NOTICIAS | CEARÁ

Cresce o número de menores em situação de trabalho infantil

O trabalho é permitido a partir de 14 anos, através de programas como Jovem Aprendiz
Postado em 12/06/2018 | 19:23

Dados foram divulgados pela SRT-CE. (Foto: Rogério Gomes/TV Cidade)

A Superintendência Regional do Trabalho (SRT-CE) divulgou nesta terça-feira (12), os números do trabalho infantil no Ceará. Conforme o levantamento, 68 crianças e adolescentes foram encontradas em situação de trabalho infantil entre janeiro e abril deste ano. No ano passado foram apenas nove. Para a SRT-CE, o aumento está relacionado a uma fiscalização mais efetiva. 

O trabalho na adolescência só é permitido a partir dos 14 anos de idade e através de programas de Jovem Aprendiz, devidamente regulamentado em nível nacional pelo Ministério do Trabalho. Caio Breno conseguiu um estágio como auxiliar administrativo desde setembro do ano passado numa empresa em Fortaleza. Com 16 anos de idade, ele vê novas perspectivas para o futuro. "Está sendo muito boa a experiência", definiu o estagiário.

Em 2017, a Superintendência Regional do Trabalho no Ceará verificou um acréscimo de 43% de aprendizes inseridos no mercado de trabalho. "Uma ação que reduz as ocorrências de trabalho infantil", disse Crisóstomo Basílio, chefe de Fiscalização da SRT.

A SRT reconhece que muitas crianças entram no mercado informal sob a orientação dos próprios pais, que incentivam os filhos menores a trabalhar para ajudar no orçamento familiar. Mas, por lei, o trabalho infantil é proibido. De acordo com o superintendente Fábio Zack, o caminho é buscar as políticas de aprendizagem para que o jovem entre no mercado de trabalho de maneira legal. "Temos de incentivar o programa de Jovem Aprendiz que ajuda a qualificar os menores na idade certa", afirmou Fábio Zack, superintendente Regional do Trabalho/CE.

Leia também: 20 crianças são encontradas em situação de trabalho infantil

                        Assembleia repercute estudo sobre trabalho infantil

                        Mais de 73 mil menores trabalham de forma ilegal

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO