NOTICIAS | POLÍTICA

Mãe de Safadão não poderá se candidatar nos próximos anos

Tribunal manteve a cassação do mandato do prefeito de Aracoiaba e determinou novas eleições. "Dona Bill" já tinha renunciado, mas também foi condenada
Postado em 30/08/2018 | 17:59
Foto: Reprodução

Em audiência realizada nesta quinta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) determinou a cassação do mandato do prefeito de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro (PSDB), e a realização de novas eleições municipais. A decisão também afeta a ex-vice prefeita, Maria Valmira Silva de Oliveira (PSDB), conhecida como Dona Bill, mãe do cantor Wesley Safadão. A ex-gestora e o prefeito estão inelegíveis nos próximos anos. 

Conforme a investigação do Ministério Público do Ceará, a chapa de Antônio e Dona Bill cometeu irregularidades na campanha de 2016. Para os magistrados, houve abuso de poder quando a chapa fez doações de quatro ambulâncias a Aracoiaba, durante o ano eleitoral. "Foram quatro ambulâncias que o município recebeu de uma empresa que foram repassadas para as comunidades", disse na época, o prefeito eleito. 

A desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, relatora do caso, considerou que houve abuso "de poder político e econômico, mediante a doação de veículos (ambulâncias) para a comunidade com as divulgações sabidamente inverídicas de que eram provenientes de recursos próprios da vice-prefeita reeleita com o aval do atual prefeito, com o propósito de captar votos".

No ano passado, a mãe de Wesley renunciou ao mandato, alegando que precisava se dedicar à carreira do filho. “Deixo claro, neste ato de renúncia, que a motivação da minha decisão se reveste única e exclusivamente na necessidade de cuidar de forma mais próxima dos negócios da família e, de forma mais especial, dedicar meu carinho à carreira do meu filho, o cantor Wesley Safadão", justificou na época. Ainda assim, a decisão a atingiu. 

Condenados em primeira instância, os réus alegavam no recurso cerceamento de defesa e uso de provas ilícitas. O argumento não foi aceito pela Justiça. Procuramos o prefeito e Dona Bill para se manifestar, mas nenhuma ligação foi atendida. 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO