NOTICIAS | TECNOLOGIA

Cidadania Digital requer segurança, alerta especialista

Vítimas devem buscar recuperar o perfil roubado
Postado em 07/11/2019 | 12:53

A cidadania no ambiente digital muitas vezes é esquecida, porém, vale ressaltar que os internautas devem seguir direitos e deveres fundamentais para ter uma boa convivência virtual. O advento de novas tecnologias permite o acesso a diversas formas de interação.

As técnicas sociais no mundo digital solicitam maior vigilância do usuário no que tange a segurança dos seus dados, explica o advogado Gaudênio Santiago. O especialista avalia que isto acontece principalmente quando se trata de um perfil profissional, que geralmente agrupa milhares de seguidores – uma garantia inclusive para os admiradores do perfil.

Mas essa tarefa se torna difícil para alguns usuários, que geralmente não sabem os riscos que existem por trás das telas dos computadores e smatphones. O advogado assegura que diariamente contas particulares são invadidas e hackers fazem promoção de páginas maliciosas proliferando vírus capazes de destruir qualquer espaço virtual.

Ao tomar conhecimento de tal ação, geralmente o responsável pela conta simplesmente abandona o perfil adulterado e cria uma nova apresentação digital. Santiago alerta que esta não é a saída, pois existem ferramentas e estraégias de como recuperar o perfil e ainda mover ações judiciais.

Contudo, o especialista acredita que há  um novo caminho a trilhar e, assim, com respectivo acompanhamento de profissionais qualificados na área do Direito Digital, a sociedade organizada definirá com excelência e segurança a evolução da cidadania digital neste universo que a cada dia aumenta sem proporção.

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO