NOTICIAS | CEARÁ

Deputados discutem a privatização das companhias de água

No Ceará, a preocupação dos gestores públicos é com a entrega de parte dos serviços de água e esgoto prestados hoje pela Cagece para a iniciativa privada
Postado em 24/05/2019 | 19:25
Foto: Rogério Gomes/TV Cidade

Assembleia Legislativa do Ceará realizou nesta sexta-feira (24), uma sessão especial para discutir a possibilidade de privatização das companhias de água e esgoto de todo o País. Uma Medida Provisória que trata o tema já tramita no Congresso Nacional. Gestores públicos cearenses temem prejuízos na qualidade do serviço, principalmente, em municípios de menor porte.

A Medida Provisória 868 tramita no Congresso Nacional e abre a possibilidade de privatização do setor de saneamento no Brasil.

No Ceará, a preocupação dos gestores públicos é com a entrega de parte dos serviços de água e esgoto prestados hoje pela Cagece para a iniciativa privada. De acordo com o Sindiagua, a MP só coloca à disposição do empresariado o setor de saneamento de regiões metropolitanas lucrativas, como são os casos de Fortaleza e Cariri. As cidades pequenas ficariam desassistidas de investimento.

Para alguns parlamentares, a privatização pode trazer prejuízos ao setor de água. E reforçam que não faltam exemplos em outras cidades brasileiras e do Exterior, onde os processos de entrega dos serviços de saneamento à iniciativa privada  foram revertidos.
A MP 868 já foi aprovada previamente por uma comissão mista de senadores e deputados federais em Brasília. Agora, precisa ser votada pelos Plenários do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para entrar em vigor.

A resistência à proposta de privatização da água também é estendida aos funcionários das companhias de água e esgoto. Na Cagece, o temor é a queda na qualidade do serviço e nos investimentos.

Prefeitos de todo o Estado, que dependem dos serviços da Cagece, também estão preocupados com os danos que a privatização venha a causar aos consumidores de baixa renda.

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO