, uma associação que reúne os guias de turismo pede ajuda para amenizar a situação. 

A Associação dos Guias de Turismo do Ceará (Águia-Tur) representa 350 dos mais de 600 profissionais cadastrados no Estado. De acordo com o presidente da Associação, o guia Josué Pereira de Sousa, o prejuízo sentido pela categoria é total.

“A maioria de nós sobrevive apenas do turismo e neste momento está tudo parado. Os guias são trabalhadores autônomos, não possuímos contrato formal de trabalho, por isso, estamos sem perspectiva nenhuma”, enfatiza Josué. 

Em entrevista ao Focus, o secretário de Desenvolvimento e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, afirmou que cerca de 68% das atividades produtivas funcionam durante a quarentena. “Tenho demonstrado que somente de 30 a 35% estão fora de atividade. O setor público, que tem 23% de participação na formação de nossa riqueza está funcionando. Continuaremos analisando caso a caso, mas tem gente que quer ganhar no grito”, disse. 

Pela manhã, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) defendeu o retorno do funcionamento do comércio. Sem citar o posicionamento, o governador Camilo Santana afirmou que não agirá sob pressão. “É necessário que empregos sejam mantidos. E lutaremos por isso. Mas é fundamental, primeiro, que vidas sejam preservadas”, afirmou. 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO