NOTICIAS | FORTALEZA

Praça do Ferreira recebe ações de cidadania para LGBTIs

Emissão de documentos e realização de exames marcam Dia nternacional contra a LGBTfobia na capital
Postado em 16/05/2019 | 12:53
Foto: Kiko Silva/Prefeitura de Fortaleza

A sexta-feira (17) é marcada pelo Dia Internacional contra a LGBTfobia. A data celebra a retirada da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990. Em comemoração, a Praça do Ferreira recebe prestação de serviços de cidadania para o público LGBTI.

De acordo com a advogada Vanessa Venâncio, o projeto "OAB Solidária" participa das ações sociais com serviço de orientação jurídica à população, gratuitamente. “Além disso, também serão oferecidos diversos serviços, como: emissão do número de inscrição social – NIS, emissão de RG, CPF, certidão de antecedentes criminais, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites e apresentações culturais. Também haverá o lançamento da campanha Todo Amor é Direito. Será um grande evento em defesa dos direitos da população LGBT”, destacou. 

“O intuito maior desta programação é mostrar que estamos vivos, resistimos e temos representatividade. Queremos visibilidade para as nossas pautas e sabemos que para isto é necessário ampliar as discussões para todos os públicos. Este será também um momento para celebrar as conquistas das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e trans, e para lembrar que não nos calarão jamais”, frisa Narciso Júnior, coordenador especial de Políticas Públicas para LGBT da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). 

Confira a programação:
9h - Abertura 
9h - Feira de empreendedorismo LGBT
9h às 17h - Rotas da Cidadania - Emissão de RG, CPF, certidão de antecedentes criminais e atualização cadastral junto à receita federal. 
9h às 17h - Balcão Retifica-Trans – Com orientações jurídicas para a mudança de nome e gênero na certidão de nascimento, além de instruções para a emissão do Número de Inscrição Social - NIS.
13h às 17h - Realização de testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis
14h - Lançamento da campanha – Todo Amor é Direito- 14h30 - Banda - Glamour, luxo e selvageria. 
15h30 - Dj Higor Pereira
16h - Banda - Haus of Silva 
16h30 - Emma Saluatore - 
16h30 – 17h30 – Dj Higor Pereira
17h30 – Encerramento

Em maio, duas trans cearenses foram assassinadas. O primeiro caso aconteceu em São Paulo, quando Larissa Rodrigues da Silva (21), foi morta a pauladas por um homem. O suspeito foi preso depois. Em Fortaleza, na última quarta-feira (15), uma travesti foi atingida com tiros de pistola na cabeça e no peito. 

Medicina sem preconceito
A ciência se torna aliada de famílias homoafetivas. Segundo o Conselho Federal de Medicina, a medicina não tem preconceitos e deve respeitar todos igualmente, possibilitando técnicas que auxiliem diretamente no sonho de formar uma família. Em Fortaleza, o casal Thais e Lindinalva utilizou a técnica de fertilização in vitro para ter um filho, hoje com um ano e três meses. “A educação que queremos dar para ele é que as pessoas são diferentes, mas elas devem se amar mesmo com suas diferenças. É um amor incondicional que sentimos por ele e somos gratas para sempre a essa técnica que nos possibilitou ser mães biológicas”, conta Thais. 

O médico especialista em medicina reprodutiva Daniel Diógenes, explica que existem muitos métodos hoje em dia, além da fertilização in vitro, que possibilitam a realidade desse sonho. “Os métodos utilizados podem ser tanto a inseminação intrauterina (IIU), onde o sêmen é colocado diretamente na cavidade uterina da mulher e facilita a fertilização natural, quanto a fertilização in vitro (FIV), que consiste em realizar a fecundação do óvulo no laboratório de embriologia. As taxas de sucesso dos tratamentos são similares às taxas dos casais heterossexuais, com a grande vantagem de que, muitas vezes, o casal homoafetivo não possui nenhum problema de fertilidade, facilitando o sucesso dos tratamentos”, explica.

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO