NOTICIAS | SAÚDE

Garrafões de água têm duração máxima de três anos

O consumidor deve observar o rótulo do produto, que deve conter o registro da Anvisa
Postado em 23/10/2019 | 13:56
Foto: Reprodução/TV Cidade

Deveria ser uma rotina! Mas quantas vezes ao comprar um galão de água de 10 ou 20 litros você observou se a embalagem está dentro do prazo de validade? Muitas pessoas podem não saber, mas os galões retornáveis têm duração máxima de três anos. 

De acordo com a Vigilância Sanitária, a água na fonte não tem prazo de validade. Ela pode ficar nos aquíferos durante milhares de anos e, ainda sim, estar própria para beber. Mas, ao ser armazenada, outros componentes começam a atuar. Por isso, tanto a água, quanto os garrafões têm suas validades.

O consumidor deve observar o rótulo do produto, que deve conter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No ato da compra, é importante estar atento e conferir as datas de fabricação e validade, que devem estar impressas na parte superior e inferior de cada galão.

TRIAGEM
Para garantir todas as normas, as empresas são criteriosas no processo de avaliação dos garrafões. Primeiro, os recipientes já utilizados que chegam passam por uma triagem. De um lado, ficam os vencidos, que são repassados para uma reciclagem. De outros, os que estão na validade, que serão reengarrafados. Mas antes de serem cheios de água, eles passam por um rígido processo de higienização totalmente automatizado. 

FIQUE ATENTO
O consumidor tem papel importante no processo de fiscalização. Ao comprar um garrafão de água, verifique a validade do garrafão, marcado no frasco, tanto na parte de cima como embaixo, e também da água, impressa no rótulo.

DENÚNCIAS AO DEPARTAMENTO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (DECON-MPCE): 3452-4505 

Com informações de Eumar Lima, da TV Cidade

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@GRUPOCIDADECE.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO