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Retirada de radares pode aumentar óbitos no trânsito

Segundo pesquisa, a fiscalização eletrônica pode reduzir até 60% dos óbitos e 30% dos acidentes no trânsito
Postado em 06/04/2019 | 18:47
Foto: Reprodução

Esta semana, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nas redes sociais que a União governo entrou com pedido imediato de cancelamento das instalações de radares eletrônicos nas rodovias federais do país. Ao todo seriam mais de 8.000. A medida tem causado polêmica e divergindo opiniões. Segundo o Governo, a decisão leva em conta que a maioria dos radares tem o intuito apenas de retorno financeiro ao Estado, porém autoridades no assunto ressaltam que os radares são essenciais no controle de velocidade nas rodovias.

"É uma situação em que há uma divergência de opiniões, mas é importante ressaltar que é uma medida que afeta diretamente nossa sociedade. O fato de diminuir o retorno financeiro ao Estado pode ter efeito contrário, já que os acidentes de trânsito podem aumentar consideravelmente e o gasto financeiro do estado com a saúde pode ser elevado”, comenta o advogado especialista em trânsito, Rodrigo Nóbrega. 

Nas redes sociais, o assunto ficou entre os mais comentados. "Para acabar com a indústria das multas, mantendo os radares, bastava que usassem a arrecadação com esses equipamentos exclusivamente para sua manutenção e todo excedente direcionassem para o SUS, com publicação mensal da arrecadação desses equipamentos", comenta o engenheiro José Moraes. "Radares no Brasil se tornou sinônimo de arrecadação por expertise das prefeituras, a maioria escondidos sem identificação", escreveu João. 

Uma das maiores causas de acidentes no trânsito brasileiro é o excesso de velocidade, que também é a causa de uma em cada três mortes por acidentes em todo o mundo. Segundo uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a fiscalização eletrônica pode reduzir até 60% dos óbitos e 30% dos acidentes no trânsito. 

 

 
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