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Decon se reúne com Enel para discutir conta duplicada

Alguns consumidores de Fortaleza e Região Metropolitana receberem duas contas de energia com o vencimento no mês de julho
Postado em 18/07/2019 | 19:51


             

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), se reuniu na tarde da última quarta-feira (17) com representantes da Enel para discutir a regularização no sistema de cobranças do serviço de energia elétrica no Estado do Ceará. O órgão recebeu relatos de que alguns consumidores receberam duas faturas em um mesmo mês e a Enel informou, na reunião, que o erro se deve à mudança no sistema operacional da empresa (Salesforce), e que às duas cobranças são decorrentes de leituras realizadas em períodos distintos.

De acordo com o Decon, a Enel se comprometeu a informar aos cerca de 320 mil consumidores que receberam ou receberão faturas com dois vencimentos no mesmo mês acerca dos problemas, de forma clara e precisa, fornecendo alternativas para que o consumidor possa refaturar as contas recebidas (excepcionalmente) pelos consumidores nos meses de julho e agosto. A empresa deverá apresentar, ao Decon, a comprovação de que a comunicação foi realizada, em até cinco dias.

O Decon recomenda, aos cidadãos, que façam uma análise de todas as faturas deste ano para verificar se ocorreu alguma leitura ou cobrança em duplicidade.

A reunião foi marcada após alguns consumidores de Fortaleza e Região Metropolitana receberem duas contas de energia com o vencimento no mês de julho.

A Enel Distribuição do Ceará informou que os casos se devem a uma mudança no sistema comercial da companhia, ocorrida a partir do início deste mês.

“Com a mudança, está sendo realizada uma regularização do procedimento de faturamento e, durante o período de adequação, alguns clientes poderão receber duas contas com o vencimento no mesmo mês. A distribuidora esclarece que são leituras de períodos diferentes, porém no sistema anterior alguns clientes tiveram seu vencimento postergado por mais de 30 dias”, informou a Enel, em uma nota.

Nesta semana, o Portal Cnews recebeu várias reclamações de consumidores sobre a demora do atendimento na loja da Enel Distribuição Ceará, que fica localizada no bairro da Aldeota, em Fortaleza. Um cliente disse que no local tinha crianças de colo, idosos, pessoas no chão, e a demora de mais de 4 horas para ser atendido.

A Enel Distribuição Ceará informou que o sistema comercial da companhia está passando por um processo de modernização, que garantirá uma versão mais atual e mais rápida para o atendimento aos clientes.

 

 
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