NOTICIAS | CEARÁ

Ceará tem 45% de chances de ter chuva acima da média

Prognóstico da Funceme foi apresentado na manhã desta terça-feira (21)
Postado em 21/01/2020 | 11:24

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) informou que a probabilidade de chuvas acima da média para 2020 é de 45% no Ceará. 

Ainda conforme o balanço, há 35% de chances de o Estado ter chuvas dentro do normal e 20% de serem abaixo. O período de chuvas segue entre fevereiro e maio.

Os dados foram divulgados durante entrevista coletiva realizada pelo órgão na manhã desta terça-feira (21). O número é resultado da análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de Meteorologia do Brasil. 

De acordo com a Funceme, a Região ao Norte cearense a previsão mais provável é de chuvas acima do normal.

Conforme a Fundação, notou-se, nas últimas semanas, "expansão das áreas com águas aquecidas atingindo toda a bacia tropical do oceano Atlântico". Além disso, os ventos alísios de Nordeste, no Atlântico tropical, mostraram-se um pouco mais enfraquecidos, "o que pode prejudicar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul, mantendo a localizada próxima ao norte da região Nordeste".

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO