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Clientes reclamam de aumento em conta após troca de medidor

Após novas denúncias de irregularidades, a OAB-CE solicitou que a Arce inicie um procedimento de fiscalização na Enel
Postado em 14/02/2020 | 09:05

Luiz Fernando Cavalvante é vigilante e mora em uma casa de quatro cômodos com a esposa e a filha, Natália, de apenas 5 meses. Por conta dos gastos com a bebê, ele decidiu mudar alguns hábitos para reduzir a conta de energia.

Luiz deixou de utilizar o ar-condicionado, trocou todas as lâmpadas da residência e diminuiu o uso da máquina de lavar. No entanto, ele tomou um susto quando receber a fatura da Enel de fevereiro. A conta, que antes girava em torno de R$ 90, passou para R$ 500.

Segundo o vigilante, o aumento na conta ocorreu após a empresa fornecedora de energia fazer a troca do medidor. "Assim que trocou o medidor, começou até a vir um valor mais baixo, só que não passou dos três meses e teve esse aumento exorbitante", disse

A Enel disse que a troca dos medidores ocorreu para melhorar a qualidade do serviço e que por isso, ela precisa ser feita de tempos em tempos. No entanto, a empresa assumiu que, em alguns casos, houve falha na medição e que vai resolver o problema.

"A troca de medidor é um procedimento normal. A Enel está fazendo um processo de modernização dos medidores, alguns clientes vão passar a ter medidores que eles podem até acompanhar o consumo através de aplicativos, mas para outros clientes, os medidores realmente apresentaram falhas entre o consumo residual do medidor anterior e do novo medidor, e aí efetivamente, algumas contas vieram faturadas. A Enel já mapeou todas as contas calculadas incorretamente e e está fazendo o processo de correção dessas contas e daí o cliente vai receber uma nova fatura com o valor correto e novo vencimento. Nenhum cliente será penalizado sobre essa falha", disse Márcio Lisandro, representante da Enel.

No entanto, não é só Luiz Fernando que está passando por isso. Outros moradores da Rua Estudante Ana Kelly, localizada no Bairro Cajazeiras, relataram o mesmo problema após a troca do medidor. 

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, disse que a Enel já foi notificada por outras irregularidades de cobranças indevidas e que, nestes casos, os clientes têm o direito de exigir uma avaliação do medidor.

Contas duplicadas
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB) assinou nesta quinta-feira (13) ofício no qual solicita que a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) inicie um procedimento de fiscalização profunda na Enel.

Nesta semana, consumidores denunciaram a cobrança de duas contas de energia no mesmo mês. Casos similares já haviam sido apontados no ano passado. As reclamações incluem ainda queda constante de energia e demora na manutenção.

Procurada, a companhia informou por meio de nota que as contas referentes a meses diferentes, mas com o mesmo vencimento, ocorreram por causa do refaturamento solicitado pela própria cliente no último mês de janeiro. A Enel acrescentou ainda que a cliente pode procurar uma loja de atendimento para solicitar o parcelamento dessas contas. Sobre o pedido de fiscalização da OAB-CE, a Enel afirmou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o assunto.

Leia também: Conta duplicada da Enel pode ser parcelada em até 20 vezes

                        Decon se reúne com Enel para discutir conta duplicada

 

 

 
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