NOTICIAS | CEARÁ

Foco de peste suína é encontrado no Ceará

Os animais infectados pelo vírus apresentam febre, manchas e fraqueza, mas não há risco de disseminação
Postado em 10/10/2018 | 14:17

Um foco de peste suína clássica foi identificado em propriedade de Forquilha, na Região Norte do Ceará. A área já foi isolada para impedir que o vírus se espalhe. A propriedade é pequena e de uso particular.

O caso foi registrado na última segunda-feira (08). Segundo a Associação de Criadores de Suínos do Ceará, os animais infectados pelo vírus apresentam febre, manchas e fraqueza. Por conta disso, o Estado não poderá exportar suínos para outros locais enquanto a situação não for normalizada.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, os suínos serão sacrificados e o proprietário ressarcido.

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que não há riscos de disseminação da doença que afete a produção nacional. O órgão afirmou que o problema foi informado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e é apenas um problema de uma localidade que está localizado a 3,5 mil quilômetros dos principais polos de produção e exportação de carne no País.

Segundo a ABPA, a peste está à 500 quilômetros da zona de comercialização dos suínos, que abrange 17 estados brasileiros, o qual o Ceará não faz parte. 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO