NOTICIAS | SAÚDE

Fortaleza recebe evento de conscientização da Endometriose

Marcha Mundial acontece pela terceira vez na capital cearense
Postado em 28/03/2019 | 16:21
Foto: Reprodução

Mais uma edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (EndoMarcha) será realizada em Fortaleza e, simultaneamente, em outras cidades como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Cerca de 70 países realizam o movimento, que na capital cearense acontecerá no próximo sábado (30), na Praça do Ferreira, com concentração às 9 horas e início da caminhada às 10 horas.

“Nosso propósito é chamar atenção para políticas públicas, para que seja ampliado o atendimento multidisciplinar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que ela seja reconhecida como (problema) social e de saúde pública”, destaca Liana Herculano, coordenadora da EndoMarcha no Ceará e portadora de endometriose.

A doença não tem cura e é de difícil diagnóstico. “Em média, desde o começo dos sintomas, uma mulher ‘peregrina’ por até sete profissionais até descobrir que é portadora de endometriose”, explica o Dr. Evangelista Torquato. Não havendo um tratamento adequado, a endometriose pode levar à infertilidade. “30% dos casais com dificuldade em engravidar apresentam problemas de endometriose”, de acordo com o médico. Cada diagnóstico sugere um tratamento direcionado. “Para a dor, trata-se por meio de medicamentos à base de hormônio, podendo também precisar de cirurgia. Para a reprodução assistida, pode ser realizada a indução de ovulação com coito programado, fertilização in vitro (FIV), com possibilidade de cirurgia também”, finaliza o especialista, que é referência em reprodução humana.

A endometriose atinge cerca de 15% das mulheres do país em idade fértil e, para 57,3 % destas mulheres, o diagnóstico final só é alcançado após a terceira opinião médica. Estes dados são da pesquisa realizada com 3 mil mulheres pelo Grupo de Apoio às Portadoras de Endometriose e Infertilidade (Gapendi).

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO