NOTICIAS | FORTALEZA

Audiência questiona cobrança eletrônica nos coletivos

Vereadores pretendem discutir o assunto com Sindiônibus
Postado em 22/11/2018 | 18:04

Fotos: Evilázio Bezerra

Com o objetivo de discutir questões relacionadas com a proposta de implantação de um sistema de cobrança das passagens em transportes coletivos, por meio de cartão magnético, conforme projeto-piloto já em execução, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira (22), uma audiência pública com essa finalidade. A realização do debate foi proposto pelo vereador Josenias Gomes (PCdoB).

O parlamentar ressaltou que o motivo da audiência pública vem de encontro aos interesses dos trabalhadores e da sociedade. Josenias disse não ser contra o uso da tecnologia ou a algo que venha melhorar o atendimento a população, mas que neste caso trará algumas consequências. “Precisamos compreender que haverá a demissão de pelo menos 4.500 trabalhadores. Como resolveremos essa situação que causará consequências sociais? Como se dará a discussão?, indagou o parlamentar.

Linhas antigas recebem uma numeração especial para identificar que o coletivo é composto apenas pelo motorista, sem cobrador. A linha Parangaba-Náutico, identificada pelo número 29, ganhou o número 1 e virou 129 nas linhas que atuam com crédito eletrônico. 

"Essa audiência foi para a gente tomar ciência, saber a real situação dos cobradores de Fortaleza. Na próxima semana, pretendemos nos reunir com o Sindiônibus para apresentar o que foi discutido hoje. Queremos compreender sobre uma possível ameaça demissão de cobradores para tomar as providências cabíveis", comentou Evaldo Costa (PRB). 

Ana Cláudia, representante da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), prestou solidariedade aos profissionais e evidenciou a necessidade da união da categoria. “Precisamos nos unir para derrubar o patronal. Se nós não nos unirmos seremos massacrados. Ninguém vai nos amordaçar. Precisamos lutar sempre. Vamos dizer não a dupla função”, disse Cláudia.

Leia também:

Sindicato teme demissão em massa com linhas sem cobrador

Motoristas realizam novo ato e não descartam greve

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO