NOTICIAS | CEARÁ

Grupos marcam protesto contra nomeação de novo reitor

Cândido Albuquerque foi nomeado como novo reitor da UFC mesmo o sendo o mesmo votado na eleição
Postado em 20/08/2019 | 07:36

O professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como o novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), nesta segunda-feira (19). A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União. 

Cândido Albuquerque foi o candidato com menor número de votos na consulta pública na universidade e o segundo colocado na lista tríplice realizada pelo Conselho Universitário (Consuni).

A nomeação de Cândido para reitor da UFC provocou reações no meio universitário. Professores, alunos e servidores marcaram para as 18 horas desta terça-feira (20), no cruzamento da avenida da Universidade com 13 de Maio, um ato de protesto. Esses grupos avaliam a nomeação de Cândido, o último na consulta universitária, com 610 votos, como uma “intervenção” de Jair Bolsonaro.

 O mais votado foi Custódio Almeida, que obteve mais de 7 mil votos na consulta e 47 votos no Conselho Universitário, onde Cândido obteve 25 votos.

A lei prevê que o presidente Jair Bolsonaro pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO