NOTICIAS | SAÚDE

Ceará tem 7 casos e 3 mortes por H1N1, afirma Sesa

Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro até o dia 14 de abril deste ano
Postado em 17/04/2018 | 18:35

O estado do Ceará tem oito casos confirmados de influenza em 2018. Segundo uma Nota Técnica, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são sete casos confirmados de influenza A H1N1 e um de influenza B. Três pessoas acabaram vindo a óbito, todos por causa da influenza A H1N1. Os dados da Sesa, são referentes ao período de 1º de janeiro até o dia 14 de abril deste ano.

A Nota Técnica informa a ocorrência dos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza e orienta quanto à importância da notificação de casos para que sejam implementadas medidas de prevenção e controle, a fim de reduzir formas graves e óbitos pela doença.

A Nota Técnica da Secretaria da Saúde mostra que, no Ceará, em 2017, foram notificados 286 casos suspeitos de SRAG. Destes, 36 foram confirmados para influenza e cinco evoluíram para óbito. Este ano, até 14 de abril, foram notificados 75 casos de SRAG, sendo oito casos confirmados para influenza. A vigilância da influenza no Brasil é composta pela vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG), de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pela vigilância universal de SRAG.

Vacinação

Para se prevenir da H1N1 é necessário se vacinar contra a gripe. A campanha nacional de vacinação começa dia 23 de abril e vai até 1º de junho. O Dia D, considerada a data mais importante de mobilização, está marcado para 12 de maio, um sábado. 

O público-alvo é formado por crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. 

Na rede privada, laboratórios já oferecem a vacina contra a doença.

 

 
VEJA TAMBÉM
 
 
 
 

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA 2565
DIONÍSIO TORRES CEP: 60.170-002
FORTALEZA-CEARÁ | FONE: (85) 3198.8888
CNEWS@TVCIDADEFORTALEZA.COM.BR
SIGA O CNEWS
Facebook Google Plus Twitter Youtube Instagram
COMO ANUNCIAR
DESENVOLVIMENTO