NOTICIAS | EDUCAÇÃO

UFC assina acordo com instituto de pesquisa francês

A primeira atividade oficial de parceria entre a UFC e o IRD já está marcada: nos dias 26 e 27 de novembro
Postado em 12/07/2018 | 19:37

Foto: Viktor Braga/ UFC

A Universidade Federal do Ceará assinou, na tarde desta quinta-feira (12), acordo de cooperação com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD, sigla em francês), instituição francesa que atua há mais de 50 anos no Brasil em pesquisas e ações de desenvolvimento sustentável. Na ocasião, as duas instituições já conversaram sobre a primeira atividade em conjunto: a reunião da Rede Franco-Brasileira de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

A representante do IRD no Brasil, Marie-Pierre Ledru, explicou que o instituto desenvolve ações de pesquisas, formação e inovação em áreas tropicais com foco no desenvolvimento sustentável e nas mudanças climáticas. De acordo com ela, 11 pesquisadores do IRD estão atualmente no Brasil desenvolvendo pesquisas nessas áreas.

Na UFC, o foco será em pesquisas e projetos de extensão relacionados ao semiárido nordestino. "É com muita alegria que nós estamos firmando esse acordo hoje para reforçar a parceria da UFC principalmente na área do semiárido", destacou Ledru, lembrando que o IRD já possui projetos em andamento com alguns cursos da Universidade, como a Oceanografia e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais.

Para o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, a assinatura do acordo é mais um passo no processo de internacionalização da Universidade. "Para nós é uma satisfação muito grande, sempre é muito bom ter uma instituição dessas, com que a gente tem muita afinidade, e, neste momento, uma das nossas linhas de orientação é a internacionalização. Internacionalização traz inovação, traz um compromisso também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", considerou.

Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares, a assinatura do acordo formaliza a parceria entre as duas instituições, o que também pode facilitar a mobilidade acadêmica de estudantes e docentes com universidades francesas.

As professoras Francisca Soares de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, e Eunice Maia de Andrade, do Departamento de Engenharia Agrícola, também estiveram presentes à solenidade de assinatura do acordo. 

A primeira atividade oficial de parceria entre a UFC e o IRD já está marcada: nos dias 26 e 27 de novembro, a UFC será palco da reunião da Rede Franco-Brasileira de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que envolve instituições e pesquisadores brasileiros e franceses. De acordo com a representante do IRD, Marie-Pierre Ledru, durante dois dias, especialistas dos dois países vão discutir um plano de trabalho para os próximos 10 anos em áreas como água, saúde, solo, biodiversidade e socioeconomia no semiárido do Nordeste. 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO